Novo concurso PM-PI deverá ter edital anunciado até maio
Um novo concurso PM-PI deverá ter seu edital anunciado até maio deste ano, de acordo com o Governo do Estado do Piauí.
Autor:
Publicado em:21/01/2020 às 12:18
Atualizado em:21/01/2020 às 12:18
A Polícia Militar do Piauí deverá ter reforços este ano. De acordo com o Governo do Estado, um novo concurso PM-PIserá anunciado até maio, com oferta de vagas para o recém-criado 21º Batalhão de Polícia de Altos e os demais batalhões.
O anúncio foi feito na última segunda-feira, 20, pelo governo, após a assinatura do decreto de criação do 21º Batalhão pelo governador Wellington Dias. A unidade, segundo o governo, além do município com 40 mil habitantes, vai beneficiar as várias cidades ao entorno, como Pau D’Arco, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, Santo Antônio e São João da Serra.
No entanto, o edital deve sair antes deste prazo. Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) informou com exclusividade que foram solicitadas ao governo mais de mil vagas, devendo a seleção ser aberta em março e não maio deste ano.
De início, serão colocados à disposição mais dez policiais militares, que se somarão aos 24 que atuam em Altos. O concurso PM-PI, no entanto, trará reforços para a unidade.
"Tenho certeza de que os resultados serão positivos, com a diminuição significativa da violência na região", destacou o governador Wellington Dias.
O concurso PM-PI é aguardado desde 2019. Em junho, o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, afirmou que havia a necessidade de uma seleção com oferta de 500 vagas. O intuito, segundo o coronel, seria repor as saídas programadas para os próximos anos.
Ainda segundo o comandante, o concurso PM-PI precisaria do aval do Governo do Estado. Na época, de acordo com o coronel Lindomar Castilho, o governo cuidava das finanças do estado.
Nesta terça-feira, 21, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que a autorização ainda é aguardada. Ao que tudo indica, as oportunidades serão para o cargo de soldado. Porém, até o momento, a corporação ainda não confirmou qual carreira será contemplada.
O vencimento inicial, em 2017, era de R$3.100. A lotação dos classificados ocorreu nos batalhões de Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Avelino Lopes, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Oeiras e Bom Jesus, no Piauí.
Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, exame de saúde, Teste de Aptidão Física (TAF), exame psicológico e investigação social. A primeira etapa, o exame objetivo, teve 60 questões entre Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.