O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 10ª Região Militar (10ª RM), anunciou a abertura de dois novos processos seletivos para serviço militar temporário e realizou retificações em um dos editais.
Segundo a retificação do edital nº 03, houve mudanças nas localidades disponíveis, bem como nos pré-requisitos e áreas de interesse.
EDITAL DE ABERTURA 03/2024
EDITAL RETIFICADO 03/2024
Para concorrer, é necessário que o candidato possua nível fundamental ou superior, conforme a função desejada. O serviço temporário será realizado sob a forma de estágio com duração de 12 meses. As áreas e especialidades estão distribuídas por edital:
Edital nº 03 - Oficial Técnico Temporário (OTT)
- Magistério/História
- Magistério/Geografia
- Magistério/Física
- Magistério/Artes
- Magistério/Português
- Enfermagem
- Ciências Contábeis
- Direito
- Engenharia Elétrica
- Nutricionista
- Psicologia
Edital nº 05 - Cabo Especialista Temporário (CET)
- Motorista Categoria "D" e/ou "E"
- Auxiliar de Mecânica Auto (gasolina e diesel)
- Músico Percussão (Tímpanos e Bumbo)
- Músico Trompete Sí bemol e Cornetim em Sib
- Auxiliar de Refrigeração
- Eletricista Predial
- Auxiliar de Cozinheiro
- Auxiliar Mecânico Eletricista Auto
EDITAL DE ABERTURA 05/2024

Exército abre seleção para serviço militar temporário no PI e CE (Foto: Divulgação)
Como participar do processo seletivo do Exército
Os processos são destinados à contratação de candidatos de ambos os sexos, que sejam voluntários, brasileiros natos, estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares, tenham idade entre 19 e 40 anos, 11 meses e 29 dias, com altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, entre outros requisitos especificados nos editais.
Há oportunidades em Fortaleza e Crateús, no Estado do Ceará, bem como em Picos e Teresina, no Piauí.
Os interessados podem realizar as inscrições, de forma online, entre as 9h do dia 18 de julho até as 16h do dia 5 de agosto, horário de Brasília/DF.
Será cobrada taxa de R$ 20 a R$ 50. A isenção do pagamento pode ser solicitada até o dia 22 de julho.
Os processos são compostos de: entrega da documentação, entrevista, aferição de altura, avaliação curricular, teste de conhecimentos, inspeção de saúde, exame de aptidão física. Estes processos serão válidos até a data imediatamente anterior ao início das inscrições do próximo processo seletivo
Mais detalhes podem ser encontrados nos editais completos, disponíveis para acesso no site do Exército Brasileiro e da 10ª Região Militar.