São Paulo terá mais coworkings para fomentar empreendedorismo 

Espaços públicos devem ficar prontos no próximo mês

Autor:
Publicado em:19/06/2020 às 07:00
Atualizado em:19/06/2020 às 07:00

Em julho, deverá ser inaugurado dois novos Teias, como são chamados os coworkings públicos da Prefeitura de São Paulo, nos bairros de Heliópolis e Jardim Edite, zona sul da capital.

Os novos espaços de trabalho compartilhados irão auxiliar empreendedores da periferia a estruturar o próprio negócio, sobretudo com as dificuldades advindas da crise econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus, com a retomada da economia.

“As novas unidades do Teia em Heliópolis e Jardim Edite serão responsáveis por expandir o empreendedorismo na periferia, incentivando negócios já existentes nas regiões e sendo também um espaço de apoio para o surgimento de novas iniciativas de geração de renda para as comunidades locais”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O primeiro Teia foi inaugurado na região de Taipas, em maio de 2019. A unidade já recebeu mais de 3.800 empreendedores. No ano passado e neste, foram inauguradas mais quatro unidades, em diversas regiões da cidade.

Nesses locais, os donos de negócios podem utilizar gratuitamente mesas de trabalho, computadores, salas de reuniões e internet rápida, além de terem acesso a conteúdos e mentorias que estimulem a criação e o desenvolvimento de comunidades locais de empreendedores.

 

Ao todo, a capital paulista já conta com cinco Teias
(Foto: Pixabay)

 

A Agência de Desenvolvimento de São Paulo (Ade Sampa), responsável por executar os espaços, já abriu edital, válido até 30 de junho, para selecionar duas entidades que vão gerir cada um dos dois coworkings durante 12 meses. 

Os selecionados contarão com uma verba de R$143,4 mil por ano para realizar atividades de qualificação e desenvolvimento de redes locais, além da consolidação e reporte mensal dos registros das atividades realizadas.

“Mesmo com a pandemia pretendemos iniciar as atividades dos novos Teias, mesmo que de forma on-line, promovendo a qualificação empreendedora dos moradores da região, criando e fortalecendo redes locais para o desenvolvimento dos negócios e ampliação de vendas de produtos e serviços”, explica Frederico Celentano, presidente da Ade Sampa.

As empresas interessadas podem concorrer através do site da Ade Sampa.

Santander premia empreendedores que criarem soluções pós-pandemia

O Santander Universidades está com inscrições abertas para desafio global Santander X Tomorrow Challenge. O projeto tem como objetivo buscar soluções que ajudem a transformar a realidade do mundo após a Covid-19 e destina-se a empreendedores pessoas físicas e jurídicas. 

Os empreendedores poderão apresentar projetos em quatro categorias que reúnem alguns dos principais desafios no atual cenário. São eles: 

  • Criação de empregos; 
  • Transformação de competências pessoais;
  • Reinvenção e reabertura de empresas e indústrias; e
  • Novas oportunidades de negócios.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Santander X Tomorrow Challenge até o dia 2 de julho. 

+ Leia mais sobre o Santander Universidades