Especialista avalia perfil do Cebraspe para o concurso Depen 2020

Conheça algumas características do Cebraspe, definido como banca organizadora do próximo concurso Depen com 309 vagas imediatas. Confira!

Autor:
Publicado em:25/03/2020 às 08:00
Atualizado em:25/03/2020 às 08:00

O Cebraspe foi escolhido como banca no final de março.   . No entanto, a definição não causou tanta surpresa aos candidatos, já que a instituição ficou à frente de quase todos os concursos do Departamento Penitenciário Nacional.

Com a escolha esperada quem já iniciou a preparação baseado no edital do último concurso para o Departamento Penitenciário Nacional pode ter vantagem na disputa por uma das vagas ofertadas.

+ Especialista dá dicas de preparação para o concurso Depen 2020

Rodrigo Motta avalia como esperada a escolha da empresa para organizar o novo concurso Depen 2020 por conta de ter estado à frente da última seleção para órgão realizada em 2015.
 

“Essa escolha já era esperada de certa maneira, devido ao histórico desse concurso. Além disso, o Cebraspe tem organizado, nos últimos anos, grandes seleções da área de Segurança, como também da PRF e PF. Então, a nossa expectativa já era que isso acontecesse de novo com o Depen”, observa o especialista em concursos Rodrigo Motta.


+ Concurso Depen: qual é a idade máxima para se inscrever na seleção?
 

Acesse o canal exclusivo para assinantes no Telegram


Escolha do Cebraspe é positiva


Para o especialista, a definição do Cebraspe como organizador é um ponto positivo para os candidatos que já estavam estudando para o concurso antes mesmo de conhecer o nome  organizador.
 

“A orientação inicial que damos aos nossos alunos é sempre se guiar pela banca do edital anterior, que nesse caso também foi o Cebraspe, em 2015. E a escolha do Depen facilitou bastante a preparação deles”.


+ Concurso Depen 2020: banca organizadora é definida


Agora, com um estudo mais personalizado e voltado para as características do Cebraspe, é preciso conhecer o perfil das questões elaboradas pelo organizador. O professor de Direito Administrativo enumera.

“É uma banca que exige bastante do candidato, que faz perguntas muito amplas acerca dos conteúdos. Ela explora bastante o conteúdo programático. Um candidato mal preparado pode ter muita dificuldade em uma prova do Cebraspe”, alerta.

 

Concurso Depen terá oferta de 309 vagas
Expectativa é que órgão convoque além das vagas imediatas
(Foto: Divulgação)


Prova do concurso Depen deve ter questões inteligentes


Diante disso, o docente acredita que a prova trará questões bem elaboradas e inteligentes, com um nível de dificuldade razoável, e que abordarão bem o conteúdo programático de forma multidisciplinar.
 

“Por isso, o concurseiro não pode subestimar essa banca. Algumas questões do Cebraspe são literais, cópias da constituição, de leis, mas outras não. Elas trazem, como exigência, um conhecimento jurisprudencial também. Ou seja, o candidato precisar estar atualizado em relação a julgamentos e decisões do STF e do STJ principalmente. Logo, é um erro do aluno apenas fazer a leitura da matéria”, frisa.


+ Qual foi a nota de corte do concurso Depen 2015? Descubra!


Com a definição da banca, a tendência é que o edital seja divulgado em abril ou maio. Sendo assim, quais estratégias de estudo os futuros candidatos devem adotar a partir de agora, com o edital próximo de sair?

Rodrigo orienta que manter uma grade de estudos organizada, aproveitar bem o tempo disponível e fazer um bom estudo das leis e da jurisprudência é muito importante para ter um bom desempenho na avaliação.
 

“O concurseiro também tem que fazer o máximo possível de questões para entender a linguagem da banca e conhecer seu nível de dificuldade, além de verificar quais são os assuntos mais abordados por ela. O Depen é um concurso que certamente terá um alto nível de competitividade. Logo, candidatos mais bem preparados automaticamente terão uma maior chance de ser aprovados”, finaliza.


Seleção terá oferta de 309 vagas imediatas


O concurso Depen terá 309 vagas, sendo 294 para agente de execução penal, com ganhos iniciais de R$6.030,23, e 15 para especialista federal, com vencimentos iniciais de R$5.865,70.

+ Coronavírus não afeta preparativos do concurso Depen

A primeira carreira ofertada tem como requisito o nível médio mais a carteira de habilitação na categoria B ou superior. Já o segundo cargo exige o nível superior em diferentes áreas profissionais.

As contratações realizada pelo Departamento Penitenciário Nacional serão feitas pelo regime estatutário, que garante a estabilidade ao servidor. Já as lotações ocorrerão nas penitenciárias federais, situadas em:
 

  • Campo Grande, no Mato Grosso do Sul;
  • Catanduvas, no Paraná;
  • Mossoró, no Rio Grande do Norte;
  • Brasília, no Distrito Federal; e 
  • Porto Velho, em Rondônia.


Concurso Depen 2020 pode convocar além da oferta de vagas imediatas


O Departamento Penitenciário Nacional tem um histórico de convocar além das vagas imediatas. No último concurso Depen, por exemplo, realizado em 2015, a oferta foi 258 vagas imediatas.

Além de chamar os classificados nas vagas imediatas, o órgão prisional nomeou mais 128 aprovados em cadastro de reserva durante o prazo de validade da seleção. No total foram 386 contratações.

+ Concurso Depen: déficit de 287 mil vagas para presos mostra urgência

No entanto, em 2017, mais um convocação foi realizada para um segundo curso de formação. Ao todo, foram capacitados 155 novos profissionais. E no início de 2019, o presidente Jair Bolsonaro, autorizou a convocação de mais 140 profissionais.

Do total chamado, 134 servidores foram nomeados em maio do ano passado. Os novos servidores foram lotados nas penitenciárias federais de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO). 
 

Etapas do concurso Depen 2020 já estão confirmadas


De acordo com a Assessoria de Imprensa do Depen, os candidatos terão que passar por etapas de provas objetiva e discursiva, exame de aptidão física e avaliação médica. Os aprovados nessas etapas ainda terão que passar pelo curso de formação.

A última prova para o concurso Depen também foi aplicada pelo Cebraspe. Na época, a avaliação objetiva da seleção para o Departamento cobrou 120 questões, no modelo tradicional da banca: Certo ou Errado.

Os itens abordavam disciplinas de Conhecimentos Básicos (50), Complementares (30) e Específicos (40). A prova de Conhecimentos Básicos foi composta por conteúdos de:
 

  • Língua Portuguesa; 
  • Atualidades; 
  • Noções de Ética no Serviço Público; e
  • Noções de Direitos Humanos e Participação Social.


Os aprovados na prova objetiva foram classificados para a etapa de aptidão física. Em 2015, foram exigidas as seguintes atividades:
 

Testes de barra fixa (teste masculino); 
Teste estático de barra fixa (teste feminino); 
Impulsão horizontal e corrida de 12 minutos, para o cargo de agente penitenciário;
Teste de corrida de 12 minutos, para técnicos e especialistas.