Equidade de gênero: XP Inc. triplica contratações femininas
Com o objetivo de investir em equidade de gênero, XP realiza diversas ações para ampliar número de contratações de profissionais mulheres.
Autor:
Publicado em:29/10/2020 às 13:00
Atualizado em:29/10/2020 às 13:00
A XP Inc. assumiu, em julho deste ano, um importante compromisso com uma das maiores lutas no mercado de trabalho: a equidade de gênero. O objetivo é ter nos quadros de colaboradores 50% de profissionais mulheres em todos os níveis até 2025 e a empresa já vem trabalhando nisso.
Só nos últimos três meses, 40% das novas vagas na XP. Inc foram preenchidas por mulheres. Em setembro, a contratação de profissionais mulheres triplicou em comparação com a média do primeiro semestre da empresa.
"Estamos muito confiantes no cumprimento dessa meta inicial para tornar a empresa mais diversa e temos feitos todos os esforços para quebrar paradigmas que dificultam a entrada das mulheres neste ambiente ainda majoritariamente masculino”, explicou Marta Pinheiro, diretora ESG da XP Inc.
A diretora ressaltou que as iniciativas da área de Gente & Gestão têm sido fundamentais para que a empresa possa se aproximar dessa meta. “Mas a transformação é de dentro para fora e todas as equipes estão muito engajadas em tornar a empresa mais acolhedora e inclusiva”, destacou Marta.
Só em setembro, contratação de profissionais femininas triplicou
(Foto: Divulgação)
XP Inc. criou um coletivo feminino para suas colaboradoras
Dentre as iniciativas adotadas para ampliar a entrada de mulheres no quadro de funcionários da empresa, foram feitas mudanças nos processos de atração de novos talentos, incluindo parcerias e o uso de uma comunicação mais inclusiva.
Além disso, na seleção, estão sendo realizados treinamentos internos para eliminar vieses inconscientes de recrutadores e lideranças. Internamente, as colaboradoras se encontram no MLHR3, coletivo feminino.
O espaço é dedicado ao debate de temas relativos à equidade e tem canal aberto com a equipe de Gente & Gestão da empresa, além do próprio CEO, Guilherme Benchimol.
As transformações têm impactado até no perfil dos seguidores que acompanham a XP nas redes sociais. Nos últimos três meses, o percentual de seguidoras cresceu 30%.
A expectativa é que sejam percebidos impactos, também, em todo o mercado, já que as mulheres, ainda que sejam maioria na população brasileira, representam apenas ¼ dos investidores na B3.
Empresa têm investimentos em qualificação profissional para mulheres
Pensou que as iniciativas para promoção da equidade de gênero da XP pararam por aqui? Pois saiba que a empresa também investe em qualificação profissional.
A XP firmou uma parceria com o Reprograma, iniciativa de formação de mulheres para trabalhar com programação. A companhia está patrocinando a formação de um grupo de 140 mulheres negras, trans e periféricas, cuja formação está prevista para o final deste ano.
Além disso, em setembro, a companhia passou a distribuir, nas plataformas da XP Investimentos e da Rico, o fundo Trend Lideranças Femininas, que replica a performance do ETF (Exchange Traded Fund) SHE, replicando a rentabilidade de empresas que tem mulheres em cargos de liderança.
Para o cálculo desse índice, a State Street Global Advisors, criadora do ETF, avalia as 1000 maiores empresas americanas quanto à proporção de mulheres no conselho administrativo e em cargos executivos (vice-presidente sênior ou superior) de diversos setores como tecnologia, saúde, indústria, mercado financeiro e energia.