Secretário anuncia fim de OSs e concurso Fundação Saúde RJ pode sair
Alex Bousquet, secretário de Saúde do Rio de Janeiro, falou sobre encerramento dos contratos com OSS após denúncias.
Autor:
Publicado em:18/08/2020 às 18:30
Atualizado em:18/08/2020 às 18:30
O Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alex Bousquet, anunciou nesta terça-feira, dia 18, que os contratos com as Organizações Sociais de Saúde (OSs) deverão ser encerrados. A Fundação Saúde será a responsável por assumir a gestão dos hospitais do Estado, o que pode ocasionar a realização de novos concursos para o órgão.
Em entrevista ao RJ1, da TV Globo, o secretário disse que a decisão foi tomada após uma série de denúncias relacionadas às contratações emergenciais no Estado.
Além do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, também passará a ser administrado pela Fundação Estadual de Saúde. A previsão é de que a Fundação assuma o gerenciamento do Samu a partir do dia 23 de setembro, data do fim do contrato entre a Secretaria de Saúde e a Organização Social OZZ Saúde, atual responsável pelo Samu.
De acordo com Bousquet, o objetivo é que nos próximos dois anos as OSS deixem a administração estadual, sendo substituídas pela Fundação Estadual:
"Entendemos que esse modelo está esgotado, e alternativa é a fundação", disse Bousquet.
Mudança pode acarretar em novos concursos para Saúde no RJ
O secretário ainda destacou que não há intenção de demitir os funcionários atuais e trocar toda a estrutura já existente. Mas, o aumento na demanda de serviços na Fundação pode acarretar na realização de novos concursos públicos.
De acordo com a Lei nº 5.164, de 17 de dezembro de 2007, que institui a Fundação, a admissão na instituição deve ser feita via concurso público, com provas e provas de títulos.
O último concurso para efetivos da Fundação Estadual de Saúde do Rio de Janeiro foi realizado em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de níveis médio e técnico.
As contratações na Fundação são pelo regime celestista. Ou seja, que prevê os benefícios previdenciários aos servidores.
Fundação Saúde RJ tem seleção em andamento para temporários
A Fundação Saúde RJ está com processo seletivo em andamento. A seleção que ofertou 4.081 vagas temporárias, está na fase de convocação dos aprovados.
Foram oferecidas vagas para candidatos de níveis médio técnico e superior. Os salários oferecidos chegam a R$6,4 mil, dependendo da função.
Mais de 23 mil pessoas se candidataram a uma vaga. Foram oferecidas chances para os cargos de: assistente social; biólogo em Análises Clínicas; enfermeiro; engenheiro de Segurança do Trabalho; farmacêutico bioquímico; farmacêutico hospitalar;
físico nuclear; fonoaudiólogo; médico (diversas especialidades); nutricionista; odontólogo; e psicólogo.
A duração dos contratos será de dois anos. O período ainda poderá ser prorrogado por mais um ano, a critério da Fundação.