Ultramaratonista mostra o caminho para aprovação em concurso

Ultramaratonista Márcio Villar conta sua história e mostra as semelhanças com quem estuda para concursos públicos. Confira!

Na Trilha dos CampeõesMaratona CNU
Autor:Juliana Goes
Publicado em:18/04/2024 às 09:00
Atualizado em:18/04/2024 às 09:08

Folha Dirigida por Qconcursos reapresenta a série 'Na Trilha dos Campeões'. Um compilado de histórias de sucesso, em meio à Maratona CNU.


Publicada originalmente em 2017, esta série traz diversas histórias de personalidades e esportistas, que não estudam para o serviço público, mas que podem auxiliar, por meio de suas trajetórias, aqueles que se preparam para concursos. Confira!


Veja também:


O quarto e último relato a ser publicado desta série traz uma história de superação e quebra de recordes mundiais, com o ultramaratonista Márcio Villar. Confira!


A maratona é a corrida mais longa do Atletismo, mas, além do esporte, quem estuda para concursos por vezes se sente em uma.


A rotina que inclui uma preparação longa e exaustiva de estudos e o controle mental, em meio à busca pela melhor colocação na linha de chegada, aqui considerada para muitos a aprovação em concursos, é fatalmente comparada a de um esportista.


Para o ultramaratonista Márcio Villar, a comparação faz sentido. Segundo ele, o dia da prova é o dia de ser feliz, como para um concurseiro.

"Se ele se preparou, o dia da prova é o dia dele colocar em prática aquilo tudo. O antes é que precisa da dedicação total. Se você estudar igual a todos, você vai ser mais um na multidão, você vai na sorte. Então você precisa fazer algo mais que os outros para poder conquistar algo mais. Você não pode estudar igual aos outros", compara o recordista mundial.

Para chegar ao Guinness World Records, o livro dos recordes, Márcio Villar precisou superar grandes desafios, a começar por ele mesmo.


Antes de iniciar no esporte, Villar chegou a pesar 96kg. "Eu fui engordando a ponto de perder a noção das coisas. Até que um dia eu fui pegar um ônibus e não consegui alcançá-lo", comenta. 


Como forma de mudar de vida, Márcio iniciou na corrida, chegando a perder 28kg em dez meses. "Comecei a fazer provas de 5km, 10km, até conhecer a modalidade de ultramaratona". 


Carioca, aos poucos o Rio de Janeiro foi se tornando pequeno para o ritmo do atleta. Em busca de novos desafios, se aventurou em provas pelo Brasil, sempre voltando para casa com um troféu na bagagem.


Em algumas das competições, chegou a arriscar a vida, como em 2008, na Jungle Marathon, onde no meio da floresta amazônica encontrou escorpiões, jacarés e até uma onça pintada.


Os maiores desafios no entanto incluem recordes e o controle mental. "Meu maior desafio foi bater o recorde mundial, em sete dias na esteira. A parte mental foi mais difícil que as outras. Na floresta, na neve, se eu parasse eu morreria, ali era só descer da esteira, então a parte mental era muito difícil".


Após diversas provas e recordes, Villar diz nunca pensar em desistir. "O sofrimento e a dedicação foram durante os meses de preparação. Mas o importante é preparar a mente e o corpo. Não existe loucura, existe treinamento, amor, foco e objetivo!", diz.


Para quem busca a aprovação em concursos, Márcio Villar acredita que sonhar e ter foco são essenciais.

"Quando a gente tem um sonho, um objetivo, a gente não pode desistir nunca. Quando você está focado, uma hora você chega lá", conclui.


Veja a entrevista completa!


Texto: Juliana Góes

Entrevista: Mateus Carvalho

Maratona CNU traz simulados para o Concurso Unificado

Faltando menos de 20 dias para o Concurso Nacional Unificado, a Maratona CNU segue aberta, com o objetivo de guiar concurseiros para a prova do CNU, que ocorrerá no dia 5 de maio de 2024.


Com inscrições abertas, todo sábado um novo simulado é publicado para os inscritos, que sonham com uma vaga na esfera Federal.


Quem se cadastra na Maratona CNU tem acesso a aulas, materiais de apoio, simulados com premiação e o suporte do time de preparadores do Qconcursos. Tudo gratuitamente!


Quem chegar até o fim da maratona também poderá participar de um simulado presencial, com aplicação em todo o país.


Clique aqui e participe gratuitamente da Maratona CNU