O Estado de São Paulo registra o maior número de candidaturas, com 7.010. Em seguida, vêm o Rio de Janeiro, com 3.973, e o Distrito Federal, com 3.549.
O número está acima das duas edições anteriores, cujas inscrições não chegaram à casa dos 40 mil. Na primeira edição, foram registradas 39.859 participações, enquanto a segunda contou com 33.147 inscritos.
O Enam é requisito obrigtório para bacharéis em Direito que têm interesse em participar de concursos públicos da magistratura.
Os aprovados na prova do Enam recebem o certificado de habilitação de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contado da data da emissão da certificação de habilitação pela Enfam.
Prepare-se para o Enam com um GPS completo da prova! Baixe gratuitamente e tenha acesso aos temas mais cobrados, organizados por importância e incidência.

3ª edição do Enam registra mais de 42 mil inscrições
(Foto: Nelson Jr/STF)
Prazo para comprovante da aferição racial termina nesta sexta, 9
As pessoas examinandas negras (pretas ou pardas) que, no ato da inscrição, se autodeclararam como tal têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para encaminhar os comprovantes de aferição racial do Enam.
Conforme reforçado pela Enfam, a exigência está prevista no edital da 3ª edição do Enam e segue a Resolução nº 203/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O não encaminhamento do comprovante no prazo indicado poderá acarretar na desclassificação da pessoa examinanda da lista de cotas.
Enam terá provas aplicadas dia 18 de maio
Os inscritos nesta terceira edição do Enam serão avaliados por meio de provas objetivas. A etapa será aplicada no dia 18 de maio, com duração de cinco horas, das 13h às 18h.
A prova do Exame Nacional da Magistratura será composta por 80 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma resposta correta cada.
Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
- Direito Constitucional (podendo ser incluídas questões de Direito Constitucional do Trabalho, Direito Constitucional Tributário e Normas Constitucionais de Processo Penal): 16 questões
- Direito Administrativo: dez questões
- Noções Gerais de Direito e Formação Humanística: seis questões
- Direitos Humanos: seis questões
- Direito Processual Civil: 12 questões
- Direito Civil: 12 questões
- Direito Empresarial: seis questões
- Direito Penal: 12 questões.
Será considerada habilitada a pessoa que obtiver, no mínimo, 56 acertos nas questões (correspondentes a 70% do total) do conjunto dos ramos de conhecimento.
Para as cotadas destinadas a negros, indígenas ou com deficiência, será preciso acertar, no mínimo, 40 acertos nas questões (correspondentes a 50% do total), para ser aprovado.
Conquiste a aprovação no Enam e dê o primeiro passo na sua carreira na Magistratura. Estude para a próxima edição aqui!
Quais as próximas datas do Enam?
Confira abaixo as principais datas da 3ª edição do Exame Nacional da Magistratura:
- Aplicação da prova objetiva de habilitação: 18 de maio;
- Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva: 20 de maio;
- Prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar e contra a aplicação da prova: 21 e 22 de maio;
- Divulgação do gabarito definitivo e da relação nominal do resultado preliminar da prova objetiva: 3 de julho;
- Resultado preliminar de inscrição como negro após análise da documentação: 3 de julho;
- Interposição de recursos contra o resultado preliminar de inscrição como negro após análise da documentação: 4 a 7 de julho;
- Prazo para interposição de recurso contra a relação nominal com o resultado preliminar da prova objetiva de habilitação: 4 a 7 de julho;
- Resultado definitivo de inscrição como negro após análise da documentação: 31 de julho;
- Publicação da relação nominal com o resultado definitivo da prova: 31 de julho;
- Homologação do resultado final do Exame Nacional da Magistratura: 4 de agosto;
- Disponibilização da certificação de habilitação pela Enfam: A partir de 12 de agosto.
