Vagas de emprego crescem 1% em São Paulo. Veja oportunidades
A criação de vagas de emprego cresceu 1% no estado de São Paulo entre os meses de setembro e outubro.
Autor:
Publicado em:07/12/2020 às 17:30
Atualizado em:07/12/2020 às 17:30
A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), em São Paulo, divulgou atualização sobre o mercado paulistano. Segundo a pesquisa, entre setembro e outubro, o número de vagas de emprego formal cresceu 1% no estado.
Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 4. Durante os meses mencionados, foram registradas 513 mil admissões e 394 mil desligamentos. Os 119 mil postos de trabalho criados representam 30% do total gerado no país.
Mas a Fundação Seade informa que, apesar do saldo positivo, o estado perdeu 92 mil vagas de emprego com carteira assinada de janeiro a outubro. Ou seja, 53,8% do total de postos de trabalho pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil, que são 171 mil.
Os segmentos de serviços, comércio e indústria tiveram os maiores impactos: fecharam 87 mil, 91 mil e 3 mil vagas, respectivamente. A construção civil e a agropecuária tiveram um desempenho melhor, com resultado positivo de 63 mil e 26 mil postos.
Apesar do saldo positivo, SP perdeu 92 mil vagas com carteira assinada
(Foto: Reprodução)
Capital está entre as cidades com saldo negativo
Segundo a Agência Brasil, o relatório também faz observações por localidade. Os municípios paulistas que mais contribuíram para o índice positivo foram Bauru, São José do Rio Preto, Marília e Araçatuba.
A capital perdeu 55 mil vagas de trabalho formal. No mesmo grupo de municípios que puxam o índice para baixo, estão São José dos Campos, com menos 22 mil postos, e Santos, que perdeu 14 mil.
Ainda segundo a Seade, de abril a outubro, foram celebrados 6,1 milhões de acordos entre empregadores e funcionários, que abrangeram 3,2 milhões de trabalhadores, dos quais 27% eram celetistas.
Ao todo, 2,5 milhões dos acordos (41%) envolveram a suspensão do contrato de trabalho, autorizada pelo Governo Federal durante a pandemia de Covid-19, com a edição da Medida Provisória (MP) 936/20, que prevê a suspensão de contrato e redução de jornada e de salário.
São Paulo tem vagas de emprego abertas!
O crescimento dos empregos ainda é tímido e acompanhado de um saldo geral ainda não satisfatório. Mas, o Estado tem boas oportunidades abertas.
Segundo o Portal Trabalha Brasil, há milhares de vagas disponíveis. Em destaque, as cidades de Campinas, Indaiatuba, São José dos Campos, Guarulhos, entre outras.
No site do Trabalha Brasil, as vagas são publicadas todos os dias, os interessados podem enviar currículo por lá. Alguns dos empregos anunciados mais recentemente são:
técnico de redes
analista de qualidade
operador de caixa
mecânico automotivo
auxiliar de almoxarifado
consultor de RH e mais
Importante destacar que a plataforma divulga as vagas, mas a responsabilidade de atualizar o sistema é das empresas. Portanto, o interessado deve verificar a disponibilidade da vaga.