ICMBio tem 176 vagas abertas de brigadista e chefe de esquadrão

ICMBio realiza processos seletivos para formação de brigadas temporárias de combate em unidades de conservação em várias partes do Brasil.

Autor:
Publicado em:28/05/2020 às 07:00
Atualizado em:28/05/2020 às 07:00

Estão abertas as inscrições de mais de dez processos seletivos do ICMBio destinados à formação de brigadas temporárias de combate a incêndios florestais. São mais de 100 oportunidades para brigadistas e chefes de esquadrão, distribuídas entre vários estados brasileiros. 

Os prazos de inscrição variam de acordo com a unidade, reserva ou núcleo para o qual o candidato deseja concorrer. Nesta quinta-feira, 28, ainda seguem abertos os prazos para 176 vagas. 

Confira os 16 editais que ainda estão com inscrições abertas clicando no botão:

Saiba mais sobre o processo seletivo ICMBio:

Oportunidades abrangem dezenas de unidades do  instituto

Todos os anos o ICMBio — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade — realiza esses processos de seleção para a formar as Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação Federais.

Este ano não foi diferente, com centenas de vagas abertas, das quais 176 ainda estão recebendo inscrições. Mas os interessados devem ficar atentos, pois alguns prazos já encerram nesta quinta-feira, 28. 

Das oportunidades, 20 são para chefes de esquadrão e 156 para brigadistas, alguns com contratação pelo prazo de seis meses e outros por 24 meses (dois anos). Confira:

  • Chefes de esquadrão - 6 meses: 12 vagas
  • Chefes de esquadrão - 24 meses: 8 vagas
  • Brigadistas de incêndio - 6 meses: 79 vagas
  • Brigadistas de incêndio - 24 meses: 77 vagas

As lotações são em mais de 16 pontos de trabalho da autarquia distribuídas em vários estados. Os que ainda estão com inscrições abertas nesta quinta abrangem Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pará, Pernambuco, Roraima, Rondônia, Ceará, Goiás e Maranhão.

[tag_teads]

Requisitos e salários

Em ambos os casos (brigadista e chefe de esquadrão) podem concorrer pessoas com qualquer nível de escolaridade, desde que tenham 18 anos completos até a data do término das inscrições.

Outros requisitos incluem estar em dias com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino, e eleitorais; e não ser servidor público. 

Os ganhos são de um salário mínimo para brigadista, ou seja, R$1.045; e um salário-mínimo e meio para chefe de esquadrão, ou seja, R$1.567,50. Ainda são acrescidos outros auxílios legais, cujos valores não foram divulgados nos editais. 

Brigada de Incêndio ICMBio
ICMBio recebe inscrições para mais de 100 vagas em brigadas de incêndio
(Foto: Fernando Tatagiba/ ICMBio)

Prazos de inscrição vão até junho

Os processos seletivos do ICMBio são realizados de forma individual, pelas unidades contempladas com vagas. Por isso os prazos de inscrição e as formas de cadastro variam de acordo com a unidade para a qual o candidato deseja concorrer. 

Em alguns casos, a candidatura deve ser feita presencialmente, na sede administrativa correspondente ao local da vaga. Em outros, o procedimento está sendo feito somente online, por e-mail ou por página na internet. 

A seguir está a lista com os prazos finais para inscrição de cada unidade, sendo os primeiros previstos para encerrarem ainda nesta quinta, 28. Em outros casos, os candidatos têm até junho. 

No caso das inscrições presenciais, os interessados podem consultar os endereços nos respectivos editais das vagas. Todos eles estão disponíveis aqui

  • Reserva Biológica da Mata Escura MG: até 28 de maio (mataescura@icmbio.gov.br)
  • Floresta Nacional de Canela RS: até 29 de maio (flonacanela.rs@icmbio.gov.br)
  • Floresta Nacional Contendas do Sincorá BA: até 29 de maio (presencial + e-mail flona.contendasdosincora@icmbio.gov.br)
  • Estação Ecológica do Raso da Catarina BA: até 29 de maio (https://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumbrigadista)
  • Monumento Natural do Rio São Francisco AL/BA/SE: até 29 de maio (presencial)
  • Parque Nacional do Descobrimento BA: até 29 de maio (presencial)
  • Reserva Extrativista Marinha de Soure PA: até 1º de junho (resexmar.soure@icmbio.gov.br)
  • Núcleo de Gestão Integrada ICMBio em Fernando de Noronha PE: até 5 de junho (comunicacao.noronha@icmbio.gov.br)
  • Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Roraima (capital e outros municípios): até 5 de junho (internet)
  • Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Humaitá (sede administrativa em Porto Velho): até 9 de junho (ngi.humaita@icmbio.gov.br)
  • Reserva Biológica de Comboios ES: até 10 de junho (comboios.brigadistas@icmbio.gov.br)
  • Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Trombetas PA: até 12 de junho (presencial + trombetas@icmbio.gov.br)
  • Estação Ecológica de Aiuaba CE: até 12 de junho (presencial)
  • Gerência Regional 03 em Goiânia GO: 15 a 16 de junho (presencial + e-mail gr3@icmbio.gov.br)
  • Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Costa dos Corais: até 19 de junho (ngi.costadoscorais@icmbio.gov.br)
  • Parque Nacional de Jericoacoara CE: até 19 de junho (parnajericoacoara@icmbio.gov.br)

Este ano processo seletivo será online

Nos anos anteriores os processos seletivos do ICMBio foram realizados em duas etapas presenciais. A primeira, eliminatória e classificatória, compreendia testes de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas. 

A segunda etapa era feita por meio de um curso teórico-prático de 40 horas com presença integral e nota de aprovação.

Mas este ano, por causa da pandemia do novo Coronavírus, a metodologia de seleção foi alterada e não serão adotados os testes e o curso presencial. De acordo com nota da autarquia, a seleção ocorrerá por meio de análise de currículos, segundo os critérios estabelecidos nos respectivos editais.

“Assim que a situação for regularizada os novos processos seletivos poderão retomar a metodologia anterior. Cuide-se, ajude a cuidar do próximo, siga as orientações dos profissionais de saúde e as medidas adotadas pelos governos e prepare-se para atuar como brigadista nas unidades de conservação geridas pelo ICMBio.”

Os candidatos serão pontuados e classificados de acordo com tempo de experiência profissional, cursos de formação, participações em operações de combate a incêndios florestais e trabalho voluntário em unidades de conservação integrantes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC.

Os pontos atribuídos a cada tipo de critério variam entre os cargos e devem ser consultados nos editais. No caso de chefes de esquadrão, também poderão ser pontuados por habilitação (CNH) nas modalidades D ou E.