Retrospectiva 2020: principais acontecimentos do mercado de trabalho

Retrospectiva da Folha+ traz o impacto da pandemia na empregabilidade. E ainda: inclusão, diversidade, tendências do mercado de trabalho e mais!

Autor:
Publicado em:31/12/2020 às 10:00
Atualizado em:31/12/2020 às 10:00

Estamos chegando ao final de 2020. Ufa! O que esperar para o próximo ano? Os desejos são inúmeros: retomada da economia, crescimento da oferta de empregos, mais igualdade salarial, inclusão das minorias no mercado de trabalho, fim da pandemia... 

Aproveitando esse clima de despedida do ano velho e de saudações para o ano novo, Folha+ preparou uma Retrospectiva 2020 com os acontecimentos que marcaram o dia a dia de milhares de profissionais. 

O ano foi difícil. Não podemos falar dele sem citar a crise provocada pelo novo Coronavírus, que impactou não só o Brasil, mas todos os outros países, independente de crença, cor e religião. 

Junto com toda essa crise e recessão veio o desemprego. Dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE) mostram que 14,1 milhões de brasileiros estavam desempregados no trimestre móvel encerrado em outubro. 

Os números apresentam um crescimento de 931 mil desempregados em comparação ao trimestre anterior, encerrado em julho deste ano. Com isso, a taxa de desemprego subiu de 13,8% para 14,3%, sendo o maior percentual para o período desde o início da pesquisa em 2012. 

Apesar do crescente número de desempregados, a população ocupada ficou em 84,3 milhões, o que representa uma alta de 2,3 milhões (2,8%) frente ao trimestre anterior. 

O que explica a piora no desemprego mesmo com mais pessoas empregadas é o aumento no número de brasileiros que decidiram ir às ruas para buscar uma vaga de emprego. Para o IBGE, é considerado desempregado quem procurou por trabalho na semana em que a pesquisa foi realizada.
 

"Tem mais gente se oferecendo ao mercado de trabalho do que empregadores querendo empregar. É necessário um tempo para que o mercado de trabalho volte a se ajustar, e isso considerando que as questões pandêmicas não piorarão", afirmou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.

Veja também: 6 lições que o profissional aprendeu (ou não) no ano de 2020

Como nem só de notícias ruins se faz uma retrospectiva, também separamos alguns acontecimentos para deixar o seu coração quentinho e esperançoso nesse início de 2021. Confira! 

Retrospectiva Folha+ 2020
Chegou a hora de relembrar os acontecimentos marcantes de 2020
(Foto: Divulgação)


Seleções exclusivas para candidatos negros

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é de extrema importância que as empresas passem a adotar medidas que sejam capazes de democratizar o acesso ao mercado de trabalho para diferentes profissionais. 

No ano em que ouvimos, lemos e presenciamos diversas notícias sobre o racismo, algumas empresas abriram seleções exclusivas para candidatos negros. O objetivo? Trazer diversidade racial para as organizações. 

Entre as empresas que adotaram seleções exclusivas para candidatos negros estão: Magazine Luiza, com o seu programa de trainee; e a Ambev, com o seu programa de estágio. 

Além dessas, outras organizações abriram processos seletivos voltados para profissionais negros. São elas: 

  • Nestlé - Programa de Mentoria para profissionais negros
  • Tim - Movimento Afro Presença
  • Movile - Iniciativa Empretece
  • QuintoAndar - Programa de Estágio (com inscrições abertas

Seleção às cegas 

Ainda falando sobre inclusão, algumas empresas, como Danone, Burger King e Pepsico, apostaram em um processo seletivo inovador: seleção às cegas. A ideia consiste em avaliar o candidato priorizando suas competências comportamentais e fit cultural. 

Para isso, essas organizações excluíram alguns requisitos que estão sempre presentes: limite de idade, conhecimento de Inglês, cursos e faculdades específicas. 

Na ocasião em que a Danone abriu processo seletivo de estágio e de trainee às cegas, Pollyana Pádua, Head de Talentos e Diversidade da empresa, explicou que o objetivo era buscar por um ambiente diverso e inclusivo, e por isso, não avaliar critérios como inglês, idade, curso ou universidade era motivo de orgulho para todos da companhia.

enlightened Será que em 2021 outras empresas serão incentivadas a abrirem seleções às cegas? Estaremos aqui para acompanhar e noticiar! 

Recrutamento online 

Quer conseguir um emprego em 2021? Além de se preparar para a vaga, esteja pronto para os processos de recrutamento online. Uma recente pesquisa do LinkedIn com mais de 1.500 usuários, entre eles, líderes de pessoas, mostrou que os processos seletivos online vieram para ficar: 81% dos profissionais disseram acreditar que eles se manterão no pós-pandemia.

Um outro dado apresentado pelo estudo "Um olhar do digital sobre a saúde mental e o trabalho", produzido pela Decode em parceria com o Grupo Kronberg, apresenta um aumento de tráfego das principais plataformas de recutamento online. 

Segundo especialistas, entre os benefícios desse crescimento estão a redução de custo e tempo de contratações, o que facilita a dinâmica e o tempo dos candidatos e das empresas. 

Entre as plataformas de recrutamento online que tiveram aumento de tráfego estão: 

  • Gupy: +188%
  • Skeel.com: +124% 
  • Taqe.com: +87%
  • Mindsight.com: +78%
  • Connekt.com: +71% 

Home office 

Por conta da pandemia, governos do Brasil e do exterior precisaram iniciar medidas para conter a disseminação da Covid-19. Uma das alternativas encontradas foi o isolamento social, o que provocou uma inesperada mudança na forma de trabalhar. 

De uma hora para a outra, profissionais de diferentes empresas passaram a exercer suas atividades de trabalho remotamente, ou seja, sem sair de casa. Alguns levaram tempo para se acostumar e ainda estão tentando se adaptar. Outros amaram a experiência e não querem voltar aos escritórios nem tão cedo. 

O que talvez seja uma opinião comum para todos aqueles que fizeram trabalho remoto em 2020 é a possibilidade de ter horários mais flexíveis. Aliás, o home office e a flexibilidade estão entre as tendências para o fututo do trabalho. 

De acordo com Daniel Schwebel, country manager da Workana no Brasil, o home office deixou de ser opção. Agora, o trabalho remoto deve figurar no mercado de trabalho como preferência de mais de 94,2% dos profissionais CLT. 

Outro ponto que merece ser destacado com a possibilidade do home office é a ampliação de contratações de profissionais de outros estados. 

Uma pesquisa da Revelo, por exemplo, registrou que com o boom do home office, houve um aumento de 20% nas contratações de profissionais fora do eixo Rio-São Paulo. 

Esse movimento está ocorrendo principalmente nas áreas de Tecnologia, Negócios, Marketing Digital e Finanças. A maioria das oportunidades se distribui entre os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, além do Distrito Federal.

"Esta curva de contratações em outras regiões gerada pelo teletrabalho reforça que a alternativa deu certo e veio para ficar. Temos flexibilidade, economia de tempo e, sobretudo, diversidade cultural. Pessoas de lugares distintos acrescentam visões diferentes e isso só enriquece o negócio das empresas empregadoras", explica Patrícia Carvalho, CMO da Revelo.

Ensino a distância 

Assim como o trabalho remoto, o ensino a distância (EaD) também marcou o ano de 2020. E não estamos falando apenas das escolas e universidades que precisaram suspender as aulas por conta da pandemia. 

Muitas pessoas aproveitaram o tempo livre em casa para aprenderem conteúdos novos ministrados por cursos online. Dados coletados pela Unicesumar mostram que a procura por cursos EaD ou híbridos cresceu 39% entre agosto e outubro deste ano. 

O levantamento aponta que as graduações mais visadas são nas áreas de: 

  • Saúde e bem-estar (85%)
  • Tecnologia (64%)
  • Engenharia (56%)

Para se ter uma ideia de como o EaD impactou a vida dos brasileiros e incentivou a busca por conhecimento sem sair de casa, a ferramenta Google Trends, que mostra os mais populares termos em um passado recente, tem no top 5 as seguintes consultas relacionadas:

  1. Cursos online quarentena
  2. Cursos online gratuitos quarentena
  3. Harvard cursos online gratuitos 2020
  4. Sebrae cursos online gratuitos 2020
  5. Cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC 2020

É importante ressaltar que todos esses conteúdos apresentam aumento repentino nas buscas, o que mostra a transformação e o crescimento do ensino a distância no país.  

Newsletter Folha+