UFES abre novas vagas para residência médica em 2021

A Universidade Federal do Espírito Santo publica edital com 10 vagas para os Programas de Residência Médica em 2021. Confira!

Autor:
Publicado em:17/02/2021 às 17:30
Atualizado em:17/02/2021 às 17:30

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) publicou nesta quarta-feira, 17, edital com 10 vagas remanescentes para os Programas de Residência Médica (PRMs). A oferta é válida para o ano de 2021.

A residência será realizada no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, nas seguintes especialidades:

► Cirurgia Geral (2 vagas): poderão se inscrever os profissionais que concluíram a Residência de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica.

► Infectologia (1 vaga): Poderão se inscrever profissionais graduados nos cursos de Medicina ou estudantes do último período de curso de Medicina de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, que concluirão sua graduação antes do início da Residência Médica (março de 2021).

► Reumatologia (1 vaga) e Medicina Intensiva (2 vagas): o candidato deverá ter cursado Residência Médica no pré-requisito requerido ou concluir seu pré-requisito antes do início da Residência Médica em PRM aprovado pela CNRM/MEC.

► Neonatologia (3 vagas) e Hepatologia (1 vaga): o candidato deverá ter cursado Residência Médica no pré-requisito requerido ou concluir seu pré-requisito antes do início da Residência Médica em PRM aprovado pela CNRM/MEC.

 

UFES abre novo programa de residência médica para 2021
UFES abre novo programa de residência médica para 2021
(Foto: Divulgação)

 

As inscrições ficarão abertas nos dias 3 e 4 de março, pelo site de Residência Médica da UFES. Primeiro, será necessário preencher o formulário com o número do documento de identidade, número do CPF, nome da mãe, nome e Estado da Instituição de Ensino onde o candidato graduou ou cursa o último período do curso médico.

Além do nome e Estado da Instituição onde o candidato completou a Residência Médica do PRM do pré-requisito, número de Inscrição no Conselho Regional de Medicina. O candidato também deverá indicar a Especialidade do PRM que deseja concorrer.

Em seguida, gerar o boleto e pagar a taxa de R$450. O pagamento poderá ser efetuado até 5 de março. Não haverá isenção total ou parcial do valor.

Leia também: 

Residência Médica UFES: candidatos passarão por três provas

O processo seletivo para residência médica na UFES será composto por: prova objetiva, prova prática e análise de currículo. A aplicação será no dia 8 de março, às 8h, no pavilhão de aulas teóricas do Centro de Ciências da Saúde Rosa Maria Paranhos, conhecido como Elefante Branco.

As provas práticas e análise de currículos serão realizadas na mesma data e no mesmo local dos exames objetivos, em horário contínuo à avaliação de múltipla escolha para todas as especialidades.

Para as vagas da Residência Médica de ingresso direto, as provas contemplarão as áreas básicas de conhecimento em Medicina (Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Social).

Já para os PRMs em especialidade que exigem pré-requisito e os PRMs para anos adicionais, as avaliações contemplarão, exclusivamente, o programa da(s) especialidade(s) pré-requisito(s).

Newsletter Folha+

Os candidatos que comprovarem o cumprimento de um ano do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) podem ter pontuação extra. Para isso, deverão informar no ato da inscrição que fazem jus a esse benefício, em campo próprio reservado para esta finalidade. 

No dia 8 de março, durante a realização das provas, os candidatos que requereram a pontuação extra pelo PROVAB, ou pela conclusão de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, deverão dirigir-se ao fiscal de sala e fazer a entrega do comprovante do comprovante.

Serão aceitos comprovantes do PROVAB, emitidos pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde (SGTES -MS) ou Certificado de Conclusão da Residência Médica em Família e Comunidade, ou declaração de conclusão emitida pela instituição onde o PRM foi cursado.

A matrícula dos aprovados está prevista para os dias 10 e 11 de março, das 8h às 14h.