O novo concurso Banco do Brasil é um dos mais aguardados do país e vem gerando grande expectativa entre os candidatos. Mesmo sem data confirmada, a preparação antecipada já faz diferença.
Afinal, o concurso do BB está entre os maiores do Brasil em número de inscritos, atraindo milhões de candidatos. Na edição de 2021, foram mais de 1,6 milhão, enquanto na de 2023, cerca de 1,5 milhão de concorrentes.
Muitos concurseiros ainda esperam o edital para iniciar os estudos, mas isso pode ser arriscado. O professor e mentor do Qconcursos, Felipe Gustavo, reforça que quem adia a preparação, perde vantagem.
"A maioria espera o edital sair para começar a estudar. Mas, infelizmente, a maioria também não passa", alerta o especialista.
Por isso, quem se antecipa tem muito mais chances de sucesso.
Vale a pena se preparar antes do edital do concurso BB
Além de desenvolver uma rotina de estudos eficiente, quem estuda desde já identifica dificuldades e ajusta o plano de estudos conforme o desempenho. Também revisa os conteúdos sem pressa e ganha mais confiança para o dia da prova.
Como reforça Felipe Gustavo, “o tempo entre a publicação do edital e a prova costuma ser curto, tornando o estudo pré-edital o verdadeiro divisor de águas entre o candidato preparado e o que corre contra o tempo”.
Outro ponto positivo, é que o Banco do Brasil costuma ter constância na cobrança das disciplinas, o que facilita a preparação direcionada e a prática com provas anteriores.
Estude com o menor preço do ano: assine o Qconcursos e acelere sua aprovação.

Banco do Brasil é aguardado para escriturário
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
5 motivos para estudar antes do edital do Concurso do Banco do Brasil
Segundo Felipe Gustavo, um dos principais diferenciais entre os candidatos aprovados e os que ficam pelo caminho é o tempo de preparação.
Aqueles que iniciam os estudos com antecedência saem na frente da concorrência e tem mais tempo para construir conhecimento.
Abaixo, o mentor destaca os motivos para estudar na etapa pré-edital do BB.
1. Cobertura Completa e qualidade no Conteúdo
O conteúdo programático do Banco do Brasil é extenso, mas mantém uma constância nas disciplinas de Conhecimentos. São cobrados os conteúdos abaixo:
- Português;
- Matemática;
- Inglês;
- Tecnologia da Informação;
- Vendas e Negociação;
- Conhecimentos Bancários;
- Atualidades do Mercado Financeiro.
Começar agora permite estudar todos os tópicos de forma consistente.
"Ao estudar antes, você não precisa apenas 'passar os olhos' pelo conteúdo. Você consegue dominar os tópicos mais complexos, como os relacionados ao Sistema Financeiro Nacional ou Matemática Financeira, que exigem tempo para a absorção e fixação", explica Felipe Gustavo.
Além disso, permite dedicar tempo necessário para focar nas matérias que são recorrentes, mesmo com ajustes no próximo edital.
Que tal testar os seus conhecimentos para o concurso Banco do Brasil? Baixe gratuitamente o caderno de questões para o BB!
2. Ciclo de estudos sustentável e memória de longo prazo
Felipe Gustavo destaca que "o estudo para concursos é uma maratona, não um sprint".
Ele reforça que antecipar estudo permite ritmo realista, com menos horas diárias e mais qualidade, adaptando o estudo à rotina.
"Isso preserva sua saúde mental e física, garantindo que você chegue à reta final com energia total", explica.
O mentor revela que um dos pilares da aprovação é a revisão espaçada. Essa técnica transfere o conteúdo para a memória de longo prazo, preservando a energia para a reta final e diminuindo o risco de burnout.
3. Questões e simulados como eixo do pós-edital
O mentor recomenda que a etapa pré-edital seja usada para construir teoria e resumos. Após o edital, a orientação é concentrar tempo em simulados e milhares de questões do estilo da banca.
"A familiaridade com a prova só se adquire com a prática. No pré-edital, você aprende o quê estudar; no pós-edital, você aprende como fazer a prova no tempo limite além de ter tempo pra estudar as novidades", explica.
4. Dominar a redação e a discursiva
A prova discursiva do BB tem peso elevado e elimina candidatos. Felipe Gustavo indica treinar uma redação por semana desde já.
"Desenvolver uma boa redação requer prática semanal e feedback qualificado, algo que é impossível de encaixar na correria do pós-edital", destaca.
O diagnóstico vem da prática intensiva. A familiaridade com enunciados melhora velocidade e estratégia de prova. Você ajusta pontos fracos com dados do próprio desempenho.
Vantagens de estudar antes do edital do BB
Abaixo, o mentor lista as principais vantagens de estudar antes da publicação do edital:
1. Desenvolvimento de uma rotina de estudos
Passar em um concurso exige disciplina e constância, e isso não se constrói da noite para o dia.
"A construção da constância nos estudos acontece ao longo do tempo. Quando o edital for publicado, quem já tem uma rotina consolidada vai apenas fazer ajustes e revisar conteúdos", explica Felipe Gustavo.
Quem começa antes já chega no período pós-edital com uma estratégia organizada, aproveitando melhor o tempo disponível até a prova.
2. Aumento do foco e da concentração
A concentração é como um músculo: precisa ser treinada para se fortalecer. Estudar com antecedência ajuda a desenvolver o hábito de se manter focado, aumentando o rendimento ao longo do tempo.
"Encare o edital como a reta final de uma corrida. Se você não se preparar antes, pode chegar esgotado ou sem o ritmo adequado para a prova", alerta Felipe Gustavo.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
3. Possibilidade de ajustes na preparação
Nenhuma estratégia de estudos é perfeita desde o início. Durante a preparação, é comum encontrar dificuldades em algumas disciplinas ou perceber que um método de estudo não está funcionando como esperado.
"Quanto antes você começar, mais tempo terá para se conhecer, identificar seus pontos fracos e melhorar seu desempenho", enfatiza o professor.
4. Mais tempo para estudar e revisar
O conteúdo do Concurso do Banco do Brasil é extenso, e três meses pós-edital podem ser insuficientes para aprender tudo do zero. Quem inicia antes consegue:
- Fazer mais revisões;
- Resolver mais questões da banca organizadora;
- Consolidar melhor o conhecimento.
"Sua aprovação não será construída em poucas semanas. Ela será resultado de um processo contínuo, que exige dedicação e estratégia", reforça Felipe Gustavo.
5. Conhecimento aprofundado do conteúdo programático
Disciplinas como Vendas e Negociação, Informática e Conhecimentos Bancários têm grande peso na prova do Banco do Brasil, especialmente para o cargo de agente comercial.
Novo concurso Banco do Brasil segue em estudo
Um novo concurso Banco do Brasil vem sendo avaliado desde 2024, após comunicado interno divulgado aos funcionários.
Na ocasião, o banco confirmou que realiza levantamentos sobre as necessidades de pessoal em cada região e análises orçamentárias para definir a quantidade de vagas.
"No momento, estamos realizando estudo visando o lançamento de novo edital de seleção externa para o Banco, mapeando a necessidade de alocação de mão de obra, observando a capacidade negocial de cada região e o Planejamento estratégico e Orçamentário da Empresa", disse o BB em comunicado interno.
A instituição ainda mantém contrato ativo com a Fundação Cesgranrio, válido até dezembro deste ano, o que permitiria a publicação do edital sem a necessidade de uma nova licitação para escolha de banca.
É importante destacar que esse prazo de contrato está perto de expirar e, dessa forma, não está descartada a possibilidade de uma nova banca ser contratada.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil afirma que tem ciência dos prazos contratuais vigentes com a banca organizadora, mas não confirma se o contrato será prorrogado ou não.
No concurso anterior, as vagas foram divididas entre dois perfis profissionais:
- agente comercial: o escriturário tradicional, que atua principalmente no atendimento ao público nas agências do banco, com lotações em todos os estados; e
- agente de tecnologia: voltado para a área de TI, com atuação específica em Brasília (DF) e exigência de conhecimentos técnicos.





















