Recode tem inscrições abertas para qualificação em tecnologia

Oferta é 216 vagas distribuídas pelo Rio de Janeiro e São Paulo

Autor:
Publicado em:26/05/2020 às 15:00
Atualizado em:26/05/2020 às 15:00

A ONG Recode, focada na transformação social e empoderamento digital de jovens, está com inscrições abertas para um programa de formação profissional gratuito. São oferecidas 216 vagas para capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social na área de Tecnologia, como desenvolvedores Full Stack.

Esses profissionais atuam em diversas partes de um projeto de desenvolvimento de softwares (sistemas e aplicativos). A atuação pode ocorrer durante a criação da interface, do código ou banco de dados.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e comunicação (Brasscom), em 2019, existiam 160 mil vagas não preenchidas no mercado de tecnologia. Diante disso, a Recode trabalha para ampliar o horizonte de brasileiros para essa demanda mercadológica. 

“Estamos no alvorecer da quarta revolução industrial. Hoje, o que se fala no mundo é sobre as novas habilidades digitais, como se adaptar e se recodificar. O Recode Pro é a solução da Recode para formar e inspirar jovens em situação de vulnerabilidade para serem participantes desse novo mundo”, destacou Rodrigo Baggio, fundador e presidente da Recode.

+ Cursos EaD também serão ofertados pelo Sisu

Código de programação
Pessoas sem experiência também podem se inscrever na formação
(Foto: Pixabay)

 

Estudantes desenvolverão habilidades importantes para o mercado de trabalho

Além do conhecimento técnico, os participantes do Recode Pro passarão por um processo de desenvolvimento de capacidades essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, criatividade, atuação profissional e resolução de problemas.

Do total de vagas, 162 são para São Paulo e 54 para o Rio de Janeiro. Para participar do curso é preciso ter idade entre 18 e 39 anos, ensino médio completo e renda de até um salário mínimo por pessoa. As inscrições ficarão abertas até o dia 26 de junho, no site da ONG.

Automaticamente, os candidatos estarão inscritos em três cursos online da plataforma Recode, cujo acesso ficará liberado entre os dias 25 de maio e 30 de junho. São eles:

  • Gestão de Projetos e Aplicativos de Impacto;
  • Tecnologias exponenciais; e 
  • Aprendendo a programar.

+ Santander oferta 240 bolsas para curso online de programação

Depois disso, no dia 3 de julho, será feita a divulgação dos classificados para o Hackathon Virtual. O evento marcado para acontecer entre os dias 13 e 17 de julho consiste em um desafio em que os participantes divididos em times desenvolvem soluções tecnológicas para as questões propostas.

A pré-seleção no Hackathon será divulgada no dia 20 de julho, no site do programa. Esses candidatos passarão por uma fase de entrevistas individuais, que deverão ser realizadas entre os dias 6 e 19 de agosto.

A lista final dos aprovados será divulgada no dia 24 de agosto. Serão 216 vagas imediatas e 38 para formação de lista de espera. O resultado será publicado no site e nas redes sociais da Recode. Os selecionados também serão notificados pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição. 

Botão com link para Newsletter

Este ano, formação será realizada inteiramente online

O curso terá duração de seis meses. Ao final da formação, os alunos participam de uma feira   de talentos, onde são colocados em contato com profissionais de RH de grandes empresas do mercado.

A edição do programa deste ano será feita totalmente online, com a supervisão de monitores via lives e webinars. A medida visa ao atendimento das recomendações de distanciamento social, para controle dos riscos de contágio por Covid-19.

A organização ainda esclareceu que um dos seus princípios é valorizar a diversidade. “Pelo menos 51% dos participantes serão negros, pardos ou indígenas, 40% serão mulheres e, como critério de desempate, PCDs e LGBTQI+ terão prioridade”, informaram.

+ Carrefour oferta 25 mil bolsas de capacitação gratuita na área de TI

Esta é a segunda edição do programa. Em 2019, cerca de 80% dos participantes do curso conseguiram emprego após a formação. O salário médio de contratação desses jovens é de R$ 4.500,00.

João Vitor Garcia, aluno do Recode Pro 2019 na turma de São Paulo, foi um dos alunos que conseguiu uma recolocação no mercado após a formação. Segundo Garcia, ao longo do curso ele teve a oportunidade de aprender sobre programação e sobre as relações humanas.

“Mas o mais importante foi descobrir todo o meu potencial, e isso mudou a minha vida”, diz o ex-estudante da Recode, que foi contratado pela Coteminas.