5 temas possíveis para a prova discursiva do concurso PCDF escrivão
Concurso PCDF escrivão pode abordar temas como violência contra mulher e população carcerária na prova discursiva. Confira!
Autor:
Publicado em:18/03/2020 às 10:30
Atualizado em:18/03/2020 às 10:30
O concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal tem registrado 52.636 inscritos na seleção para escrivão. Levando em consideração o número de inscrições homologadas, a concorrência chega a aproximadamente 176 candidatos por vaga.
Com a promessa de ser uma seleção disputada, algumas estratégias podem fazer a diferença na nota da classificação geral. Por exemplo, um bom desempenho na prova discursiva pode ajudar os candidatos a conseguirem uma vaga.
E, após o decreto do governador, Ibaneis Rocha, determinar a suspensão de eventos no Distrito Federal nos próximos cinco dias, o Cebraspe, organizador do concurso, publicou o adiamento das provas, que ocorreriam no último domingo, dia 15.
Além das provas objetivas e discursivas, os concorrentes classificados nesta etapa ainda terão que passar por mais 7 etapas:
Prova capacidade físicas (TAF);
Exames biométricos e avaliação médica;
Prova prática de digitação;
Avaliação psicológica;
Sindicância de vida pregressa e investigação social;
Prova de títulos; e
Curso de formação.
Professora costuma acertar previsões de temas
A professora Vivian Barros aponta cinco temas possíveis de serem cobrados na prova discursiva do concurso PCDF para o cargo de escrivão. A especialista lembra que tem tradição em acertar ou até mesmo chegar muito perto nas previsões de temas de provas de concursos públicos.
Vivian Barros cita as previsões que já acertou de provas discursivas aplicadas para a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e para a Agência Brasileira de Inteligência.
Como de costume e conforme diversos outros especialistas, Vivian reforça a importância da nota nesta etapa de avaliação para os candidatos que realmente querem ter chances de convocação.
Modelo de prova discursiva do Cebraspe
Primeiramente, a professora orienta sobre o modelo de prova discursiva do Cebraspe, antiga Cespe/UnB. O exame traz um texto motivador e uma série de aspectos a serem levados em consideração, mas com uma ressalva.
"Esse texto motivador é apenas para motivar aquela lembrança do candidato sobre o que é importante acerca do tema. Apenas serve de motivação, inspiração para elaboração do seu texto. Você não pode copiar esse texto."
Vivian reforça que o texto motivador não deve ser parâmetro para a elaboração do texto do candidato na prova e sim um objeto de inspiração. O que deve ser levado em consideração são os aspectos apresentados.
Como dica, a especialista diz que os candidatos devem entender a proposta da Redação e para isso é necessário se atentar aos aspectos disponíveis. Concentrar os esforços do texto a ser criado nos aspectos é o caminho para uma boa nota, segundo Vivian.
"O que são esse aspectos? São os tópicos que a banca traz e é com base nesses tópicos que você precisa e vai desenvolver o seu texto."
Outra orientação importante dada pela professora Vivia Barros é que os candidatos precisam elaborar o texto com base na atuação da Polícia Civil do Distrito Federal. Isso demonstrará que o candidato conhece o órgão e suas operações.
Possíveis temas que podem ser cobrados na avaliação
Comércio de armas de fogo no Brasil
O tema "comércio de armas de fogo no Brasil" é um tema quente para a prova discursiva, segundo Vivian. Isso porque o assunto é muito constante no site da Polícia Civil do Distrito Federal.
"Eu sempre digo para os meus alunos, para o pessoal que está se preparando para a PCDF que é importante que você sempre acompanhe o site da instituição ou órgão para o qual você vai fazer a prova. Então, lá no site da Polícia Civil do Distrito Federal você tem muitas notícias de ações da PCDF voltadas para o combate ao comércio ilegal de armas."
Segundo Vivian, a banca pode cobrar aspectos de inovações legislativas referentes ao tema, o que aumenta a cobrança por estar inteirado sobre o temas e seus desdobramentos. Isso poderá facilitar o entendimento da questão.
"Você tem que sacar sobre o estatuto do desarmamento e todas as mudanças referentes às leis com base no uso de armas de fogo no país, principalmente no governo atual e você tem que saber o histórico do comércio de armas. Todas essas questões você tem que ter na veia, no sangue para fazer uma boa redação."
Outra dica é saber sobre a atuação da Polícia Civil do Distrito Federal quanto ao tema proposto. Para Vivian é muito importante, pois a banca vai entender que o candidato conhece o sistema, como funciona e suas operações.
Além disso, uma outra característica do Cebraspe é a cobrança de possíveis desafios para a problemática a ser resolvida nas questões discursivas. A professora reforça que é um tema que não pode ser desconsiderado.
Violência contra a mulher
Neste tema, Vivian indica quais aspectos podem ser objeto de cobrança da banca na prova discursiva. Segundo a professora, o cebraspe pode cobrar do candidato conceitos sobre femicídio e feminicídio.
"São conceitos distintos. Feminicídio é um homicídio em razão da condição de mulher. Já o femicídio é a morte da mulher...é interessante saber falar tecnicamente sobre isso."
Um segundo aspecto que pode ser cobrado sobre o tema "Violência contra a mulher" é sobre as inovações legislativas no combate à violência contra mulher e, principalmente, que o candidato comente sobre a efetividade das políticas de proteção.
Vivian lembra que existem hoje leis importantes, por exemplo, a Maria da Penha, que estabelece que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar como crime, o feminicídio, qualificadora do crime de homicídio quando cometido em razão da questão do gênero.
No entanto, o mais importante para resolução de uma questão discursiva é conhecer a efetividade dessas leis e o quanto a legislação protege as mulheres contra esses crimes.
E por fim, saber quais ações são desenvolvidas e realizadas pela Polícia Civil do Distrito Federal acerca desse tema.
Crise hídrica do DF
Mesmo que seja um tema importante para o local, o Distrito Federal, pode ser objeto de tema, segundo Vivian. Isso porque como a prova é para trabalhar na Polícia Civil do DF é possível que seja assunto.
"A banca pode surpreender e pode cobrar um tema que não tem alcance nacional, mas alcance regional. Tente se inteirar do tema."
É importante estar atento em quais são os motivadores da crise hídrica do Distrito Federal, quais são os possíveis desafios a serem enfrentados pelo Governo e população do DF.
"São assuntos relevantes que você também deve considerar para a sua prova discursiva."
Crise migratória - EUA e Venezuela
Apesar de o tema já ter sido explorado em concursos anteriores, a questão da "Crise migratória" ainda é objeto de debata para Vivian Barros. Por isso, a professora pede atenção e conhecimento sobre alguns aspectos.
Assuntos acerca da crise migratória nos Estados Unidos, principalmente as resoluções, as manifestações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald trump, é um conteúdo que precisa ser do conhecimento dos candidatos.
Além disso, é importante avaliar e buscar saber sobre essas questões a nível local, ou seja, no Brasil e países vizinhos. A professora cita a crise migratória na Venezuela e os reflexos no Brasil, principalmente, no que diz respeito às possíveis políticas voltadas para a gestão dessa crise migratória na Venezuela.
"Quando eu falo aqui em possíveis políticas são políticas brasileiras. Tem sido adotadas? A gente tem políticas públicas voltadas para essa crise migratória que tem reflexo no Brasil?(...) Então você tem que saber discorrer sobre isso."
População carcerária e organizações criminosas
O último tema abordado pela professora é sobre a "População Carcerária e organizações criminosas". Vivian comenta que é o assunto que mais tem tratado com seus alunos nas aulas.
"É um tema interessante. Eu sempre digo para os meus alunos que o mais importante é que você vá para sua prova discursiva com um repertório de argumento robusto e que te permita fazer uma excelente avaliação."
Para finalizar, a professora e especialista em provas discursivas, Vivian Barros, acrescenta que o Cebraspe, antiga Cespe/UnB, não costuma propor temas complexos em seus concursos.
E ainda diz que o conjunto de temas proposto no conteúdo não necessariamente cairá de forma certeira, mas que o estudo de cada um deles pode dar uma boa base de conhecimento para qualquer outro tema que possa vir.