Salários antes do final do mês? Ou o 13º antes do fim do ano? Isso é possível graças ao serviço de salário sob demanda da startup Xerpa - a pioneira em adiantamento salarial no Brasil.
A plataforma de serviços e inteligência financeira da fintech, o Xerpay, permite que o colaborador tenha acesso instantâneo ao salários dos dias já trabalhados. Vantagens? Se o funcionário ficou sem grana antes de acabar o mês não vai precisar abusar do cheque especial ou pedir socorro através de um empréstimo.
Bom, mas além disso, o que faz da Xerpa tão especial assim, ao ponto de ser considerada uma das dez melhores startups para se trabalhar no Brasil, segundo o LinkedIn Top Startups 2020? Então, continua na matéria, que a Folha+ te conta!
O valor Xerpa
Com escritório na Vila Madalena, na capital paulista, e um time de 85 profissionais, a fintech está no mercado para melhorar a saúde financeira dos colaboradores do meio corporativo.
É isso que a torna tão singular, inclusive entre os Xerpas - como são chamados os funcionários? A resposta é sim. Segundo a diretora de Recursos Humanos da Xerpa, Mirian Travain, é uma empresa que atua de forma transparente tanto com os profissionais quanto com o mercado.
“As pessoas enxerguem o valor da Xerpa, através de quem faz acontecer, no dia a dia da empresa, e que, por isso, somos reconhecidos na plataforma pelo o que deixamos transparecer, tanto em conteúdo, do trabalho que fazemos, quanto em orgulho dos nossos colaboradores”.

motivos para os Xerpas se sentirem orgulhosos (Foto: Arquivo Pessoal)
Esse valor Xerpa adquirido no mercado está, sobretudo, embutido nas relações construídas no dia a dia com os colaboradores, o que, faz a diretora pensar em “N razões” para ser parte da equipe:
“Elas vão desde ter bastante autonomia e responsabilidade a até trabalhar com pessoas muito boas no que fazem. Mas acredito que a principal razão para se trabalhar na Xerpa é querer criar uma nova categoria de mercado. Estamos mudando a forma como as pessoas se relacionam com o próprio salário, e como as empresas se relacionam com elas. E, por isso, muita coisa precisa ser feita. Sabemos que não é algo simples ou fácil, mas o impacto na vida dos nossos clientes é gigante. Então, esse deve ser o principal motivador para se trabalhar na Xerpa”.
Ser Xerpa, carreiras e desenvolvimento profissional
Por se tratar de uma empresa de tecnologia e inovação, a Xerpa tem no seu portfólio de talentos, boa parte de carreiras voltadas para esse segmento. Contudo, há pessoal de outras áreas também.
“Tecnologia e Produto tem um grande papel nesse nossa construção, então estamos com diversas posições nessas áreas. Mas todas as áreas exercem funções fundamentais”, explica.
Diante disso, investir no aprimoramento e desenvolvimento profissional dos talentos de casa é vista como uma forma de prestigiar e reconhecer os seus profissionais, começando, inclusive por mentorias internas:
“Estamos no início desse plano de desenvolvimento. As áreas tem um valor mensal que devem ser direcionados para o aprendizado e crescimento do time. E temos um Programa de Treinamentos Internos, onde todo mundo pode ensinar algo que sabe fazer muito bem”.
Se você chegou até aqui, pode estar se perguntando: mas como posso fazer parte deste time? E a notícia é, realmente, boa, pois a Xerpa segue buscando novos talentos com a perspectiva de continuar crescendo.
“As perspectivas são bastante positivas, continuamos com o objetivo de aumentar o nosso time, tanto para áreas de Tecnologia e Produto quanto para Negócios. Já estamos hoje com diversas oportunidades, e só vamos continuar crescendo”.
O que + você precisa saber
Como é a seleção de um Xerpa?
Ao falar sobre aquisição de novos Xerpas, Mirian Travain explica sobre o perfil desejado pela startup. “Quando pensamos em atração de talentos, o nosso objetivo é encontrar pessoas que vão se desenvolver bem e entregar o máximo do seu potencial na cultura que temos”,diz.
A atração de talentos na Xerpa ocorre em diferentes ferramentas, entre elas: LinkedIn e Kenoby, onde há informações sobre as oportunidades de emprego. Contudo, segundo a diretora a maior parte dos colaboradores vieram do programa de indicação. “Isso não só reforça a contratação de um ótimo profissional, mas também a nossa cultura”.
Para se tornar um Xerpa, o candidato, passa, normalmente, por quatro etapas, que vão variar conforme o cargo: teste técnico e cultural, teste prático, entrevista com o time e final. Se interessou em fazer parte do mundo Xerpa? Dá uma conferida na página de carreiras da startup!