Adidas busca novo posicionamento com viés sustentável
Fabricante de artigos esportivos aposta em novo posicionamento de marca voltado para sustentabilidade. Entenda!
Autor:
Publicado em:12/11/2020 às 18:15
Atualizado em:12/11/2020 às 18:15
A Adidas, fabricante alemã de artigos esportivos, busca estabelecer um novo posicionamento para marca. A ideia é acompanhar a tendência do mundo da moda de adotar uma postura mais sustentável.
Por exemplo, com a substituição de matérias-primas, redução da pegada de carbono. Há ainda um discurso da marca voltado para inclusão. No mês de maio, a Adidas se uniu à Nike (uma de suas maiores rivais) em apoio ao movimento ‘Vidas Negras Importam’, nos Estados Unidos.
Outra parceria firmada pela Adidas foi com a Allbirds, startup que desenvolve materiais para sapatos e tênis, com uso de reciclagem e matérias-primas naturas. Como a lã para desenvolver um tênis carbono zero.
De acordo com o informado pela Adidas, a indústria de tênis emite cerca de 700 milhões de toneladas de carbono por ano. O que indica que cada par de tênis gera mais de 10 kg de carbono.
Adidas busca produção de produtos de baixo carbono (Foto: Procon RJ)
A pandemia do Coronavírus trouxe fortes impactos aos resultados da Adidas. O setor de moeda, vestuário e calçados foi um dos mais afetados pelos lockdowns.
Nos primeiros três meses de 2020, em função do fechamento das lojas físicas, os resultados caíram 96%. Entretanto, a expectativa agora é para uma melhora. A aposta da Adidas é o novo posicionamento de marca, com viés mais sustentável.
No setor de fabricantes de calçados, há uma corrida para o lançamento de produtos com menor impacto ao meio ambiente.
De acordo com a Revista Exame, a suíça On, que produz sapatos de corrida de alta performance, lançou um tênis por assinatura.
Nomeado como ‘Cyclon’, o tênis não pode ser comprado, apenas ‘alugado’ por R$164. No final de sua vida útil, prevista em 400 km de corridas, o inquilino comunica a locadora, que providencia um novo modelo sem custo de postagem.
O posicionamento de marcas virou um diferencial atualmente. É difícil encontrar uma empresa que não se posicione em prol da diversidade, sustentabilidade, questões de gênero e corpo.
Porém, é preciso ter atenção para não se aproveitar do momento e investir em um posicionamento sustentável, enquanto por trás, a empresa faz ações prejudiciais ao meio ambiente.
Com os consumidores cada vez mais ativos nas redes sociais é recomendado ter cuidado e ser assertivo com os posicionamentos de marca. Caso contrário, os clientes podem se voltar contra a empresa dentro da política de ‘cancelamento’.
Por isso, todo cuidado é pouco. É preciso ter consistência e executar ações de acordo com o posicionamento defendido pela empresa.