Uberlândia-MG anuncia novo concurso para o Ipremu após 24 anos

A Prefeitura de Uberlândia anunciou os preparativos de novo concurso para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município

Autor:
Publicado em:21/11/2019 às 11:00
Atualizado em:21/11/2019 às 11:00

Após 24 anos, a Prefeitura de Uberlândia, em Minas Gerais, confirmou a abertura de novo concurso para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município (Ipremu). Os preparativos para o edital já estão em andamento.

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por exemplo, foi contratada como banca organizadora. A justificativa para o contrato foi publicada no Diário Oficial da cidade de 14 de novembro.

Com isso, a Fundep ficará responsável por receber as inscrições do concurso Ipremu e aplicar as etapas, como provas objetivas. A contratação da banca é a última etapa antes da publicação do edital.

Por isso, o documento com as regras da seleção pode sair nos próximos dias. O setor de licitações do município entrou em contato com outras bancas para cotação de preços. Foram elas: Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Cesgranrio.

Um dos motivos para escolha da Fundep foi a realização de concursos recentes, como por exemplo, para o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Corpo de Bombeiros e Ministério Público do Estado (MP-MG).

Uberlândia-MG prepara novo concurso para ingresso no Instituto de
Previdência do Município (Foto: Divulgação)

 

Por mais que os cargos e salários não tenham sido anunciados, a prefeitura já confirmou que a oferta do concurso será para efetivos em diferentes níveis de escolaridade. Isto é, os aprovados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.

Haverá ainda formação de cadastro de reserva. Os aprovados nessa condição poderão ser chamados no decorrer do prazo de validade do concurso. A depender da necessidade de reposição de servidores e do orçamento disponível.

+ Assine a Folha Dirigida e aumente suas chances de aprovação

Último concurso Ipremu-MG foi realizado em 1995  

A Prefeitura de Uberlândia, localizada a 537 km de Belo Horizonte, não realiza concursos para o Ipremu desde 1995. Dessa forma, não tem cadastro de aprovados válido para suprir o déficit de servidores por aposentadorias, mortes ou exonerações.

Diante dessa situação, o instituto reconhece que ”atualmente o número de servidores efetivos não atende à demanda de serviços do Ipremu, razão pela qual houve por bem o Ipremu se valer da contratação temporária de prestadores de serviços, mediante processo seletivo, para atender aos seus segurados, em caráter excepcional”.

Porém, para valer o princípio constitucional faz-se necessária a contratação de servidores públicos efetivos. Com o intuito de diminuir o déficit atual considerando o ingresso de novos contribuintes.

A justificativa para contratação da Fundep adianta que o concurso será composto por provas objetivas, redação e física. A expectativa é que a seleção atraia cerca de 5 mil candidatos.

+ Como estudar para concurso público sem edital?

Prefeitura de Uberlândia-MG realiza concurso com 1,7 mil vagas

Em julho deste ano, a Prefeitura de Uberlândia divulgou edital de concurso com 1.778 vagas efetivas, além de cadastro de reserva. Tais chances foram distribuídas por 89 carreiras em todos os níveis de escolaridade. Os vencimentos iniciais variam de R$1.345,10 a R$4.867,09.

O destaque é da área de Educação com 1.188 vagas. No caso de professor, as oportunidades são nas áreas de Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Português, Educação Infantil (1º ao 5º ano), Ensino Religioso, Inglês, Libras e Atendimento Educacional Especializado.

A seleção atraiu mais de 70 mil inscritos. A primeira etapa do concurso Uberlândia-MG será prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 15 de dezembro.

Os exames serão compostos por 30 questões para nível fundamental; 40 para os níveis médio e técnico; 45 para os de nível superior que não terão prova de redação; e 40 para os de nível superior que terão prova de redação.