TJ PR promove processo seletivo para estágio em Direito

Oportunidade é para a Comarca de Terra Boa-PR

Autor:
Publicado em:04/02/2020 às 14:45
Atualizado em:04/02/2020 às 14:45

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ PR) abriu um novo processo seletivo para contratação de estagiário. A oferta é de uma vaga imediata mais formação de um cadastro de reservas para eventuais vagas.

A oportunidade é destinada para graduandos em Direito a partir do 1º período. Além disso, os interessados devem ter idade mínima de 16 anos e possuir matrícula ativa e frequência efetiva no curso.

A bolsa de estágio no TJ PR é de R$1.050,84 para uma jornada de 25 horas de trabalho semanais. O estagiário também tem direito a um auxílio-transporte no valor de R$8,50 por dia estagiado.

+ Por que estágio não é emprego? Entenda as diferenças entre as funções

O estagiário ficará alocado na Comarca de Toledo, localizada a 542 km de Curitiba. O período de estágio poderá chegar até 2 anos, com exceção de pessoas com deficiência que podem estagiar por mais tempo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas apenas pela internet, por meio do site do Tribunal. O período de inscrição abriu no último sábado, 1º, e vai até a próxima quarta-feira, 5.

(Foto: Divulgação)
TJ PR promove processo seletivo para estágio em Direito
(Foto: Divulgação)

Candidatos serão avaliados por provas discursivas

A avaliação para o processo de estágio do TJ PR será por meio provas discursivas em data, horário e local a serem divulgados. A prova será composta por 10 questões sobre os seguintes conteúdos:

  • Definições e acepções da palavra Direito;
  • Norma jurídica;
  • Fontes do Direito;
  • Interpretação do Direito;
  • Integração do Direito.

Os candidatos terão três horas para responderem a prova, sendo proibido qualquer tipo de consulta. A etapa será o único método de avaliação, portanto tem caráter classificatório e eliminatório.

Para ser aprovado, o candidato precisa obter aproveitamento de, no mínimo, 60% da prova. Em caso de empate o critério a ser usado será a idade, ou seja, será classificado quem for mais velho. 

+ Quais são as vantagens de ter um estágio? Descubra!

Na admissão, o novo estagiário deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de Registro Geral (RG);
  • Comprovante de situação cadastral no CPF, emitido em até 30 dias;
  • Título de eleitor, para os maiores de 19 anos de idade;
  • Certificado de alistamento, de reservista, de isenção ou de dispensa da corporação, para os maiores de 19 anos de idade, até o limite de 45 anos;
  • Certidão de casamento, com ou sem averbação, para os casados, separados, divorciados e viúvos.

A seleção terá validade de um ano, contados a partir da homologação do resultado final, não podendo ser prorrogado. Portanto, após o preenchimento das vagas imediatas, os aprovados em cadastro de reserva poderão ser convocados dentro desse período caso surjam novas vagas.