Mesmo com provas aplicadas, concurso PM-BA deverá ser suspenso
As demais etapas do concurso público da PM e Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia para soldado deverão ser suspensas, mesmo após as provas.
Autor:
Publicado em:20/01/2020 às 04:15
Atualizado em:20/01/2020 às 04:15
A decisão por um concurso suspenso não é a notícia que nenhum candidato quer ouvir. No caso do concurso PM e Bombeiros do Estado da Bahia, os competidores ficaram sabendo da possível decisão ainda antes de irem realizar o exame.
O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público do estado, por meio da promotora de Justiça Rita Tourinho. Ela alega que o edital de abertura traz “exigências absurdas” e que deverá ser suspenso.
Entre os argumentos utilizados na ação proferida, está que os editais:
“violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens".
Antes mesmo das provas serem aplicadas, na sexta-feira, 17, a administração divulgou, por meio do site do IBFC, organizador, uma nota para esclarecer o assunto e dar tranquilidade aos candidatos que iam realizar os exames.
Foi avisado que as provas marcadas para o domingo, 19, seriam aplicadas em sua normalidade, como previsto no edital de convocação. De acordo com o comunicado, a decisão da desembargadora, Dinalva Gomes Pimentel, determina a suspensão do concurso 'apenas após a realização das provas..
A PM-BA ainda esclarece que a decisão 'não afeta esta etapa das provas'. No entanto, o comunicado ainda informa que, até aquele presente momento a Saeb ainda não havia sido notificada a respeito da referida decisão judicial. Assim que for notificado, a Procuradoria Geral do Estado adotará as medidas cabíveis.
Concurso PM-BA registrou mais de 20% de faltosos
A própria Saeb, em nota divulgada em seu portal oficial, já divulgou o índice da faltosos das provas objetivas do concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. Foram 20,7% de abstenções confirmadas.
A Saeb ainda confirmou que os exames aconteceram na cidade de Salvador e em outros seis municípios baianos. O exame terá caráter eliminatório e classificatório.
“Prestei o concurso pela primeira vez em 2017, tive uma boa nota, mas não fiquei dentro do número de vagas ofertadas. Dessa vez, me preparei melhor e voltei com foco no meu objetivo, quero a estabilidade que o Estado oferece e seguirei o meu sonho na carreira policial", disse um candidato à Saeb.
As provas objetivas foram compostas por 80 questões, mesclando por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Específicas, além da Redação, aplicável no mesmo dia. "As provas transcorreram normalmente nessa etapa do concurso, em todo estado”, disse o diretor de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, Robson Carvalho.
Da prova, foram 50 questões de Conhecimentos Gerais e 30 de Conhecimentos Específicos:
Prova objetiva PM-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
História do Brasil;
Geografia do Brasil;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Direito Constitucional;
Direitos Humanos;
Direito Administrativo;
Direito Penal;
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Penal Militar;
Prova objetiva Bombeiros-BA
Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa;
Raciocínio Lógico Matemático;
Ciências Naturais;
Atualidades;
Informática.
Conhecimentos Específicos
Igualdade Racial e de Gênero;
Direito Constitucional;
Direito Administrativo;
Direito Penal Militar;
Direitos Humanos;
Quem for aprovado no concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia ainda realizará outras etapas de seleção, compostas por avaliação psicológica; exames médicos-odontológicos; teste de aptidão física; exame de documentação; investigação social; e o curso de formação.
Publicado em outubro, o edital de abertura trouxe 1.250 vagas, sendo mil para a PM e 250 para o Corpo de Bombeiros. Para concorrer ao cargo de soldado, é necessário nível médio. A remuneração inicial é de R$3.410,68 para contratações que serão feitas sob o regime estatutário, que garante estabilidade.