Líder do ranking "LinkedIn Top Startups 2020", a Menu demonstra resiliência durante a pandemia e continua atraindo investimentos, funcionários e atenção.
Autor:
Publicado em:10/11/2020 às 09:30
Atualizado em:10/11/2020 às 09:30
Em setembro deste ano, foi divulgado o novo ranking do LinkedIn Top Startups 2020. E a liderança foi conquistada pela Menu - uma startup que oferece uma plataforma B2B focada no food service.
Desde 2017, a rede social profissional destaca as empresas que conquistaram os quatro pilares da pesquisa, sendo eles:
crescimento no número de funcionários;
interesse por vagas;
engajamento de usuários com a empresa e seus funcionários; e
quantos talentos essas startups atraíram.
Neste ano, no entanto, outro fator foi considerado, sendo ele a resiliência para continuar crescendo e atraindo novos talentos mesmo durante a pandemia.
Para entender melhor o mercado de trabalho brasileiro e suas novidades, Folha+realiza uma série especial de entrevistas, com as startups que garantiram uma posição no ranking do LinkedIn.
Nesta terça-feira, 10, é a vez da Menu. Em primeiro lugar, a empresa conta seus planos para os próximos anos, como conquistou seu mercado e como é trabalhar em uma das startups que mais atrai talentos no país. Confira!
Por dentro da Menu
A Menu é uma startup que oferece uma plataforma B2B (business-to-business ou empresa para empresa). Ou seja, a companhia oferece serviços para outras companhias.
A Menu é focada no food service que, segundo ela, tem revolucionado a forma como o empreendedor de bares, pizzarias, restaurantes e minimercados fazem suas compras.
"Nosso objetivo é transformar este mercado, trazer comodidade e praticidade", diz a empresa.
A companhia atua conectando distribuidores e indústrias do mercado food service com os estabelecimentos comerciais. Entre os seus serviços estão:
Menu Box - o atacado próprio da Menu; e
Menu Hub - produto de integração/consultoria para os sellers.
Atualmente, a startup possui um escritório corporativo em São Paulo, assim como um centro de distribuição na cidade.
Conheça o diferencial da startup Menu
Apesar de contar com apenas 168 funcionários, a Menu vem crescendo no mercado brasileiro. Segundo a empresa, seu principal diferencial está na tecnologia "de ponta".
"Mas não é só isso. Aqui cuidamos das pessoas de verdade. Baseamos nossas decisões e, com base nos valores da Menu, nosso ambiente de trabalho valoriza a autonomia, é pautado em respeito e no desenvolvimento pessoal", ressalta a empresa.
Estar no topo do LinkedIn Top Startups 2020 é, para a Menu, uma representação da verdade da empresa. "O que contamos no LinkedIn faz parte do nosso dia a dia, é a nossa cultura em forma de texto e imagens", diz.
Ainda segundo a startup, as ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos meses foram, em sua maioria, simples, porém genuínas.
"Acreditamos que isso facilitou o engajamento das pessoas e, consequentemente, gerou visibilidade e orgulho de fazer parte. Pensamos que é esse sentimento que nos posicionou como Top Startups 2020", diz a empresa.
Menu lidera LinkedIn Top Startups 2020
(Foto: Facebook Menu)
Quem deseja trabalhar em uma startup como a Menu precisa entender, segundo a empresa, que a atuação é também sinônimo de autonomia e responsabilidade.
"Em uma estrutura enxuta como a nossa, existem incontáveis possibilidades de empreender, arriscar e participar das decisões, isso te faz crescer a cada dia. Cada projeto exige algo novo e, com ele, novas habilidades e desafios", diz a Menu.
Segundo a empresa, os funcionários contam com faixas salariais e benefícios competitivos com o mercado e com os concorrentes.
As vagas são divulgadas pela internet, como no perfil da empresa no LinkedIn. Os selecionados passam por um processo seletivo, segundo a Menu, pontual e ágil, sendo baseado nas vivências dos candidatos.
"Olhamos com muito cuidado para as entregas que ele fez em outras empresas, desafios que viveu e nos padrões de comportamento de cada candidato. Por fim, refletimos, em comitê, sobre e como cada um se conecta com a nossa cultura. Desde o começo da quarentena nos reorganizamos para que todo o processo aconteça remotamente", revela a startup.
No momento, as carreiras mais buscadas pela companhia estão nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Produto e Growth.
Quem entra para a equipe conta com um processo de desenvolvimento individual.
"Nosso compromisso é deixar as expectativas sempre alinhadas e revisitar esse acordo com frequência e disciplina. Aqui as pessoas têm ferramentas e incentivos para trocar feedbacks reais, falar suas percepções sobre o clima e também construir seus próximos passos", ressalta a empresa.
Para 2021, a Menu afirma que pretende seguir crescendo e projeta aumentar o time em até 30%.