Não foi incluído no novo auxílio emergencial? Saiba como contestar!
Beneficiários que tiveram o novo auxílio emergencial negado podem apresentar contestação até o dia 12 de abril.
Autor:
Publicado em:07/04/2021 às 13:30
Atualizado em:07/04/2021 às 13:30
O primeiro ciclo de pagamentos do novo auxílio emergencial já começou. Desta vez, o dinheiro será destinado apenas a quem recebeu o benefício no ano passado, não permitindo novas inscrições e, ainda assim, esse grupo foi reduzido.
Pelas novas regras, as famílias beneficiadas precisam ter renda total de até três salários mínimos (R$3.300), desde que a renda per capita seja inferior a meio salário mínimo (R$550). Com isso, é possível que algumas pessoas que receberam o auxílio em 2020 tenham tido o benefício negado neste ano.
Para saber se o benefício foi aprovado, basta acessar o site da Dataprev e informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. A consulta também poderá ser realizada por telefone, no número 111.
Se o seu benefício foi negado, saiba que é possível contestar a decisão. A lista de beneficiários foi divulgada na última sexta-feira, 2, e o Ministério da Cidadania informou que o prazo para recursos é de 10 dias - ou seja, até o dia 12 de abril.
Para ajudar os beneficiários na hora dos recursos, a Pasta listou todos os motivos em que os pedidos podem ser recusados, classificando-os em dois tipos: os que permitem contestação e os que não permitem. Clique aqui e confira a lista →
Observou que o seu auxílio foi recusado por um motivo que permite contestação? Então, você pode fazer a reclamação no próprio site da Dataprev (o mesmo que permite consultar se o benefício foi aprovado).
Não foi incluído no novo auxílio emergencial? Saiba como contestar!
(Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)
Segundo o Ministério da Cidadania, a Dataprev realizará um novo processamento das contestações a partir de dados mais atualizados em suas bases. Isso quer dizer que todas as reclamações recusadas serão analisadas novamente no mês seguinte.
Em processamento...
Muitos beneficiários do novo auxílio estão reclamando que seus cadastros aparecem "em processamento" no app Caixa Tem. Ao G1, o Ministério da Cidadania afirmou que o status indica que o requerimento "está passando por uma nova avaliação".
Por isso, esses trabalhadores ainda poderão receber os valores do benefício, uma vez que o requerimento venha a ser aprovado. O órgão também disse que, se a aprovação acontecer após a data prevista para o pagamento, o auxílio será pago após a conclusão do processo.
Confira o calendário da primeira parcela do novo auxílio emergencial