Um novo concurso Seduc AL para o magistério pode estar próximo! A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE AL) deu parecer favorável à seleção.
Agora, o processo será encaminhado ao Gabinete Civil para superior consideração do Chefe do Poder Executivo Estadual. Mas as expectativas são positivas, tendo em vista que o governador Renan Filho já se mostrou favorável à seleção.
Em dezembro, ele já havia garantido novos concursos no estado com, pelo menos, 4.500 vagas destinadas para a Saúde e à Educação. Dessas, 3 mil seriam para professores.
Agora, com o parecer favorável da PGE, publicado no Diário Oficial do Estado, o governador deve receber o processo em breve para dar o aval.
Importante destacar que o objetivo do novo edital é repor vacâncias, não sendo, portanto, impedido pelo estado de calamidade pública. O despacho da PGE também fala em adequação ao orçamento estadual.
Os professores da Rede estadual atualmente recebem inicial é de R$2.195,13, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Para ingressar na carreira pode ser exigido o curso Normal ou licenciatura, dependendo da especialidade, que ainda não foram divulgadas.
Segundo Renan Filho, a política de concursos regulares será adotada na Secretaria de Educação. A seleção é aguardada desde 2019.
"Será um ciclo de concursos públicos, em várias áreas, sobretudo as três principais. Nós vamos fazer concurso público para 3 mil professores, para a Saúde, com mais de 1.500 novas vagas, por conta das aberturas dos hospitais [...] e vamos contratar mais policiais militares, civis, peritos oficiais e para a Procuradoria do Estado."
Vale lembrar que, além da Saúde e da Educação, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio do estado (Seplag AL) já confirmou oito editais para 2021. São eles:
Em junho deste ano, Alagoas realizou um processo seletivo com mais de 160 vagas temporárias. Todas as oportunidades foram para cargos de nível superior. Em 2017, a Secretaria ofertou 850 vagas para professor.
Último concurso Seduc AL foi em 2017
O último concurso para professores efetivos em Alagoas foi realizado em 2017, sob organização do Cebraspe (antigo Cespe/UnB). A oferta era de 850 vagas.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, avaliação de títulos e perícia médica, realizadas em Arapiraca e Maceió. O exame de múltipla escolha seguiu o modelo tradicional da banca, no qual os candidatos tiveram que julgar 120 itens como 'certo' ou 'errado'. As disciplinas cobradas foram:
- Língua portuguesa
- Legislação
- Tecnologias educacionais e competências sócio-emocionais
- Conhecimentos específicos
A seleção atraiu cerca de 14.300 concorrentes.
O material de preparação da Folha Dirigida pode te ajudar:
✔ Smart Planner
✔ Folha Questões
✔ Por Dentro da Prova
✔ Editais verticalizados
✔ Vídeos com dicas