Concurso Pefoce tem comissão formada para novo edital com 170 vagas

A comissão do concurso Pefoce foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 24. Confira!

Autor:
Publicado em:24/11/2020 às 19:20
Atualizado em:24/11/2020 às 19:20

A Comissão responsável pelo concurso Pefoce já está formada. A publicação foi feita no Diário Oficial do Ceará desta terça-feira, dia 24.

Presidirá a comissão o servidor Átila Einstein de Oliveira. Além dele, farão parte do grupo Francisco Vanderlan Carvalho Vieira Filho, Victor Hugo Medeiros Alencar, Silvana Martins Rodrigues Dourado e Liano Levy Almir Gonçalves Vieira.

Publicação DO

A informação já havia sido adiantada pelo próprio governador do Estado, Camilo Santana, na tarde desta terça. Santana compartilhou nas redes sociais o momento da assinatura do decreto que nomeia a comissão.

"Acabo de assinar os atos administrativos criando as comissões responsáveis pelos concursos da área da segurança pública, que anunciei semana passada. Serão publicados já no Diário Oficial de hoje", compartilhou o governador em seu Instagram pessoal e profissional.

Vale lembrar, que junto com o concurso para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), o governador também anunciou na última semana concursos para a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado.

>>  Comece a estudar AGORA para os concursos da Segurança do Ceará  <<

Este é um passo importante nessa fase inicial do concurso. A comissão organizadora será a responsável por coordenar e fiscalizar todos os trâmites envolvendo a seleção. Desde a elaboração do projeto básico do concurso, escolha da organizadora, até a fase de homologação do resultado final. [tag_teads]

Pefoce
Governo do Ceará avança em mais uma etapa do concurso Pefoce
(Foto: Reprodução/Facebook)

Concurso Pefoce já tem cargos e vagas definidas

Segundo as informações divulgadas por Camilo Santana durante uma live realizada nas redes sociais do governo na última semana, o concurso Pefoce terá uma oferta de 170 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Perito criminal = 60 vagas;
  • Perito legista = 20 vagas;
  • Médico perito legista = 20 vagas; e 
  • Auxiliar de perícia = 70 vagas.

Para concorrer a qualquer uma das oportunidades, é preciso ter formação em nível superior. No caso dos médicos legistas, é exigida graduação específica em Medicina.
O cargo de perito criminal aceita graduações em: Análise de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia (Eletrônica, Mecânica, Química), Física e Química.

Para perito legista o requisito será a graduação em Farmácia. Já as oportunidades para auxiliar de perícia poderão ser concorridas por graduados em qualquer área. 

As expectativas pelo concurso são positivas. Especialmente porque há quase dez anos não é realizado um novo concurso para a Perícia Forense do Estado do Ceará.

Resumo do concurso Pefoce

  • Órgão: Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce);
  • Número de vagas: 170;
  • Cargos: perito criminal, perito legista, médico perito legista e auxiliar de perícia;
  • Requisitos: nível superior

Botão com link para assinatura

Pefoce não realiza novo concurso há quase dez anos

O último edital foi publicado em 2011 e também contou com uma oferta de 170 vagas, mesmo quantitativo previsto para a nova seleção. Além das vagas imediatas, havia chances para formação de cadastro de reserva.

Naquela época, as remunerações para os cargos variavam de R$1.897,61 a R$7.582,45. A carga trabalho era de 40 horas por semana.

O concurso foi organizado pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB) e contou com duas etapas de seleção.

A primeira consistiu em uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Foram cobradas questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Havia itens das disciplinas de Português, Atualidades, Noções de Informática e Noções de Direito Processual e Penal.

Na segunda fase do concurso, foram aplicadas as seguintes etapas:

  • Curso de formação e treinamento profissional, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), em conjunto com o Cespe/UnB;
  • Exame de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade dos órgãos que compõem o Sistema de Inteligência da Segurança Pública do Estado.

A Pefoce não conta com cadastro de reserva válido para suprir seu déficit de servidores. Sendo assim, a carência só poderá ser preenchida com a realização de um novo concurso.