Como trabalhar na TOTVS, a maior empresa de software do país?

Ao POD+, Izabel Branco, VP de Relações Humanas da TOTVS, contou sobre os pilares que mantêm o crescimento da empresa e as oportunidades de carreira.

Autor:
Publicado em:27/10/2020 às 10:00
Atualizado em:27/10/2020 às 10:00

Se você tem interesse em atuar no setor de Tecnologia, já deve ter ouvido falar dessa empresa, considerada a maior de softwares no Brasil. E hoje, você vai descobrir como é trabalhar na TOTVS e o que precisa para fazer parte da companhia.

Sediada em São Paulo, a empresa está presente em mais de 40 países. A companhia é responsável por criar soluções tecnológicas que levem inovação para empresas de 12 segmentos: Agro, Construção, Distribuição, Educacional, Financial Services, Hospitalidade, Jurídico, Logística, Manufatura, Prestadores de Serviços, Saúde e Varejo. 

Nos últimos cinco anos, foram mais de R$1,7 bilhão investidos em pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, já são mais de 40 mil clientes - de micro a grandes empresas - que utilizam os sistemas da empresa.

Segundo Izabel Branco, VP de Relações Humanas da TOTVS, a companhia vive inovação na veia em todos os seus setores. Com mais de 30 anos de existência, seria ela a startup mais antiga do Brasil?

"A gente brinca que a TOTVS foi a primeira startup do Brasil, talvez sem ter esse nome, porque ela começou há mais de 30 anos com o nosso fundador, o Laércio Cosentino", conta Izabel.

Ouça o episódio do POD+ para saber como é trabalhar na TOTVS!

 

Consetino ainda era estagiário de uma empresa quando ouviu o magnata Bill Gates dizendo que, em breve, todas as casas teriam um computador. Na época, ele comentou isso com o seu gestor e viu nisso uma oportunidade de sucesso.

A ideia de criar um software empresarial foi aceita pelo seu gestor e, dessa forma, nascia a Microsiga. Passadas mais de três décadas e com mais de 40 aquisições, se tem a TOTVS, como se conhece, atualmente.

 

Segundo a VP de RH da TOTVS, Izabel Branco, a TOTVS tem em seu
DNA a junção de várias empresas de tecnologia (Foto: Divulgação)

 

Esse novo nome não é à toa, porque totvs - que se pronuncia tótus - vem do latim e significa tudo, todos ou totalidade. "Ela é a união de mais de 40 empresas que foram adquiridas ao longo do tempo", pontua Izabel.

A empresa tem em seu DNA a união de diferentes empresas com tecnologias diversas, "que acabou criando essa gigante da tecnologia que a gente é hoje, com todos esses públicos diferentes que são os nossos TOTVERS".

 

Como a TOTVS conseguiu se consolidar?

Toda e qualquer empresa vai passar por dificuldades, mas, segundo Izabel Branco, a forma que a TOTVS enfrenta os percalços é sempre baseada nos seus três pilares:

#1 Tecnologia e conhecimento são o nosso DNA

"A gente vive de tecnologia e conhecimento. Isso está na nossa Constituição, digamos assim", explica a VP. Isso quer dizer que a empresa busca sempre estar a frente do que vai acontecer, com novas tendências e trazendo o melhor para os seus clientes, o que entra no segundo pilar.

#2 O sucesso do cliente é o nosso sucesso

Além de tentar sempre se antecipar, a VP afirma que a empresa tem orgulho de ser brasileira. "Mesmo estando em 41 países, a TOTVS tem mais de 50% do mercado brasileiro" e, para isso, é preciso entender o empresário brasileiro e trazer para ele o que há de melhor.

A companhia também conhece bem o país e todas as suas peculiaridades, que vão desde o sistema tributário até a sua dimensão continental. "O Brasil não é para amadores", brinca.

#3 Valorizamos gente boa que é boa gente

O terceiro pilar diz respeito ao investimento em pessoas. "Quando a gente fala em TI, a gente não tem um produto, não tem um estoque, tudo que entrega para os clientes é por meio do conhecimento de pessoas", explica.

Ela complementa dizendo que a valorização das pessoas faz com que a TOTVS esteja a frente do mercado, além de ficar muito próxima do cliente. A empresa hoje tem capital aberto e desde o ano passado está no Ibovespa. O objetivo é continuar crescendo com base nesses três pilares.

 

A TOTVS é a maior empresa de software do País
(Foto: Divulgação)

 

Como a TOTVS lidou com a pandemia?

Izabel relata que a TOTVS se preparou muito para manter o negócio rodando, principalmente pela grande representatividade no mercado. "A gente não poderia parar porque os nossos clientes não poderiam parar".

Antes da pandemia, já existia um projeto na empresa para que 350 pessoas começassem a trabalhar em home office. No entanto, em março, houve a necessidade de colocar 7 mil colaboradores para produzir em casa.

"A gente conseguiu fazer isso sem cortar o nível do serviço para os nossos clientes", pontua. Além disso, por conta da variedade de segmentos que a empresa atende, a TOTVS não sentiu impacto financeiro tão grande durante a pandemia. 

A executiva explica que a transição para o trabalho remoto foi rápido e com pouco tempo de antecipação. Foram aproximadamente duas semanas de preparação, mas, durante esse tempo, a empresa conseguiu rodar alguns pilotos.

Algumas áreas tiveram liberdade para pensar como seria esse novo modelo de trabalho, especialmente as áreas de desenvolvimento. Quando entrou o sistema remoto, já existiam algumas dinâmicas combinadas e isso ajudou. 

Suporte para os colaboradores em home office

Para os trabalhadores, a TOTVS disponibilizou a infraestrutura para trabalhar de casa, como computador, VPN e cadeira, por exemplo. Nesse primeiro momento, o foco foi para questões mais práticas.

Consequentemente, durante o trabalho remoto, houve naturalmente uma aproximação das pessoas. "A gente fez várias rodadas de bate-papo e lives voltadas para como lidar com esse momento", relata. 

Newsletter Folha+

Temas como "home office com filhos" e "saúde emocional" foram debatidos. Além disso, houve o lançamento da Universidade TOTVS em rede, que era um projeto que já estava preparado para ser lançado antes da pandemia.

Essa ideia surgiu para resolver uma demanda de manter o público sempre atualizado. A maioria dos conteúdos é autoral, produzidos pelos TOTVERS e o primeiro curso foi sobre como ter produtividade no trabalho remoto.

Atualmente, já são mais de 2 mil conteúdos técnicos e há também cursos com profissionais convidados. Os materiais são produzidos em formato de vídeo e a plataforma funciona em esquema de gamificação.

Para manter a proximidade com liderança, também há palestras mensais abertas para perguntas. Além disso, houve a abertura de um espaço para troca de ideias, com objetivo de manter o contato entre os colaboradores e aprender com boas práticas.

"A gente foi deixando vivo esse contato humano de forma remota. Então, a gente criou toda essa linha de contato para a gente se manter próximo de uma forma mais calorosa."

Ouça também outros episódios do POD+

E depois da pandemia, como será?

A VP frisa que não dá para tomar nenhuma decisão precipitada, pois "estamos em um momento atípico". Ela compartilha que a empresa está vendo as possibilidades e estudando todos os modelos possíveis.

Particularmente, Izabel acredita em um modelo híbrido - com trabalho presencial mesclado com alguns dias de home office. No entanto, ainda é muito cedo para confirmar como vai ser.

Nesse momento, todas as áreas estão sendo ouvidas e esse modelo não necessariamente será único para toda a empresa, uma vez que algumas áreas têm realidades e necessidades diferentes.

Izabel reforça que a TOTVS não quis definir esse assunto de forma proposital. Ela brinca que não se pode tomar decisões às 2h da madrugada e que este período está sendo uma longa '2h da madrugada'.

 

Diversidade: o todo está na TOTVS

A TOTVS é a soma de muitas empresas, então, é natural que um líder de São Paulo tenha sua equipe diversa e espalhada pelo Brasil inteiro. "A diversidade aqui é a nossa forma de ser e o respeito à diversidade é super comum aqui dentro, porque nós somos diferentes e nos aceitamos dessa forma".

Ela afirma que é a partir dessa diversidade que vem a inovação e as soluções criativas da TOTVS. 

 

Como trabalhar na TOTVS

Por ser uma empresa que atende 12 segmentos diferentes, a TOTVS tem muita oportunidade de crescimento de carreira. Para se manter atualizado sobre as vagas, a dica é seguir o LinkedIn da companhia e acompanhar a páginas de carreiras.

Atualmente, são cerca de 260 vagas abertas para diversas áreas, como Comercial, Finanças, Projetos e RH, além de TI - área em que está concentrada o maior número de oportunidades. 

Por fim, para quem deseja crescer no mercado de trabalho, a executiva indica que você deve traçar um caminho e observar o que é necessário para chegar lá. Os conhecimentos que você precisa aprender, os sites que você deve seguir e as pessoas que você precisa conhecer.

Segundo ela, o segredo para se chegar onde quer é ter foco e planejamento. "Esse mundo é muito louco, a gente tem muito estímulo e a gente precisa aprender a focar para conseguir o que a gente precisa", finaliza. 

Não ouviu o episódio do POD+? É só clicar aqui e dar o play para descobrir mais como é trabalhar na TOTVS!

Carregando...