Prefeitura de Niterói-RJ divulga novo edital para nível superior
A Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, realiza um novo processo seletivo para a Defesa Civil e Geotecnia.
Autor:
Publicado em:27/11/2019 às 07:12
Atualizado em:27/11/2019 às 07:12
A Prefeitura de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, divulgou um novo edital de processo seletivo para a contratação de profissionais em caráter temporário. A seleção visa provimento na Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.
A seleção é destinada a preencher 15 vagas mais formar cadastro de reserva em vários cargos de nível superior. Todos os selecionados receberão salário inicial de R$4 mil.
Para todos os cargos será exigido o cumprimento de 40 horas de trabalho semanal, sendo eles:
Tabela de vagas
Cargo
Vagas
Requisito
Analista geotécnico
2
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil ou Geologia e registro profissional no conselho de classe. Comprovar experiência na área de geotecnia de pelo menos 1 ano.
Hidrólogo
1
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil, Meteorologia e suas subáreas e registro profissional no conselho de classe. Comprovar experiência na área de hidrologia de pelo menos 1 ano.
Arquiteto
4
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e registro profissional no respectivo conselho de classe.
Geólogo
4
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Geologia e registro profissional no respectivo conselho de classe.
Geógrafo
2
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Geografia e registro profissional no respectivo conselho de classe. Comprovar experiência de pelo menos 1 ano em geoprocessamento (SIG).
Engenheiro Civil
2
Possuir diploma devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Engenharia Civil e registro profissional no respectivo conselho de classe.
As vagas serão preenchidas de acordo com a necessidade e conveniência da Administração Municipal, pelo prazo de 12 meses, que poderá ser prorrogável por tempo igual ou inferior a esse período, por no máximo 36 meses, ou seja, três anos.
O objetivo é a realização de atividades de defesa civil correlatas ao fortalecimento das ações de prevenção de risco no território municipal. O processo seletivo será executado pela própria pasta e organizado pela Comissão Especial de Avaliação.
Niterói-RJ abrirá inscrições em dezembro
Aqueles com os requisitos necessários que ficaram interessados em participar deverão ficar atentos ao cronograma. O prazo para inscrições será aberto no dia 4 de dezembro e ficará disponível até o dia 10, desse mesmo mês.
Os cadastros serão recebidos de maneira presencial, na Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (Rua Coronel Gomes Machado, 258, Centro), de 9h às 12h e de 13h às 17h, de maneira pessoal, não sendo aceita procuração ou correspondência.
Para este processo seletivo não será cobrado nenhum valor de taxa para inscrição. Ao se inscrever, os candidatos deverão apresentar a ficha preenchida corretamente, além de todos os seguintes documentos:
Cédula de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Comprovante de Residência (original e cópia);
Carteira de Trabalho (original e cópia);
Título de Eleitor e Comprovante de Votação da última eleição (original e cópia);
Diploma ou Certificado de Conclusão da escolaridade exigida (original e cópia);
Carteira de registro profissional no conselho de classe, nas vagas exigidas (original e cópia), com matrícula ativa;
02 (duas) fotos 3x4, coloridas e recentes;
PIS/PASEP (original e cópia), apenas aos candidatos que já possuíram vínculo empregatício;
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Certificado de Reservista ou de dispensa militar, quando do sexo masculino (original e cópia);
Currículo atualizado, descrevendo as atividades de formação e atuação profissional, bem como cursos concluídos em entidades oficiais, com relevância para as atividades relacionadas à área de atuação, devendo ser anexados os respectivos comprovantes de formação, capacitação e experiência profissional;
Todas as informações e documentos enviados são de responsabilidade exclusiva do candidato. Qualquer declaração falsa ou inexata acarretará no cancelamento imediato da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes.
O processo seletivo contará com uma única etapa, sendo ela análise curricular, que terá caráter classificatório. A tabela de critérios e pontuação consta no edital de abertura. O resultado preliminar está previsto para o dia 13 de dezembro, cabendo recurso até o dia 16, desse mesmo mês. A expectativa é homologar o processo no dia 20, também de dezembro.
O que faz um analista geotécnico?
Vistoria edificações e áreas para análise de risco;
Executa medidas operacionais e administrativas na prevenção de risco e desastres;
Procede à avaliação de danos materiais e prejuízos das áreas atingidas por desastres tecnológicos e naturais;
Elabora e revisa relatórios técnicos de vistorias com foco na análise de risco e propor ações mitigadoras;
Atua em projetos desenvolvidos pela Secretaria na gestão e prevenção de risco e desastres;
Acompanha obras geotécnicas realizadas para mitigação de risco no município;
Propõe soluções Geotécnicas para Mitigação dos riscos identificados nas ações de Defesa Civil, podendo incluir préprojetos, relatórios técnicos, planilhas etc;
Realiza pesquisas e estudos inerentes a análise de risco geológico e geotécnico assim como de correlação chuva x escorregamento;
Assessora em sua área de especialização o levantamento e desenvolvimento de projetos que visem à mitigação de riscos de desastres,
Elabora cartas temáticas com foco no reconhecimento do território municipal; e
Realiza pesquisas e estudos inerentes a sua área de atuação.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!