Câmara aprova MP que permite reajuste salarial na Segurança do DF
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 971 que permite reajuste salarial para os servidores da Segurança do DF.
Autor:
Publicado em:22/09/2020 às 09:38
Atualizado em:22/09/2020 às 09:38
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) de nº 971 que assegura o reajuste salarial para servidores da Segurança do Distrito Federal. O texto agora seguirá para votação no Senado Federal.
E essa votação no Senado está prevista para acontecer já nesta terça-feira, 22, conforme consta na pauta da sessão do órgão. Você confere o resultado em breve aqui na Folha Dirigida.
É importante destacar que este é o prazo máximo para o texto ser votado no Senado, pois a partir desta data a medida perderá a validade e não poderá mais ser levada a diante.
O texto permite o reajuste salarial para as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, além dos Estados do Amapá, Rondônia e Roraima.
MP aprovada na Câmara permitirá reajuste na Polícia Civil do DF
(Foto: Governo do DF)
De acordo com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que viabilizou o sinal verde do Planalto para a MP, o acordo de recomposição faz parte de uma missão prioritária do governador Ibaneis Rocha desde o início de sua gestão.
O projeto foi enviado ao Planalto após encontros com representantes das forças de Segurança e de associações das categorias para debater os termos do documento.
"Há mais de um ano, o Governo do Distrito Federal viu que precisava recompor os salários das polícias. Fatores como a mudança da alíquota da Previdência e alteração de tempo de serviço reforçaram esse entendimento. Esse reajuste ajudará a amortizar o impacto, inclusive inflacionário, nos pagamentos das corporações", disse Anderson Santos.
O chefe da pasta, inclusive, publicou em suas redes sociais a aprovação da Câmara dos Deputados, marcando o governador do DF e pontuando:
"Há alguns dias, me reuni com o relator do projeto para reforçar a importância da matéria e sua urgente apreciação em plenário.
Sem dúvida, é uma vitória também do @gov_df @ibaneisoficial @ssp.df que desde o começo desta gestão não mediram esforços para que este dia chegasse. Obrigado ao relator, deputado Luís Miranda, por ter entendido a importância deste pleito e ter feito uma relatoria à altura. Estendo nossos sinceros agradecimentos à bancada de deputados e senadores do DF aderiram à causa nas reuniões e votações do texto."
Ainda segundo Anderson Torres, o aumento previsto encontra-se dentro da média de 8% para ambas as corporações.
"Pelo fato de as estruturas das carreiras militares e da Polícia Civil serem muito distintas, nossa meta foi garantir os valores finais bem próximo, para mantê-los o mais justo possível", disse.
Concursos PC DF estão suspensos, mas Justiça pede explicações
Na última semana, a Polícia Civil do Distrito Federal comunicou que os concursos de agente e escrivão estão suspensos, em virtude da não possibilidade de aplicação das provas na data prevista. Ainda não há previsão de retomada.
O juiz, todavia, manteve a suspensão, mas deu um prazo de 48 horas para que o Governo do DF, a Secretaria de Saúde e a Polícia Civil entreguem suas justificativas.
Mesmo ainda sem uma data, mantenha seus estudos a todo vapor. Veja abaixo o que vai cair em cada prova, que contará com 120 questões no modelo Certo ou Errado, tradicional da banca:
Escrivão de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Matemática e raciocínio lógico
Agente de polícia
Conhecimentos Básicos - 50 questões
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Conhecimentos sobre o Distrito Federal
Legislação
Matemática e Raciocínio Lógico
Atualidades (somente para a Prova Discursiva)
Conhecimentos específicos - 70 questões
Noções de Direito Administrativo
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Penal
Noções de Direito Processual Penal
Noções de Direitos Humanos
Informática
Estatística
Contabilidade
Concursos PCDF somam 2,1 mil vagas
Os concursos de agente e escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal somam 2.100 vagas. A maior demanda é para o agente, com 1.800, sendo 600 imediatas e as demais para cadastro.
O escrivão oferece 300 chances, sendo todas para provimento imediato. Todas as oportunidades são para graduados. Além disso, ambas as carreiras pedem 18 anos ou mais (não há idade máxima) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria "B" ou superior em plena validade.
Tanto escrivão quanto agente proporcionam uma remuneração inicial que começa na terceira classe, com o escrivão de polícia ganhando R$8.698,78. Com as progressões, o policial passa pela segunda e primeira classe, até chegar na especial, cujo valor pago será de R$13.751,51.
Confira o material de preparação da FOLHA DIRIGIDA e comece já os estudos para o concurso!