Google lança fundo de investimento para startups lideradas por negros

O valor do investimento varia de acordo com o estágio do produto da startup e suas necessidades atuais. Inscrição no site do Black Founders Fund no Brasil.

Autor:
Publicado em:10/09/2020 às 09:00
Atualizado em:10/09/2020 às 09:00

O Google for Startups anunciou nessa quarta-feira, 9, um fundo de investimento de R$5 milhões para apoiar startups lideradas por empreendedores negros no Brasil. A iniciativa, chamada de Black Founders Fund no Brasil, investirá recursos financeiros sem qualquer contrapartida ou participação acionária. 
 

enlightened Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 56% da população brasileira se declara negra. E, de acordo com o Instituo Locomotiva, entre os economicamente ativos, 29% são proprietários de empresas. 


"O objetivo do Google for Startups com a iniciativa é ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups e apoiar empreendedores negros e negras que estão construindo negócios com alto potencial de crescimento", diz o site do programa.

Os investimentos começarão a ser realizados ainda em setembro e se estenderão durante 18 meses. Os valores de financiamento variam de acordo com o estágio de desenvolvimento do produto de cada startup, suas necessidades atuais e quanto financiamento já captado por elas no passado. 

Para participar, os interessados podem fazer inscrições ou indicações de startups por meio de formulário disponível no site durante todo o período ativo do fundo. Fazem parte dos critérios de seleção os seguintes itens: 

  • Potencial de crescimento da startup e capacidade da solução impactar a vida dos brasileiros;
  • Visão dos fundadores, alinhamento de objetivos e complementaridade entre o time da startup;
  • Utilização de tecnologia como base da solução; e
  • Estar buscando uma rodada de investimento seed para financiar o próximo estágio de desenvolvimento da startup. 

Entre os benefícios para as startups selecionadas estão financiamento sem capital, créditos em produtos Google, a possibilidade de participar de diversos programas de suporte a startups do Google e acesso a uma rede de mentores prontos para ajudar as startups a superar desafios. 

 

Startups liderados por negros
Google anuncia fundo de financiamento para startups lideradas por negros
(Foto: Freepik)

o que + mais você precisa saber:

Esclareça algumas dúvidas sobre o Black Founders Fund no Brasil

1. Meu produto ainda não foi lançado. Minha startup ainda pode ser considerada?

Procuramos startups que já tenham um negócio em funcionamento, ou seja, um produto foi lançado e existem usuários e/ou clientes ativos. Se a sua startup ainda não lançou um produto, recomendamos que você se inscreva no Black Founders Fund quando chegar a esse estágio.

2. Minha inicialização já foi financiada. Ainda pode ser considerado pelo Black Founders Fund?

Sim. Mesmo que sua startup já tenha sido financiada, ela é elegível para o Black Founders Fund, contanto que esteja procurando levantar fundos para o estágio inicial.

3. Enviei minha inscrição para startups logo após o anúncio do Black Founders Fund, mas meu negócio evoluiu significativamente desde então. Posso me inscrever novamente para atualizar informações e métricas?

Sim! Como o formulário de inscrição estará disponível continuamente, é possível se inscrever novamente, relatando métricas atualizadas. Sempre consideraremos sua inscrição mais recente para consideração.

4. Receberei feedback sobre meu negócio caso minha inscrição não seja bem-sucedida?

Infelizmente, não poderemos fornecer feedback a startups que não foram selecionadas para o fundo. Entraremos em contato apenas com o grupo selecionado de startups, após a inscrição.
 

Notícias de empregos