Exército prorroga inscrições para seleção de oficiais e sargentos

A 5ª Região Militar prorrogou o prazo de inscrições para oficiais e sargentos, além de inserir áreas para concorrência.

Autor:
Publicado em:09/09/2019 às 11:26
Atualizado em:09/09/2019 às 11:26

O prazo de inscrição para a seleção do Serviço Militar temporário da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro (5ªRM), em Santa Catarina e no Paraná, foi prorrogado. Os cadastros dos interessados, que seriam aceitos até esta segunda-feira, 9, podem ser efetuados agora até a próxima segunda, 16.

Os interessados podem se inscrever pelo site do Comando da 5ª Região, na aba 'Serviço Militar', sem a necessidade de pagar uma taxa de inscrição. As vagas são para os níveis médio, médio/técnico e superior.

Também foram inseridas quatro novas áreas nos avisos de convocação: Fisioterapia com especialização Traumato-Ortopedia, Anestesiologia, técnico em meio ambiente e técnico em laboratório de ciências da natureza.

Ao todo, são mais de 120 áreas de atuações para os cargos de oficial técnico, sargento técnico, médico, farmacêutico, dentista e veterinário. As remunerações são de R$8.321,67 para oficiais (incluindo médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários) e de R$4.437 para sargentos.

Para sargentos técnicos temporários a exigência é o nível médio ou médio/técnico. Entre as áreas com vagas estão Administração, Contabilidade, Comunicação, Cozinha, Enfermagem, Finanças, Informática, Logística, Magistério, Mecânica e Recursos Humanos.

Concursos abertos na semana somam mais de 2 mil vagas

Já para oficial, as oportunidades exigem nível superior, em Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Contabilidade, Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharias, Fisioterapia, Informática, Museologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Magistério (diversas áreas), entre outras. 

Podem participar do processo brasileiros natos, de ambos os sexos, com formação equivalente ao cargo. O período de serviço pode ser prorrogado anualmente, a critério do Comando da 5ª RM, até o tempo máximo de oito anos. 

Serviço Militar temporário do Exército da 5ª Região Militar prorroga inscrições
e insere novas áreas para seleção (Foto: Divulgação)

Entenda as etapas de seleção

Os candidatos passarão por sete etapas. São elas: análise curricular preliminar, apresentação de documentação, comprovação de títulos, entrevista, inspeção de saúde, exame de aptidão física e inspeção de saúde complementar.

Para a primeira, os candidatos devem anexar seus documento no sistema online no momento da inscrição.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos?

Folha Dirigida + Degrau Cultural

Após as primeiras fases, os habilitados passam por apresentação de documentação e comprovação de títulos. Logo após, acontecerão as entrevistas e escolha da organização militar.

Os aprovados realizam o exame de aptidão física, que é aplicado em dois dias. No primeiro dia, os exercícios são flexão de braços e abdominal supra, e no segundo, corrida de 12 minutos.

Seu concurso tem teste físico? Confira as dicas!

A última fase é a inspeção de saúde complementar, realizada na organização militar onde o aprovado irá atuar. Algumas áreas também incluem teste prático e exame de habilidade, além de teste escrito e didático. A seleção formará um cadastro de reserva que terá validade até agosto de 2020, podendo ser prorrogado por mais um ano. [VIDEO id="8957"]