Concurso x Esporte: Flávio Canto mostra importância da disciplina

Já parou para pensar que a rotina de um concurseiro pode ser comparada a de um atleta? O medalhista olímpico Flávio Canto revela como!

Na Trilha dos CampeõesMaratona CNU
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:28/03/2024 às 09:00
Atualizado em:28/03/2024 às 09:22

Em meio à Maratona CNU, Folha Dirigida por Qconcursos reapresenta a série 'Na Trilha dos Campeões'.


Publicado originalmente em 2017, este compilado traz histórias de atletas e como suas jornadas no esporte podem auxiliar aqueles que estudam para concursos públicos. Confira!



O segundo relato desta série traz os desafios e conquistas do medalhista olímpico de judô, Flávio Canto.


Em entrevista no ano de 2017, Canto falou sobre os desafios da carreira e como o esportista, assim como um concurseiro, nem sempre encontra a sua vocação logo no início da jornada.

"Eu demorei a achar um (esporte) que eu tivesse algum tipo de talento. Comecei nadando, depois joguei bola, surfei, mas só comecei no judô aos 14 anos", comentou.

Assim como quem estuda para concursos, começar no judô veio, inicialmente, do exemplo. A inspiração do atleta foi o primeiro medalhista de ouro do judô brasileiro, Aurélio Miguel, campeão em Seul, nas Olimpíadas de 1988.

"Meu irmão já fazia judô, e eu na época nadava. Ter assistido aquela Olimpíada foi o que me despertou pro Judô. Foi amor à primeira vista", revelou.

Flávio Canto começou sua história com o judô aos 14 anos de idade. Para alcançar o pódio, no entanto, foi preciso ter muita disciplina e motivação, conceitos essenciais não apenas no esporte, mas na vida de concurseiros de todo país.

"Se você perguntar para a garotada quem quer ser campeão olímpico ou mundial, todos vão levantar o dedo. Mas, quem está disposto a levantar cedo todo dia, faça chuva ou faça sol, esteja bem ou mal, cansado ou disposto, para treinar quatro ou cinco horas por dia? Essa é a diferença de quem chega e quem não chega, ter a disciplina com motivação todos os dias", comentou o atleta.

Flávio Canto decidiu ser judoca ainda adolescente. O meio-médio disputou quatro edições de Jogos Pan-americanos, ficando fora do pódio justamente no Rio de Janeiro, em 2007, quando sofreu uma lesão no cotovelo durante a competição.


Após participar dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e perder a seletiva para Tiago Camilo, em Sydney, em 2000, Flávio Canto conquistou sua medalha de bronze em Atenas, em 2004.


Aposentou-se em 2012, quando passou a se dedicar ainda mais ao Instituto Reação, projeto social que criou no Rio de Janeiro.


Até sua primeira medalha, foram oito anos lidando com acertos e erros. O segredo para não desistir: um sonho que vale a pena.

"As pessoas às vezes falam que a oportunidade aparece, mas às vezes você precisa ir atrás delas. Eu fiz isso com muita frequência. É preciso sempre se lembrar de escolher um sonho que você tem certeza que vale a pena", concluiu.

Veja a entrevista completa com o medalhista olímpico!

Texto: Juliana Góes

Entrevista: Mateus Carvalho

Concurso Unificado: Maratona CNU está aberta

Faltando menos de dois meses para o Concurso Nacional Unificado, a Maratona CNU teve início no último dia 23, com o objetivo de guiar concurseiros para a prova do CNU, que ocorrerá no dia 5 de maio de 2024.


As inscrições para a Maratona CNU seguem abertas e, todo sábado, um novo simulado é publicado para os inscritos, que sonham com uma vaga na esfera Federal.


Quem se cadastrar tem acesso a aulas, materiais de apoio, simulados com premiação e o suporte do time de preparadores do Qconcursos. Tudo gratuitamente!


Quem chegar até o fim da maratona também poderá participar de um simulado presencial, com aplicação em todo o país.

Clique aqui e participe gratuitamente da Maratona CNU


Ao longo dos 42 dias de preparação, assim como os 42 km de uma maratona, serão oferecidos os seguintes recursos:


Atividades diárias

  • Mais de 100 aulas online agendadas, com gravação exclusiva para inscritos.
  • Minicursos abrangendo as matérias do Edital do CNU.
  • Mentorias de orientação de estudos.


Atividades semanais

  • Todo sábado, um simulado inédito para treinar habilidades e acompanhar a evolução.
  • Aos domingos, lives de correção com gabarito para ajustar a rota nas semanas seguintes.


Conquistas e Premiações

  • Reconhecimento por suas conquistas ao longo do percurso.
  • Semanalmente, sua posição no pódio do simulado pode garantir presentes especiais.


Evento presencial

  • Sinta a atmosfera de um dia de prova em uma experiência real para o CNU, com simulado presencial no dia 28 de abril, em diversas capitais do país.

Maratona CNU terá simulados presenciais

Para quem quer um treino ainda mais aprofundado, podendo simular o dia da prova do CNU, contará com a oportunidade de participar de simulado presencial.


Os simulados ocorrerão no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Salvador e Belo Horizonte. As inscrições já estão abertas, com ingressos por R$30 reais. Inscreva-se!