Fundação Dom Cabral vai capacitar 1 milhão de empreendedores

Iniciativa pretende fomentar crescimento de pequenos negócios durante a pandemia

Autor:
Publicado em:04/08/2020 às 14:30
Atualizado em:04/08/2020 às 14:30

Com a crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus, diversas iniciativas surgiram no mercado para apoiar os microempreendedores. A ideia é incentivar esses pequenos empresários na manutenção de seus negócios durante esse momento.

A Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira com 40 anos de experiência no mercado, também desenvolveu projetos para apoiar os microempreendedores populares. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por meio da gestão e do empreendedorismo.

Pensando nisso, a Fundação lançou o movimento Pra Frente, que promoverá a capacitação de 1 milhão de empreendedores populares brasileiros. O movimento é composto de cinco pilares principais: 

  • Ferramentas;
  • Incentivo e Capacitação; 
  • Desenvolvimento do ecossistema;
  • Acesso ao crédito; e 
  • Rede de prosperidade - voluntários, empresas, organizações sociais e poder público. 

Mais de mil pessoas, entre voluntários e empreendedores, já se juntaram ao projeto. Quem deseja participar, pode fazer seu cadastro no site da iniciativa.

Empreendedora
Microempreendedores recebem orientação sobre como agir nesse
momento de crise (Foto: Divulgação)

Fundação conta com o apoio de outras instituições para desenvolver iniciativa

A Fundação Dom Cabral também tem articulado, junto a grandes empresas, doações de recursos que serão destinados ao apoio às organizações sociais. O próximo passo será a criação de um Fundo de Apoio ao Empreendedorismo.

O valor arrecadado será aplicado na capacitação de microempreendedores, de líderes comunitários e também para incubação de negócios sociais. A auditoria do movimento é realizada pela Grant Thorton.

enlightenedGrant Thornton Brasil: uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, com presença em mais de 140 países. 

No projeto, a Grant Thornton Brasil atuará prestando serviços de auditoria, pro-bono e demonstrações financeiras. O trabalho será coordenado pelo sócio e líder do escritório de Belo Horizonte, Daniel Vieira. 

Daniel Maranhão, CEO da empresa no Brasil, disse que a participação nesta iniciativa está alinha à ideia da Grant Thornton Brasil atuar de maneira consistente em ações e projetos relacionados à inclusão e diversidade, empreendedorismo e voluntariado. Está entre os valores da empresa, auxiliar a sociedade e os negócios por meio de sua expertise. 

“Fazer parte deste projeto da Fundação Dom Cabral atesta o nosso compromisso de trazer transparência aos processos, parceiros e a sociedade, incentivando projetos importantes", afirmou o executivo.

O Pra Frente também reúne parceiros como o G10 Favelas, além de empresas, organizações sociais e poder público. O intuito é articular uma grande rede voltada à prosperidade social.

+ Programa FlowTalents forma talentos em TI com chances de efetivação

Voluntários compartilham experiências com os empreendedores

O primeiro ciclo do projeto já foi realizado e envolveu cerca de 70 empreendedores. Neste período, foi firmada a parceria com o Consulado da Mulher (Whirlpool) para capacitação de mulheres de baixa renda. 

O projeto Mãos de Maria, da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, por exemplo, já implementou algumas melhorias em seus processos. Atualmente, 300 mulheres estão inscritas em um programa de gestão e empreendedorismo.

Segundo Ana Carolina Almeida, gerente de projetos da FDC e responsável pelo movimento Pra Frente, "a iniciativa pretende fortalecer o ecossistema de empreendedorismo brasileiro, contribuindo com a redução das desigualdades sociais no Brasil".

De acordo com a fundação, o Pra Frente tem foco no futuro. Ou seja, irá fomentar conhecimentos que vão impulsionar a transformação e a escalabilidade dos negócios sociais, para que eles progridam durante, mas, sobretudo, após o fim do isolamento social. 

A Fundação utiliza a metodologia do Banco Mundial para fomento do microempreendedorismo. Também são abrangidos conceitos relacionados à iniciativa, persistência e visão de futuro. 

Além disso, o movimento utiliza como base a da Fundação Dom Cabral com a iniciativa Empreenda, que desde 2016 apoia microempreendedores sociais. Outra frente de atuação é o voluntariado. 

A Fundação também engaja profissionais de diferentes áreas para compartilharem suas experiências com os empreendedores. Para isso, são realizadas sessões de mentoria, onde os empreendedores podem trocar conhecimentos, além de receber suporte na busca de soluções e alternativas para sobrevivência e impulsionamento de seus negócios.

Entre os temas abordados, estão: controle de orçamento, controle de fluxo de caixa, precificação, entre outros.

+ TOPMIND ajuda profissionais na recolocação no mercado. Inscreva-se!

Botão com link para Newsletter

Startup oferece auxílio a pequenos empreendedores com parceria da Visa

A Contabilizei , startup pioneira a digitalizar os processos contábeis, fechou uma em parceria com a Visa, está promovendo uma campanha em apoio ao movimento #compredopequeno da plataforma "Vai de Visa”. A iniciativa pretende incentivar os pequenos negócios nesse momento de pandemia.

A startup vai oferecer aos pequenos empreendedores dois meses de isenção de mensalidade. Além disso, irá disponibilizar todos os serviços com seus mais de 400 especialistas para auxiliar nas questões de emissão de notas, guias, taxas e tributações. 

"Neste momento que tantos empreendedores não acreditam ter a saída da crise, estamos juntos nessa parceria para mostrar que há solução e que há empresas e pessoas dispostas a auxiliá-los", ressaltou Guilherme Soares, VP de Growth da Contabilizei. 

O objetivo da empresa ao oferecer mais praticidade, transparência e economia, é facilitar os processos contábeis e burocráticos que muitos profissionais não sabem como fazer ou não imaginam que possam existir.

Dentre os serviços disponibilizados pela Contabilizei estão a abertura de empresas e gestão contábil até a emissão de nota fiscal eletrônica, bem como geração de alertas de vencimentos de obrigações financeiras e guias de impostos online. 

Ainda é oferecido aos usuários da ferramenta uma consultoria para solucionar dúvidas e orientar as decisões tributárias a serem tomadas por micro e pequenos empreendedores, com custos reduzidos. 

"Conseguimos repassar o ganho que temos em redução de custos para o cliente e democratizar o serviço", explicou Soares.