Finalmente a 2ª fase do XXXI Exame de Ordem Unificado aconteceu! Depois de cinco adiamentos, os candidatos puderam realizar a prova prático-profissional na tarde deste domingo, 6.
Nas redes sociais, candidatos comentam sobre a avaliação. Após responder quatro questões discursivas com até 30 linhas e ainda fazer uma peça processual, não há quem não fique cansado, não é mesmo?

A peça profissional vale 5 pontos e cada uma das quatro questões discursivas vale até 1,25 ponto. Para ser aprovado, o candidato precisa obter média igual ou superior a 6 pontos.
Uma característica desta etapa é a possibilidade de consultar legislação, súmulas, enunciados, orientações jurisprudenciais e precedentes normativos sem qualquer anotação ou comentário, de acordo com as regras do edital.
+ Material de consulta OAB 2ª fase: veja o que é permitido!
Nesta etapa, os examinandos podem escolher entre sete áreas do Direito: Administrativo; Civil; Constitucional; do Trabalho; Empresarial; Penal; e Tributário. A dica é que essa escolha seja feita por afinidade e, quando a pessoa gosta da área, dá até vontade fazer uma peça processual.

Para quem quer atuar como advogado, somente a graduação em Direito não basta. A aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é requisito obrigatório para obter a carteirinha e poder exercer a advocacia.
Por isso, essa prova é tão importante para os graduandos da área jurídica. No último ano da faculdade, os futuros advogados já podem realizar o exame, mas antes de chegar lá já tem quem sofra só de imaginar.

O Exame de Ordem possui duas fases, cada uma com as suas próprias dificuldades. Na 1ª etapa, as 17 matérias distribuídas em 80 questões podem assustar, mas sabendo se organizar, você consegue estudar da maneira correta e de forma otimizada.
Veja também: Como montar um cronograma de estudos para OAB com Smart Planner?
Passada a avaliação objetiva, vem a famosa prova prático-profissional. As questões discursivas e a peça processual podem até parecer complicadas, mas não são impossíveis de se fazer.
O segredo é manter o foco nos estudos e não desanimar. Uma boa preparação vai te deixar mais perto do sonho de se tornar um advogado.

Os candidatos que fizeram a 2ª fase neste domingo, 6, tiveram que usar máscara durante toda a prova. A organizadora disponibilizou álcool em gel 70% nas entradas, salas de aplicação, corredores, sanitários e nas salas reservadas aos colaboradores.
Nas entradas dos locais de prova, foram utilizados termômetros para medição de temperatura. A OAB havia informado que iria disponibilizar uma sala extra para quem estivesse febril pudesse realizar a prova, no entanto, a medida foi retificada.
Portanto, os candidatos que chegaram com temperatura corporal superior a 37,8ºC não puderam realizar a avaliação. Durante a prova, os examinandos foram posicionados com distanciamento de 1 metro uns dos outros.
Os padrões de respostas (gabaritos) foram divulgados na própria noite de domingo. Confira os gabaritos por cada área!
Caso queiram, os candidatos poderão interpor recursos contra os gabaritos preliminares.