Governador do Tocantins reforça concurso PM-TO com mil vagas

A Polícia Militar do Estado do Tocantins realizará um novo concurso com mil vagas. O governador confirmou a informação.

Autor:
Publicado em:12/12/2019 às 12:31
Atualizado em:12/12/2019 às 12:31

Após ter sido confirmado pela corporação, agora foi a vez do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, afirmar que será realizado um novo concurso PM-TO com mil vagas. A Polícia Militar já adiantou que as chances serão para soldados.

A fala do chefe de Estado foi registrada pelo portal de notícias do Governo do Tocantins, após ele ter participado da passagem de comando do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na última quarta-feira, 11, em palmas.

Mauro destacou os resultados que foram alcançados com o esforço discal, além das medidas adotadas desde o início de sua gestão para equalizar as contas públicas. Ele ponderou ainda sobre o fortalecimento da Polícia Militar e que dará o seu empenho para a realização do próximo concurso de soldado.

“Nossa polícia é agora uma polícia muito mais forte, cada vez mais firme e decidida. Agradeço à Polícia Militar pela confiança, dedicação e por tudo que têm feito. Vamos a cada dia melhorar mais, para dar as condições necessárias aos policiais militares, civis, aos bombeiros e todos que fazem parte da segurança que cuida do nosso Estado. O Governo sempre procura melhorar, dar condições, estruturação e, se Deus quiser, vamos fazer esse concurso que vai trazer mais mil policiais militares.  Ainda é pouco, mas é o inicio de uma mudança muito grande”, disse o governador.

Além do governador do Tocantins, também participaram da solenidade algumas autoridades civis e militares. A passagem aconteceu no pátio da unidade, que fica localizada na Quadra 303 Sul.

(Foto: Ademir dos Anjos)
Governador do Tocantins participa de solenidade e confirma concurso da PM
(Foto: Ademir dos Anjos)

Concurso PM-TO terá 100 vagas para os Bombeiros

Uma novidade que foi confirmada pelo governador do Estado do Tocantins foi a oferta de vagas para o Corpo de Bombeiros. Das mil previstas, serão 100 reservadas para a corporação.

O novo concurso da Polícia Militar foi anunciado pela própria PM no fim do mês de outubro, em nota oficial. Uma nova seleção já era aguardada e vinha sendo especulada, após o último edital ter sido anulado.

A carreira de soldado exige dos candidatos o nível médio de escolaridade completo, além de ter idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,63m (homens) e 1,60m (mulheres). 

A Polícia Militar informou que o concurso foi confirmado, inicialmente, pelo comandante geral, coronel Jaizon Veras Barbosa, em solenidade comemorativa dos 30 anos da Polícia Militar na Assembleia Legislativa. Ainda não há uma previsão de quando o edital será divulgado.

Com o concurso confirmado, fica a expectativa para que a corporação inicie os próximos preparativos. Estima-se que a escolha da banca deverá ser feita ainda no primeiro semestre de 2020 e que a estrutura do concurso anterior que não foi concluído seja mantida.

Além de ter confirmado, a corporação informou ainda que o concurso já tem o aval do governador. Informações sobre lotações e possíveis prazos ainda não foram reveladas.

Quanto ao procedimento de devolução das taxas pagas pelos candidatos no concurso anulado, a PM-TO informou anteriormente que estava em tratativas, inclusive judiciais, para que o valor seja devolvido.

Deputado aponta déficit de 4 mil policiais

Embora a Polícia Militar e o Governo do Estado do Tocantins tenham confirmado que o próximo concurso oferecerá mil vagas, ao que indica esse quantitativo ainda não será suficiente para suprir o déficit da corporação.

Alguns dias após o anúncio da PM, o deputado estadual Prof. Júnior Geo (Pros) pediu celeridade no processo. Ele comentou, na tribuna da Assembleia do Tocantins, sobre o quadro de pessoal da Polícia Militar e suas necessidade.

Segundo ele, o déficit da corporação vai continuar, pois o déficir da PM-TO supera 4 mil policiais. Dessa forma, abre a possibilidade para que seja formado um cadastro de reserva e sejam convocados além do previsto inicialmente em edital.

"Temos a indicação de um concurso para mil vagas, quando, na verdade, a necessidade supera 4 mil. Temos um concurso para mil vagas, quando nós temos mais de 50 municípios do estado sem um policial sequer. O aumento do efetivo da polícia militar é uma necessidade imediata para que a sociedade possa ser prestigiada com segurança pública" destacou.

Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!

E-books 
Provas para download
Artigos sobre concursos
Editais verticalizados
Vídeos com dicas