Provas do concurso CRF PA são adiadas devido ao Coronavírus
Deviso ao risco de contaminação pelo Coronavírus, as avaliações do concurso foram adiadas para 12 de julho.
Autor:
Publicado em:20/03/2020 às 10:59
Atualizado em:20/03/2020 às 10:59
As provas objetivas do concurso CFR PA foram adiadas por causa do risco de contaminação pelo Covid-19 (Coronavírus). A decisão foi divulgada por meio de um comunicado publicado no site da banca, a Fundação Cetap.
Os exames, que estavam agendados para o próximo domingo, 22 de março, foram adiados para o dia 12 de julho de 2020, quando a organizadora espera que a fase crítica de propagação e disseminação da pandemia já esteja controlada.
Se até o dia 12 de junho ainda houverem condições que desaconselham a realização da prova, poderá ser realizado um novo adiamento.
A medida levou em consideração a recomendação dos órgãos de saúde para que sejam evitadas reuniões e eventos com grandes aglomerações de pessoas, bem como o Decreto Estadual de n. 609/2020, de 16/03/2020, que suspendeu a realização de eventos, reuniões e manifestações de caráter público ou privado com mais de 500 pessoas.
A data da prova já havia sofrido alteração antes, por causa de um edital de retificação publicado no mês de fevereiro. Inicialmente, as avaliações que seriam realizadas no dia 15 de março, passaram para o dia 22. E agora com essa medida, os concorrentes terão até o mês de julho para se preparar.
O concurso CRF-PA, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, oferta 23 vagas nos níveis médio e superior. As oportunidades são para lotação em várias cidades, na capital Belém e outras, como Castanhal, Marabá, Redenção e Santarém.
Para quem tem nível médio são ofertadas 11 vagas para o cargo de agente administrativo e quatro para o de auxiliar administrativo. Para o superior há uma chance para advogado, seis para farmacêutico fiscal e uma para secretário executivo.
Como serão as provas do concurso CRF PA
As provas objetivas do concurso CRF PA serão compostas por 40 e 50 questões de múltipla escolha, dependendo do nível de escolaridade. Os cadidatos terão um total de três horas e 30 minutos para respondê-las, incluindo o tempo para marcação no cartão-resposta.
Para o nível médio, as perguntas serão de Língua Portuguesa (dez), Matemática e Raciocínio Lógico (dez), Noções de Informática (dez) e Legislação (dez). Já para quem tem nível superior, as questões serão de Língua Portuguesa (cinco), Noções de Informática (cinco) e Legislação (dez) e Conhecimentos Específicos (30).
Para ser classificado para a próxima etapa, será preciso tirar pelo menos seis pontos em uma escala de avaliação que vai de zero a dez; e obter nota que o classifique na proporção de 2:1 (dois para um) em relação à quantidade de vagas ofertadas para o cargo a que estiver concorrendo, respeitando o empate na última colocação.
Os candidatos de nível superior que forem considerados habilitados, passarão por prova de títulos, que terá caráter classificatório. Os aprovados no concurso que não foram classificados formarão o cadastro de reserva.
Coronavírus afeta concursos por todo país!
Os principais concursos do país foram suspensos devido ao risco de contaminação pelo Corvid-19 (Coronavírus). O IBGE adiou o censo demográfico 2020 para 2021 e suspendeu as provas dos concursos para agente censitário, que seriam aplicadas no dia 17 de maio, e para recenseador, que aconteceriam dia 24 de maio.
Outras seleções nacionais tiveram os exames suspensos, como o concurso da Marinha SMV Praças 2019, cujas provas seriam no próximo domingo, 22. O Ministério Público Militar também cancelou as provas do concurso que tinha as provas objetivas agendadas para o dia 26 de abril.
Concursos promovidos pelas Prefeituras de diversos estados brasileiros também foram suspensos. A FOLHA DIRIGIDA preparou uma matéria especial com a situação de cada concurso no brasil. Veja aqui.