Maceió AL: prefeito anuncia 576 vagas para Educação

Prefeitura de Maceió, capital de Alagoas, confirma novo processo seletivo com 576 vagas para Secretaria de Educação. Edital em breve!

Autor:
Publicado em:28/10/2021 às 12:26
Atualizado em:28/10/2021 às 12:26

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou a abertura de novo processo seletivo com 576 vagas para ingresso na Secretaria de Educação. A iniciativa integra o 'Programa Valoriza Educação', lançado na última terça-feira, 26 de outubro.

A oferta será para contratação de professores, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares de sala por tempo determinado. O prefeito já antecipou a distribuição das vagas, mas os demais detalhes constarão no edital da seleção, previsto para ser publicado até sexta, 29.  

Cargos Vagas
Professor de artes 20
Professor de ciências 20
Professor II/música 20
Professor de educação física 75
Professor de ensino religioso 16
Professor II/língua portuguesa 30
Professor II/matemática 30
Professor II/história 20
Professor II/geografia 20
Professor II/inglês 20
Intérprete de Libras 15
Professor de educação especial/sala de recursos 30
Auxiliar de sala 170
Assistente social 30
Psicólogo 60

Além do processo seletivo, JHC anunciou a nomeação de 20 professores aprovados no concurso de 2017 para efetivos. 

“Nós acabamos de assinar mais 20 novos professores, temos 250 professores convocados do último concurso e vamos lançar o edital do PSS para a contratação de 576 profissionais da educação”, afirmou o prefeito.

"As gestões passadas tratavam muito mal o servidor público, principalmente por falta de diálogo. Não se faz educação sem os profissionais valorizados, é por isso que estamos apostando no servidor público municipal. São professores, merendeiras, pessoal de apoio, que vão estar todos os dias com o futuro da nossa cidade”, completou JHC.

Prefeito de Maceió assina um documento durante evento
JHC, prefeito de Maceió, anuncia novo processo seletivo
para Educação (Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió)

último concurso para efetivos na área foi realizado em 2017. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) publicou dois editais que somaram 502 vagas em todos os níveis de escolaridade. 

Desse quantitativo, 335 foram para o magistério, sendo 314 no nível médio (curso Normal) e 21 no nível superior. Os salários iniciais, na época, variavam de R$1.486,83 (nível médio) a R$2.230,25 (licenciatura). 

Com organização da Copeve, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva e análise de títulos. 

O exame de múltipla escolha foi composto por 50 questões, das quais 15 de Português, dez de Raciocínio Lógico e 25 de Conhecimentos Específicos. A aplicação teve duração máxima de quatro horas. 

Novo concurso Maceió AL para efetivos está em estudo

Um novo concurso para efetivos da Educação de Maceió poderá ser realizado em breve. Em 2021, a capital alagoana assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual que prevê a contratação de professores efetivos

As oportunidades do magistério seriam, a princípio, para as especialidades Artes, Ciências e Educação Física. Já que estas não foram oferecidas nos últimos concursos públicos da Secretaria Municipal de Educação. 

No entanto, outros cargos e especialidades também poderão constar no edital quando ele for lançado, a critério do município. Antes de abrir o concurso, a Semed pode lançar um processo seletivo para temporários, a fim de não deixar as escolas sem profissionais destas áreas. O que deve acontecer em breve.

Outro concurso no radar da Prefeitura de Maceió é para Guarda Municipal, cujo último edital foi divulgado em 2000. Thiago Prado, novo titular da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSC), reconheceu o déficit de servidores ao longo do tempo e a necessidade de um novo edital.

De acordo com ele, a Guarda de Maceió não tem reposição há 21 anos. O que torna o efetivo com idade avançada e próxima da aposentadoria.

“Estávamos vivendo uma situação de abandono. O último concurso foi realizado há 20 anos, a média de idade nos nossos guardas é de 55”, disse Prado em entrevista ao site ‘Na Mira da Notícia’.

O secretário disse que o objetivo de sua gestão é ajustar o orçamento para realizar o novo concurso Guarda de Maceió AL. Conforme informado pela secretaria, serão realizados procedimentos internos para o edital. Ainda não há uma data fechada para publicação do documento com as regras do concurso.

Estude para novos concursos com a Folha Cursos

Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios para concursos? A Folha Cursos dispõe de videoaulas, material escrito e questões comentadas para te ajudar no caminho até a posse.

Confira os cursos preparatórios e comece já seus estudos!