Hospital de Força Aérea de São Paulo abre seleção para médicos residentes
Também há oportunidades para curso de auxiliar em saúde bucal
Autor:
Publicado em:16/01/2020 às 12:12
Atualizado em:16/01/2020 às 12:12
O Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP) realiza seleção para os programas de residência médica de 2020. Ao todo, são sete vagas distribuídas em três especialidades diferentes: Clínica Médica (2 vagas), Pediatria (1) e Dermatologia (3).
Para Clínica Médica, a duração é de dois anos, os outros dois programas têm duração de três anos. O requisito para ingresso em todos é a graduação completa em Medicina.
As inscrições abriram no dia 2 de janeiro e vão até as 23h59 do dia 23 de janeiro. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição, disponível no site do hospital, e efetuar o pagamento da taxa de R$350.
Para confirmar a inscrição, o candidato deverá enviar o comprovante de pagamento da taxa para o e-mail residencia.hfasp@gmail.com, com o título: 'PAGAMENTO RESIDÊNCIA MÉDICA 2020'.
O pagamento não poderá ser feito por transferência bancária, depósito, cheque ou agendamento. Além da inscrição não ser confirmada, não haverá devolução do dinheiro nesses casos.
A seleção para os programas de residência terá duas fases. A primeira será a prova objetiva, prevista para o dia 25 de janeiro, às 8h30, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em São Paulo.
Os candidatos terão quatro horas para responder questões de múltipla escolha nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, e Medicina Preventiva e Social.
No dia da prova, os portões serão fechados às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horária. Para ser aprovado para a proxima fase, o candidato precisará ter aproveitamento de 50% da avaliação.
Os aprovados passarão pela segunda fase que será um exame prático, previsto para o dia 8 de fevereiro, às 8h30, no mesmo local da prova objetiva. Para ser aprovado, também é preciso ter um aproveitamento de 50%. Nesse dia, também será preciso entregar os currículos encadernados.
A prova objetiva tem peso de 50% na nota final, enquanto o exame prática e o currículo têm pesos de 40% e 10%, respectivamente. Os aprovados serão classificados em ordem decrescente de nota.
Em caso de empate serão utilizados os seguintes critérios: maior nota na primeira fase; maior idade; maior número de filhos; e o candidato casado, seguindo essa ordem de prioridade.
O resultado final será divulgado do dia 12 de fevereiro no site do hospital. Os candidatos aprovados e classificados dentre o número de vagas deverão realizar a matrícula nos dias 20 e 21 de fevereiro.
Hospital oferta curso para nível médio
Quem possui o nível médio e deseja ingressar na área da Saúde, o Hospital da Força Aérea de São Paulo também realiza processo de seleção para curso de auxiliar em saúde bucal.
Para participar, além do ensino médio, é preciso ter, no mínimo, 18 anos completos até a data de início do curso e ser brasileiro nato ou naturalizado. O edital da seleção já está disponível.
Ao todo, serão ofertadas 15 vagas, sendo dez para civis e cinco para militares. As inscrições abrem às 9h do dia 20 de janeiro e vão até o dia às 17h do dia 7 de fevereiro e poderão ser feitas no site do HFASP.
Não há taxa de inscrição e o curso é gratuito. A carga horária é de 500 horas, sendo 120 horas de módulo teórico, 180 horas de módulo prático e 200 horas de estágio supervisionado.
O critério de seleção é a ordem de inscrição. No dia 10 de fevereiro será divulgada a lista de convocados para a realização da pré-matrícula. Os convocados deverão comparer no hospistal, no dia 14 de fevereiro, com os seguintes documentos:
3 fotografias 3x4;
Documento de identificação com foto (cópia e original);
Certificado de conclusão do ensino médio (cópia e original);
Carteira de vacinação (cópia e original) com as vacinas de hepatite B, DT¨(difteria e tétano), tuberculose, tríplice viral e varicela em dia;
Parecer favorável do comandante e chefe imediato (cópia e original), para militares;
Certidão de antecedentes criminais (cópia e original), para civis.
Todos os candidatos que tiverem as pré-matrículas efetivadas serão convocados para a matrícula, em data a ser definida. O início do curso está previsto para o dia 2 de março e o encerramento no dia 14 de agosto.