Novo concurso PC MS é tema de reunião e visto como prioridade

Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira, 11, para discutir a realização de um novo concurso PC MS, com vagas para escrivão e investigador.

Concursos Previstos
Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:11/01/2024 às 19:27
Atualizado em:12/01/2024 às 09:25

O novo concurso PC MS começa a ganhar força. A seleção da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi tema de reunião nesta quinta-feira, 11. A previsão é contratar novos investigadores e escrivães.


O delegado-geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel, recebeu a secretária de Estado de Administração, Ana Carolina, em uma reunião que tratou a respeito do próximo concurso PC MS para policiais, além da contratação de servidores administrativos.


No encontro, o delegado-geral Roberto Gurgel enfatizou que o foco é o aprimoramento das condições de trabalho e o fortalecimento do efetivo da Polícia Civil.


Inclusive, a realização do concurso público foi discutida como prioridade na reunião. A solicitação, segundo o delegado, já está na Secretaria de Administração (SAD) e foi feita para preencher cargos de investigador e escrivão. O total das vagas ainda não foi revelado.


Sobre a contratação de servidores administrativos, a reunião abordou que o objetivo é otimizar os serviços internos da Polícia Civil.


O delegado-geral cita que a atuação desses profissionais é essencial para o bom funcionamento das atividades burocráticas, sobretudo para que os policiais possam concentrar os esforços nas investigações e no combate à criminalidade.

PC MS tem pedido para 400 vagas

No primeiro semestre do ano passado, o delegado-geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Roberto Gurgel Filho, confirmou um pedido em análise para preencher 400 vagas de investigador. Na época, as vagas para escrivão não chegaram a ser citadas.


Gurgel disse que o pedido foi feito junto à Secretaria de Segurança Pública, ainda em 2022, mas não pôde ser aprovado naquele ano por questões legislativas envolvendo o período eleitoral.


Ele destacou, ainda, que a autorização para este novo concurso envolve questões orçamentárias. No entanto, confirmou que há um pedido, que visa ao provimento de novos postos de investigador.

"Ano passado, em cima dessa questão da nossa gestão, nós fizemos um levantamento e a necessidade que nós mais temos hoje é no cargo de Investigador de Polícia. (...) O que eu posso dizer é que nós já temos o pedido para 400 vagas de Investigadores e dou conselho para que as pessoas estudem bastante", disse.

Embora já haja tratativas avançadas, ainda não há previsão de quando este edital novo edital será publicado.


Mas, o fato de um pedido ter sido feito e ele está em análise, reforça a iminência e quem está se preparando precisa intensificar os estudos.


Após as tratativas com a Secretaria de Administração avançarem, o processo de escolha da banca deve ser encaminhado.


Em 2024, querer é poder! Com o Qconcursos sua aprovação não é um sonho. É o próximo passo. Assine já!

Reunião discute a abertura de um novo concurso PC MS para escrivão e investigador

(Foto: Reprodução/Instagram)


Último concurso PC MS para investigador foi em 2017

O último concurso PC MS para a carreira de investigador ocorreu em 2017. Na época, foram ofertadas 180 vagas para a carreira de agente de polícia judiciária, sendo nas seguintes funções:

  • 100 vagas para escrivão de polícia; e
  • 80 vagas de investigador de polícia.

Já em 2021, ocorreu um concurso público, com oferta para os seguintes cargos:

  • perito papiloscopista: 42 vagas;
  • agente de polícia científica: 36 vagas;
  • perito oficial forense (perito criminal): 75 vagas; 
  • perito médico-legista: 53 vagas; e
  • delegado: 30 vagas.

O posto de investigador teve como requisito o nível superior em qualquer área. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais. A seleção foi de responsabilidade da organizadora Fapems.

Etapas de seleção

Os candidatos a investigador, no concurso anterior, foram avaliados pelas seguintes etapas de seleção:

  1. prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. avaliação médico-odontológica, de caráter unicamente eliminatório;
  3. Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter unicamente eliminatório;
  4. avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório
  5. prova de títulos, de caráter unicamente classificatório;
  6. prova prática de digitação, de caráter unicamente eliminatório;
  7. investigação social, de caráter unicamente eliminatório; e
  8. curso de formação policial, de caráter eliminatório e classificatório. 

Fique por dentro dos concursos!