Home office e isolamento social: saiba como cuidar da saúde mental

Confira 7 aplicativos que ajudam a relaxar durante a quarentena

Autor:
Publicado em:29/03/2020 às 06:00
Atualizado em:29/03/2020 às 06:00

Com o isolamento social muitos trabalhadores adotando o home office, é comum que surjam sentimentos, como a ansiedade. Estar ansioso, até certo ponto, é normal, porém o excesso desse sentimento pode nos atrapalhar e bloquear o nosso cérebro.

A quarentena está sendo usada como medida para garantir que menos pessoas sejam infectadas pelo novo Coronavírus, mas temos que ter cuidado também para não acabar adoecendo a nossa mente, e, ainda, continuar saudável para seguir exercendo as atividades profissionais.

Durante esse período em que as pessoas estão mais dentro de casa, muitas instituições estão liberando conteúdos, como cursos e livros, para ajudar na otimização desse tempo.

+ FGV, Harvard, Sebrae, Udemy e outras instituições oferecem cursos gratuitos

Para combater à ansiedade gerada pelo isolamento social, o Sesc-DF está realizando atendimento psicológico online para os moradores do Distrito Federal. O serviço é gratuito e acontece em grupos virtuais de até 15 pessoas, sem limite de idade, das 8h às 12h e das 14h às 20h. 

Os interessados devem enviar um e-mail para renatam@sescdf.com.br, informando nome completo e horário preferencial de atendimento.Após esse primeiro contato, serão criados os grupos que se reunirão para bate-papo de uma hora por meio de videochamada.

Mas para quem é de outras regiões, existem outras alternativas para controlar a ansiedade. Confira abaixo sete aplicativos que podem te ajudar a relaxar durante o período de isolamento social.

Durante a quarentena, é importante cuidar da sua saúde mental
(Foto: Pixabay)

Trabalho e Coronavírus: dicas de boas práticas para vencer o momento

1. Headspace

O aplicativo Headspace estimula o usuário a se concentrar, melhorar a respiração e aumentar o foco. As atividades são feitas por meio de técnicas de meditação e mindfulness. 

Criado pelo monge budista inglês Addy Puddicombe, o Headspace está disponível apenas em inglês. O app é bom para quem não consegue ficar muito parado, pois a maior parte dos exercícios costumam ter entre 1 e 10 minutos.

Saiba como procurar emprego em tempos de quarentena

2. Medite.Se

O aplicativo brasileiro Medite.Se é um bom aplicativo para iniciantes na meditação, que pode ser feita em apenas alguns minutos por dia. Mas também serve para usuários mais experientes, que podem encontrar ciclos mais avançados, com maior duração.

Além das meditações guiadas, o aplicativo tem meditações com objetivos mais específicos, como ajudar a dormir ou se concentrar. Outros áudios incluem, ainda, preces, momentos de reflexão e mais alternativas para quem precisa se desconectar do mundo ao redor.

 

3. 5 Minutos, Eu Medito

O 5 Minutos, Eu Medito é um aplicativo de meditações diárias que duram cinco minutos. A meditação guiada é em espanhol, mas o usuário pode optar pelo áudio sem narração.

O aplicativo foi criado pela ONG internacional Mãos Sem Fronteiras, que trabalha pelo desenvolvimento da saúde mental.

 

4. Daily Yoga

Daily Yoga oferece aulas de ioga para usuários iniciantes e avançados, com uma lista de mais de 500 posturas. Cada programa reúne exercícios diários com indicação de tempo e as aulas podem ser escolhidas de acordo com objetivos específicos, como relaxamento, meditação e tonificação corporal.

 

5. Medita!

O Medita! é um aplicativo criado por Mirna Grzich, uma das maiores especialistas brasileiras em meditação. A conta gratuita tem oito módulos diferentes: mindfulness, meditações essenciais, insights e reflexões, orações e mantras, meditações da lua cheia, relaxando e meditando, quem é você, e meditando com tradições espirituais.

 

6. ArtFlow

Para além da meditação, o ArtFlow é um aplicativo para você desenhar. Ao todo, o programa conta com mais de 70 opções diferentes de pincéis e ferramentas para que você possa transformar suas ideias em criações únicas.

 

7. Ruído Branco

E, por fim, o Ruído Branco é um aplicativo para quem não consegue dormir sem aquele barulho bem baixinho e constante, como um ventilador. O app tem áudios que reproduzem uma série de sons relaxantes, como barulho de chuva, ondas batendo, vento, entre outros.

Você pode escolher apenas um deles ou criar combinações, como chuva e vento, por exemplo, e criar seus perfis preferidos.

Lembrando que as dicas que serão listadas nesta matéria não substituem acompanhamento profissional. Caso você tenha algum transtorno mental, a melhor solução é sempre procurar um psicólogo ou psiquiatra.