SMS RJ abre 72 vagas para médicos de diversas áreas
Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro desta sexta-feira, dia 10, o edital da SMS-RJ com 72 vagas de médicos.
Autor:
Publicado em:10/01/2020 às 03:23
Atualizado em:10/01/2020 às 03:23
Foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro desta sexta-feira, dia 10, o edital do processo seletivo da SMS-RJ, com 72vagas temporárias de médicos, distribuídas em diversas especialidades. A remuneração oferecida aos futuros profissionais da Secretaria de Saúde do Município é de R$6.892,06.
As vagas estão distribuídas entre as diferentes especialidades:
Anestesiologista (10)
Obstetra (13)
Pediatra (04)
Pediatras para salas de parto (11)
Anatomia patológica (01)
Intensivista pediátrico (3)
Neurologista – EEG (1)
Cardiologista – Unidade Coronariana (2)
Clínico geral (16)
Infectologista (2)
Neurocirurgião pediátrico (1)
Cirurgião vascular (2)
Cirurgia plástica (3)
Cirurgia geral (1)
Psiquiatra (2)
Os aprovados servirão em diferentes hospitais do município.
Inscrições no concurso SMS-RJ começam nesta sexta, 10
Os interessados no concurso poderão se candidatar a partir das 9 horas desta sexta-feira, 10, presencialmente, na sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 sala 601, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ. As inscrições seguirão abertas até o dia 24 de janeiro.
No ato da inscrição, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição que conta no edital, junto com os seguintes documentos:
a) Documento de Identidade com foto;
b) CPF;
c) Título de Eleitor e comprovação de estar quite com as obrigações eleitorais;
d) Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os do sexo masculino;
e) Se estrangeiro, apresentar CARTA DE NATURALIZAÇÃO nos termos da legislação em vigor;
f) Diploma que comprove a conclusão do curso de graduação;
g) Certificado ou Diploma da Especialização ou Residência;
h) Registro do Órgão Fiscalizador da Profissão;
i) Currículo preenchido no padrão estabelecido no edital, acompanhado de toda a documentação comprobatória, inclusive CTPS (comprovação de experiência), se for o caso;
O concurso terá apenas a etapa de análise curricular, com publicação do resultado marcada para o dia 3 de fevereiro. O resultado final e homologação estão marcados para o dia 10 do mesmo mês.
Cremerj pede novos concursos SMS-RJ para repor servidores
A falta de servidores na Saúde do município do Rio de Janeiro tem acarretado uma série problemas de atendimento nos hospitais. Por causa desta situação, profissionais do Cremerj pedem novos concursos SMS-RJ.
Em entrevista concedida ao Bom Dia RJ, Rafael Câmara, um dos conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), afirmou que a situação só vai melhorar quando a prefeitura contratar pessoal efetivo.
“Os colegas que estão trabalhando são de concursos antigos, pessoal que ganham salário irrisório. As contratações por OS não estão mais ocorrendo, porque falta dinheiro. Há um problema enorme de mão de obra (...).”
Ainda segundo Câmara, a falta, principalmente, de médicos se estende pelas UPA’s, Clínicas da Família e hospitais municipais, como é o caso do Salgado Filho, no Méier. Lá, um único médico chegou a ficar responsável sozinho pelo Centro de Terapia Intensiva e outros dois pela emergência.
Também faltam enfermeiros, de modo que amigos e parentes de paciente precisam fazer as vezes desses profissionais, auxiliando na alimentação e suporte aos doentes. Câmara denuncia que casos fatais podem aumentar por conta da situação de infraestrutura e mão de obra.
“Isto é o cenário de uma masmorra medieval e não de um hospital. Um médico atendendo 45 pacientes é absolutamente impossível, não vai haver qualidade. São heróis que estão trabalhando aí.”
Para a Cremerj, além da questão estrutural dos hospitais, a falta de concursos públicos é uma das principais causas deste cenário.