Trabalho informal tende a crescer com pandemia e digitalização

Pesquisa lista motivos e futuro para esses profissionais no mercado

Autor:
Publicado em:29/07/2020 às 08:00
Atualizado em:29/07/2020 às 08:00

À medida que o tempo passa, o índice de trabalho informal vem crescendo de maneira expressiva. Os motivos são diversos e o percentual aumentou ainda mais com a pandemia, desde o início de 2020.

Este cenário demonstra que, mesmo durante a crise, trabalhadores de diversos segmentos buscam se reinventar para conseguir arcar com suas responsabilidades financeiras. A era digital e o mercado globalizado também interferem diretamente neste crescimento.

Uma pesquisa realizada pelo Chazz, estúdio de design criativo da everis, do grupo NTT Data, indicou que os trabalhadores informais representam 41,4% da força de trabalho nacional em 2020.

+ Relatório do IR aponta carreiras com maior renda média mensal

Isso, segundo o IBGE, corresponde a 38,8 milhões de brasileiros. Para Raphael Bueno, sócio responsável pela área digital da everis Brasil, uma das formas de tornar esses talentos inseridos e se sentindo fortalecidos profissionalmente é proporcionando a sua inserção digital e bancária.

Para Luíza Futuro, Head de Ressearch do Chazz, o termo "informais" não é bem utilizado e pode ser considerado até mesmo pejorativo.

"O termo trabalhador informal é considerado depreciativo, porque a informalidade não é uma escolha, é a consequência do desemprego, de sucessivas crises econômicas, da falta de acesso à educação e acesso à internet. Se pudessem, eles gostariam de ser assalariados, mas consideram um privilégio ao qual não têm acesso - afinal só um em cada 10 empregos gerados em nossa economia tem registro em carteira"

 

(Foto: Pixabay)
Números de trabalhadores informais crescem em 2020; veja motivos!
(Foto: Pixabay)

O que tem impulsionado o crescimento do mercado informal?

A pesquisa revelou o que tem impulsionado esse crescimento de trabalhadores informais. Entre as principais vertentes, quais têm sido as principais tensões para o aumento dessa demanda, em meio a um cenário de calamidade e "sobrevivência"?.

Os 4 principais motivos foram:

  • Altos índices de desemprego;
  • Empreendedorismo estrutural;
  • Digitalização do mercado;
  • Inovação exigida pelo capitalismo e pouca literacia digital.

Sobre o desemprego, o estudo divulgado relata que ele subiu nos últimos meses para 11, 6 no trimestre encerrado em fevereiro. Isso atinge 12,3 milhões de pessoas em 2020. 

Com a pandemia do novo Coronavírus, a perspectiva é de ter um número dobrado. Já o empreendedorismo estrutural, ela indica que 52 milhões de brasileiros têm negócio próprio e 77% da população sonha em começar a empreender um dia.

"Além disso, 99% das empresas do País são pequenas e médias empresa, sendo responsáveis por 27% do PIB e pela geração de 54% dos empregos."

A digitalização do mercado é outro impacto significativo, já que na mesma medida em que 45 milhões de pessoas já usaram aplicativos para obter renda, apenas em cada cinco lares possuem acesso à internet, seja computador, celular, tablet ou televisão, até 2018.

+ Brasil perdeu 1,19 milhão de vagas de emprego no primeiro semestre

Qual o futuro do mercado junto a esses profissionais?

Com este crescimento e uma necessidade cada vez maior de adaptação, novas rotinas, necessidades e motivos de reinventar, o mercado cria perspectivas. O trabalhador informal e as empresas enxergam um cenário favorável daqui para frente?

A Chazz definiu alguns possíveis cenários futuros do financeiro com esses profissionais, visando potencial das instituições e o grau de digitalização social, que são:

  • Mundo novo;
  • Nova competição;
  • Mais do mesmo; e
  • Guerra de titãs.

Mundo novo -> ''os novos players aproveitam a alta digitalização da sociedade para desenvolver novos produtos digitais e mais simples."

Nova Competição -> ''com a baixa digitalização, os novos players entram para competir nos produtos e canais tradicionais, acirrando a guerra de preços entre competidores tradicionais e novos players.''

Mais do Mesmo -> ''com a baixa digitalização e pouca força dos novos players, os bancos tradicionais se fortalecem, levando a pouca inovação ou mudanças significativas.''

Guerra de Titãs -> ''com a alta digitalização e baixa força dos novos players, a inovação no setor financeiro é impulsionada pelos bancos tradicionais e os novos players se tornam seguidores.''

"Esses cenários nos mostram que esses profissionais representam um enorme potencial de expansão para os bancos, viabilizando a ampliação não só do número de clientes, mas a oferta de soluções inovadoras e diversificadas para atender aos variados perfis dos trabalhadores essenciais, gerando proximidade e fidelização", comenta Bueno

Notícias de empregos