Concurso PF agente administrativo 2025: qual banca será definida?

Saiba tudo sobre o concurso PF agente administrativo 2025: histórico de bancas, tendências para a escolha da organizadora e o que falta para o edital.

Concursos Previstos
Autor:Repórter Folha
Publicado em:13/01/2025 às 16:32
Atualizado em:13/01/2025 às 16:32

A Polícia Federal tem concurso PF agente administrativo autorizado. São 100 vagas para a carreira que exige o nível médio como escolaridade e tem remuneração inicial de R$6.173,31.


Ao todo, a área Administrativa da corporação vai abrir 192 oportunidades imediatas, sendo 92 de nível superior. Mas qual deve ser a banca da próxima seleção?


A iminência de um novo concurso para agente administrativo da Polícia Federal gera grande expectativa entre os concurseiros.


A escolha da banca é importante, pois define o estilo das provas, o nível de dificuldade e até mesmo a forma de abordagem dos conteúdos.


Ao levarmos em consideração o histórico das bancas organizadoras dos últimos concursos para agente administrativo da PF, de nível médio, podemos identificar possíveis tendências e apostas para o próximo edital.


Está preparado para ir em busca do seu sonho de trabalhar na Polícia Federal? Baixe o ebook gratuitamente e comece a estudar!


Histórico das bancas do concurso PF agente administrativo


Para entendermos melhor o cenário atual, é fundamental revisitar os últimos concursos da PF que ofereceram vagas para agente administrativo.


O concurso mais recente para este cargo ocorreu em 2013, e a banca organizadora foi o Cespe, atual Cebraspe.


O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos também aplicou as provas do concurso realizado em 2004


Neste século, a corporação só realizou dois concursos com vagas para a carreira de agente administrativo.


Ainda não há uma confirmação oficial sobre qual banca organizará a próxima seleção.


No entanto, analisar o histórico e as tendências podem nos permiti ter uma ideia do favorito para organizar a próxima seleção.


Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!



Qual será a banca do próximo concurso PF agente administrativo?


Com base no histórico de concursos e nas tendências atuais, algumas bancas se destacam como possíveis organizadoras do próximo concurso para agente administrativo da Polícia Federal (PF).


Entre elas, o Cebraspe se sobressai devido à sua tradição em concursos para órgãos federais, incluindo os concursos de 2013 e 2004.


Com seu formato de questões de "certo ou errado", que anula uma resposta certa em caso de erro, o Cebraspe exige uma preparação estratégica e cuidadosa dos candidatos.


Outra banca com espaço é a Fundação Getulio Vargas (FGV), reconhecida por sua atuação em seleções como Receita Federal e Ebserh.


A abordagem da FGV costuma privilegiar a interpretação de texto, o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conhecimentos, sendo uma opção relevante para concursos de alto nível.


Já a Fundação Cesgranrio, que recentemente organizou o Concurso Nacional Unificado (CNU), também entra na lista de possibilidades, ainda que com menor probabilidade em relação às duas anteriores.



Quais os fatores que podem influenciar a escolha da organizadora?


A escolha da banca organizadora do concurso da PF não é aleatória e leva em conta fatores específicos. Entre eles, destaca-se a experiência em concursos públicos, garantindo que a banca tenha capacidade logística e técnica para conduzir seleções de grande porte.


Outro fator determinante é a reputação e credibilidade da banca, transmitindo confiança aos candidatos e assegurando a lisura do processo seletivo.


Por fim, a proposta técnica e o preço apresentado pela organizadora também têm peso na decisão, equilibrando qualidade e custo para atender às necessidades da Polícia Federal.


PF já confirmou início dos preparativos


A Polícia Federal confirmou, oficialmente, que já deu início aos preparativos para a realização do seu novo concurso PF Administrativo, com chances nos níveis médio e superior.


De acordo com a corporação, os procedimentos preparatórios estão sendo conduzidos pela Diretoria de Gestão de Pessoas, mas ainda sem prazos definidos para a conclusão.


A seguir, veja a resposta acessada com exclusividade pelo Qconcursos Folha Dirigida:

"Conforme a portaria, a Polícia Federal (PF) tem o prazo de até seis meses para a publicação do edital de abertura do concurso público. A Diretoria de Gestão de Pessoas está adotando os procedimentos preparatórios para a realização. No momento não existe a previsão de data para publicação do edital", disse a PF.

Segundo a portaria de autorização do concurso, o edital deverá ser publicado em até seis meses, ou seja, até junho de 2025.


O prazo mínimo entre a divulgação do edital e a realização da primeira prova será de dois meses.


Clique e saiba mais.

Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos