De acordo com Almada, servidores que fizeram o CNU poderão sair do instituto para assumir cargos oferecidos na seleção, após a divulgação dos resultados finais, que estão previstos para serem divulgados no dia 21 de novembro.
Com a possível saída de servidores do IFRJ, mais vagas poderão ser ofertadas no próximo edital.
Possíveis cargos do concurso IFRJ
A expectativa é de que o concurso IFRJ ofereça oportunidades para diversos cargos, como o assistente de administração, alguns técnicos especializados em laboratório e posições na área de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação.
De acordo com Almada, as vagas deverão, incialmente, ser destinadas a cargos na reitoria, nos campi espalhados pelo estado e, possivelmente, para novas unidades do Instituto Federal do Rio de Janeiro.
"O Instituto Federal do Rio de Janeiro vai ter três novas unidades. Elas estão em processo de implementação, os processos licitatórios para a construção. Existe a previsão de espaços provisórios também dessas unidades e, muito provavelmente, vão surgir vagas decorrentes dessas novas unidades", explica.
Na entrevista, Almada ainda destacou a necessidade de profissionais em diversas áreas, como assistentes sociais, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais, entre outros.
Com a possibilidade do cadastro de reserva, a expectativa é de que o instituto possa convocar mais aprovados ao longo da validade do concurso IFRJ.
De acordo com o projeto básico do novo concurso IFRJ, os candidatos deverão ser avaliados por meio as seguintes fases:
prova objetiva para todos os níveis (médio e superior); e
prova de títulos, exclusiva para o nível superior.
Na prova objetiva, os candidatos responderão a 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta.
Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
nível médio: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética e 35 de Conhecimentos Específicos; e
nível superior: 8 questões de Língua Portuguesa, 7 de Legislação e Ética, 5 de Informática e 30 de Conhecimentos Específicos.
A prova objetiva terá uma duração de quatro horas, sendo recomendado que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência.
Cabe destacar que o projeto básico ainda prevê a realização das provas práticas para algumas carreiras do magistério.
Confira abaixo a entrevista completa com o reitor do IFRJ
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.