MBA x Especialização: qual é melhor para acelerar minha carreira?
Especialista do Centro Universitário Facens detalha os diferentes tipos de pós-graduação: MBA e especialização. Confira!
Autor:
Publicado em:08/09/2020 às 18:00
Atualizado em:08/09/2020 às 18:00
O mercado de trabalho está cada vez mais disputado. Para sair na frente da concorrência, muitos buscam cursos de pós-graduação.
Entre as opções disponíveis, qual a melhor para acelerar sua carreira profissional: especialização ou MBA?
O Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, Felipe Corrêa, ajuda a nortear os profissionais que estão com um nó na cabeça quando pensam em pós-graduação.
Por mais que sejam parecidos à primeira vista, esses dois tipos de pós-graduação são para pessoas com metas distintas.
⇒ MBA
O Master in Business Administration (MBA) é uma modalidade voltada para profissionais que querem adquirir ou aprofundar conhecimentos nas áreas de negócios e gestão.
É o curso de pós-graduação ideal para quem se graduou em uma área mais técnica e tem interesse em ingressar na área de gestão. Dessa forma, o MBA é recomendado para profissionais que estão em um cargo de liderança ou que estejam próximo disso.
"O ideal é que o candidato deste curso esteja no mercado de trabalho independente da área. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do conteúdo ofertado aplicando o conhecimento adquiridos em problemas reais da profissão", esclareceu Corrêa.
⇒ Especialização
Já o curso de especialização (lato sensu) apresenta viés de direcionamento de carreira em uma área específica. Isto é, é indicado para uma pessoa recém-formada, que sabe por qual área tem mais afinidade ou aquela para onde quer trilhar a vida profissional.
Nesse caso, o curso de especialização é a melhor escolha por aprofundar os conhecimentos, desenvolver habilidades necessárias pra atuar na área escolhida.
De forma a ter um diferencial de mercado em relação a outros profissionais que não se especializaram. Essa mesma premissa é válida para profissionais mais experientes, que querem ampliar seus conhecimentos, se atualizar ou mudar a área de atuação.
Há ainda o curso de pós-graduação stricto sensu. Ele é direcionado para o formato acadêmico das áreas profissionais. Em outras palavras, abrange os mestrados, doutorados e pós-doutorados.
Entenda a diferença entre eles no resumo abaixo:
MBA
Curso de pós-graduação lato sensu focado em negócios e mercado. É indicado para líderes ou gestores em formação ou para quem já tem uma carreira consolidada.
Especialização
Também conhecida como pós-graduação lato sensu consiste no aprofundamento em uma área específica. É recomendada para profissionais que procuram um diferencial na sua atuação no mercado.
Pós-graduação stricto sensu
Tem como foco o aspecto acadêmico das áreas profissionais. Consiste nos programas de mestrados, doutorados e pós-doutorados. É destinado a quem deseja seguir carreira no meio acadêmico.
De acordo com o coordenador do curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação do Centro Universitário Facens, para escolher entre MBA ou especialização, o profissional deve responder a três perguntas:
1 - Aonde você quer chegar e deseja trabalhar?
2 - Em que ponto da carreira você já está e que bagagem já carrega?
3 - O que ainda falta de conhecimento para você alcançar o objetivo da primeira pergunta?
"Ingressar num MBA ou especialização vai muito além do conhecimento ofertado em sala. O ambiente proporciona network, contato com outros profissionais do mercado e proximidade com professores que, normalmente, atuam na área específica que você almeja estar", explicou Felipe Corrêa.
Outro ponto importante é que tanto o MBA quanto a especialização procuram aplicar os conhecimentos adquiridos em cenários que simulam situações-problema encontradas pelos alunos no mercado de trabalho.
Isto é realizado durante o curso e ao seu final por meio de artigos, estudos e projetos que são avaliados por especialistas da área.
Dessa forma, não se esqueça de que o mercado é competitivo. Novas tecnologias, modelos, conhecimentos e processos surgem mais rapidamente hoje do que em anos anteriores e, por isso, é importante manter os estudos de forma constante.