INPI: governo anuncia autorização de novo concurso com 120 vagas

O Governo Federal anunciou a autorização para a realização de um novo concurso INPI com oferta de 120 vagas em cargos de nível superior.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:16/06/2023 às 14:38
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

Os cargos do novo concurso INPI são:


  • Analista de Planejamento - 40 vagas;
  • Pesquisador - 40 vagas; e
  • Tecnologistas - 40 vagas.


Ao todo, foram anunciadas 4.436 vagas em 20 órgãos e 14 ministérios pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. As autorizações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.


A ministra prometeu, inclusive, que haverá um terceiro pacote de autorizações.


"Os que não saírem hoje, pode ser que saiam na segunda ou terça", disse Esther.


Está em busca da aprovação em concursos públicos? Então inscreva-se aqui e confira uma semana de LIVES GRATUITAS, com os melhores professores do time Qconcursos, destacando as CARREIRAS mais promissoras para o segundo semestre de 2023. Acesse!


Novo concurso para o INPI é autorizado para preencher 120 vagas.

(Foto: Google Maps)

Dias Toffoli exigiu concurso INPI


Em 2021, o ministro José Antonio Dias Toffoli determinou que um novo concurso INPI fosse realizado.


"Em números absolutos, o instituto conta atualmente com 312 examinadores e uma média de 459 processos pendentes para cada examinador (doc. 232, p. 38)", dizia um trecho da decisão.


Segundo o ministro, o instituto estava longe de trabalhar com sua capacidade máxima de servidores, pois, dos 810 cargos de pesquisador em propriedade industrial previstos no INPI, 388 estavam vagos (52% de taxa de ocupação).


"Portanto, é de se verificar que o INPI opera, atualmente, em situação precária, com processos de trabalho ineficazes, defasagem tecnológica e carência de recursos humanos, o que o posiciona em patamar inferior aos seus equivalentes no plano internacional e denota a necessidade urgente de uma reformulação das práticas do órgão", dizia o texto da decisão.


Como foi o último concurso INPI de 2014?


O Instituto Nacional da Propriedade Industrial não realiza último concurso desde 2014, quando todas as vagas foram para o Rio de Janeiro e o Cebraspe foi a banca organizadora.


Os candidatos de nível médio passaram por provas objetivas e de títulos, enquanto os de nível superior ainda realizaram uma avaliação discursiva.


No exame dos cargos técnicos, foram cobradas questões de: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Matemática e Atualidades.


Para analista, as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Atualidades e Conhecimentos Específicos foram exigidas.


Já a prova de pesquisador teve questões de Língua Portuguesa Língua Estrangeira, Propriedade Industrial e Conhecimentos Específicos.