App estimula aprendizado de Inglês e possibilita viagem a Nova York
Confira vagas de emprego abertas que exigem o idioma
Autor:
Publicado em:15/07/2020 às 15:30
Atualizado em:15/07/2020 às 15:30
O conhecimento em Inglês é cada vez mais fundamental para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Porém, é estimado que apenas 5% dos brasileiros sejam fluentes na língua.
Para mudar esse cenário e tornar o aprendizado mais democrático, está disponível o app FluencyRun, de forma gratuita para Android e iOS. Ele foi idealizado pelo professor Felipe André, do curso "Jornada do Inglês".
O aplicativo tem foco em "listening" (escuta) e estímulos constantes para que os alunos alcancem a fluência no idioma no seu próprio tempo. E o melhor, quem mais se destacar, pode ganhar uma viagem para Nova York, nos Estados Unidos.
Aplicativo oferece estudo de Inglês e até uma viagem para Nova York
(Foto: Pixabay)
O diferencial do FluencyRun é a aplicação de elementos da linguagem dos videogames no conteúdo e no modo de interagir com o estudante. A ideia é ativar ‘gatilhos’ que despertem a vontade de alcançar a desejada fluência em Inglês.
"Muitas pessoas se queixam que os cursos tradicionais dão muito pouco ou nenhum feedback. A finalidade do nosso app é justamente outra: o aluno será constantemente lembrado da meta que estabeleceu, do caminho já percorrido e do quanto ainda falta para chegar ao seu objetivo. Ou seja: é um aplicativo que valoriza o poder do estímulo", explica Felipe André, professor do concurso.
A cada atividade concluída, o aluno acumula pontos e ganha posições em um ranking com todos os que fizerem o download do aplicativo. A cada semestre, os três alunos com melhor pontuação ganharão uma viagem a Nova York, para uma imersão completa em Inglês durante uma semana.
Método de ensino do Inglês é adaptável para cada aluno
No aplicativo FluencyRun, o próprio aluno define seus objetivos, como: "por que eu quero ser fluente em Inglês?"; "em quanto tempo quero atingir essa fluência?".
Com base nessas condições, a plataforma fará o acompanhamento frequente do estudante, incluindo alertas caso o aluno deixe de acessar a plataforma. “Você desistiu do seu sonho?" é um exemplo de pergunta que poderá ser feita pelo app, para lembrar da importância de retomar a sua jornada.
O professor Felipe André explica que essas características - definição de meta, feedback constante, incentivos à não desistência – trazem elementos da linguagem gamer.
Segundo o professor, "esses são alguns exemplos de ativações que atuam na área do cérebro conhecida como 'sistema límbico', responsável pelo estímulo. Então, ao desenvolvermos um app cuja interação combina esses elementos, temos a expectativa de que o aluno se sinta mais motivado a permanecer empenhado na sua meta de atingir a fluência em Inglês".
O conteúdo do aplicativo é baseado, principalmente, em áudios reais de Inglês: filmes, seriados, palestras, entre outros temas. A partir desses áudios, o aluno fará as atividades relacionadas, tais como: conectar sinônimos, ligar palavras à sua respectiva imagem.
Além de atividades de falso ou verdadeiro, reordenar e rearranjar frases, exercícios de múltipla escolha e até mesmo responder perguntas. Tudo de forma prática e intuitiva.
Vagas de emprego abertas exigem conhecimento de Inglês
O domínio de outros idiomas é um item necessário para um bom currículo. Saber falar Inglês, por exemplo, já não é mais um diferencial.
Hoje, aprender essa língua, considerada universal, pode ser fundamental para garantir uma vaga de emprego. Em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, há oportunidade para analista de service Desk. O cargo exige Inglês e Espanhol avançados.
Essa vaga é oferecida pela empresa Chefs e Hoteleiros sem fronteiras. Os cozinheiros ou estudantes de Gastronomia devem ter Inglês intermediário, uma vez que atuarão nos EUA durante 12 meses. Confira outras oportunidades no buscador da Folha Dirigida, em parceria com o Infojobs.