Ilhéus-BA recebe inscrições em nova seleção para agentes de saúde

Na Bahia, a Prefeitura de Ilhéus tem novo processo seletivo aberto com 30 vagas imeditas para agente de combate às endemias

Autor:
Publicado em:16/01/2020 às 11:35
Atualizado em:16/01/2020 às 11:35

A Prefeitura de Ilhéus, na Bahia, está com inscrições abertas em novo processo seletivo para contratação de agentes de saúde. A oferta é de 30 vagas temporárias para agentes de combate às endemias, sobretudo a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Os salários são de R$1,2 mil.

Para se candidatar é preciso ter idade entre 18 e 50 anos e concluído o ensino médio. Será necessário apresentar o diploma expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, além do histórico escolar.

Outro requisito é a comprovação de residência em Ilhéus, a cerca de 300 km de Salvador, capital da Bahia. As remunerações serão de R$1.250 mais vale-transporte. A jornada será de 40 horas de trabalho por semana.  

Os aprovados serão contratados pelo prazo de um ano, com lotação na Secretaria Municipal de Saúde. Além das vagas imediatas, a seleção formará cadastro de reserva a ser usado durante a validade do resultado.

Os selecionados passarão por um estágio probatório de 60 dias para a verificação da sua adequação às funções. Durante esse período caberá ao superior imediato o registro de inadequação do contratado.

Ilhéus-BA tem nova seleção para contratar agentes de combate às
endemias (Foto: Renato Araujo/Agência Brasília)

 

A abertura de uma nova seleção para agentes de saúde em Ilhéus é uma recomendação do Ministério Público da Bahia. Em setembro de 2019, o MP-BA apontou que o município tinha 77 profissionais a menos que o necessário para atender ao mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Enquanto isso, o índice registrado para a cidade no Levantamento Rápido de Infestação Predial por Aedes Aegypti (Liraa) chegou a 14% em maio do ano passado. O número colocou Ilhéus em situação de alto risco de surto ou epidemia (acima de 3,9%), conforme classificação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).

+ MP recomenda novo concurso Ilhéus-BA para agentes de saúde
+ Assine a Folha Dirigida e turbine sua preparação

Seleção para Ilhéus-BA terá diferentes etapas

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas. Os cadastros podem ser feitos somente até sexta-feira, 17, mediante preenchimento de ficha pelo site da prefeitura.

A seleção para Ilhéus-BA será composta pelas seguintes etapas: avaliação curricular (prova de títulos); entrevista e apresentação dos documentos comprobatórios; apresentação do atestado de saúde ocupacional expedido pelo Serviço de Medicina Ocupacional; curso de reciclagem com parte teórica e prática.

Tal atestado é para comprovar que o candidato está apto físico e mentalmente para assumir as atribuições da função de agente de combate às endemias. A avaliação curricular será realizada de 21 a 23 de janeiro, a partir das informações prestadas na ficha de inscrição.

Somente serão avaliados os títulos de experiência profissional na função de agente de combate às endemias e cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no cargo na modalidade presencial, com carga horária total de 240 horas.

Ou se o participante tiver concluído, com aproveitamento, o curso introdutório de formação inicial e continuada. Já, no momento da entrevista, os convocados deverão apresentar os seguintes documentos originais e cópias para autenticação:

  • Documento de Identidade;
  • CPF, PIS/PASEP ou NIT;
  • Comprovante de Residência;
  • Título de Eleitor, com comprovante de votação da última eleição;
  • Certificado de Reservista (para os candidatos do sexo masculino);
  • Diploma e histórico escolar de nível médio, devidamente reconhecido pelo MEC;
  • Comprovantes de experiência profissional.

O profissional desempenhará atividades externas no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

A seleção ficará válida por seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.