HCPA RS abre vagas para residência médica nesta segunda, 8
Estão abertas as inscrições para o novo programa de residência do Hospital das Clínicas de Porto Alegre RS. Veja!
Autor:
Publicado em:08/02/2021 às 17:00
Atualizado em:08/02/2021 às 17:00
Nesta segunda-feira, dia 8, foram abertas as inscrições para o programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (COREMU/HCPA). A seleção está sendo realizada em parceria com a Fundação Médica do Rio Grande do Sul (FundMed).
As vagas são para graduados nas áreas de Enfermagem (uma) e Nutrição (uma). Estudantes do último período da graduação também podem participar. Os cursos devem ter sido realizados em instituição brasileira ou do exterior legalmente reconhecida. Os residentes vão atuar nas unidades de Atenção Integral ao Usuário de Drogas.
As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira, dia 8, no site da Objetiva Concursos, empresa responsável por organizar a seleção. Os interessados têm até as 21h do dia 12 de fevereiro para se candidatar.
Para formalizar a candidatura, os concorrentes devem efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição. O valor é de R$280, para pagamentos via boleto bancário à vista e R$295 no cartão de crédito, podendo o valor ser parcelado em até duas vezes.
Até as 13h do último dia de inscrição (12 de fevereiro), os candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal e membros de famílias de baixa renda poderão solicitar isenção do pagamento da taxa.
Candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva
Os participantes serão selecionados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será composta por 25 questões, sendo 10 de Conhecimentos de Políticas Públicas de Saúde (comum a todos os concorrentes) e 15 de Conhecimentos Específicos.
Serão considerados aprovados na avaliação os candidatos que obtiverem 40% ou mais na nota final da parte geral e 60% ou mais na nota final da parte específica. Será respeitado o limite de cinco aprovados em cada uma das vagas. Em casos de empate, serão obedecidas as seguintes regras para se chegar a uma classificação final:
Maior número de pontos na parte específica da prova objetiva; e
Sorteio público (persistindo o empate, o desempate dar-se-á por sorteio, o qual será realizado em ato público, a ser divulgado por edital, restando, desde logo, convocados os candidatos empatados).
A avaliação está marcada para o dia 18 de fevereiro e terá duração de duas horas. O gabarito e o resultado preliminar da prova será publicado no dia 19 de fevereiro.
Os candidatos que discordarem do resultado poderão solicitar recursos entre as 8h e 21h do dia 20 de fevereiro. O resultado definitivo do processo seletivo será publicado no dia 23 do mesmo mês.