Concurso PF Policial: candidatos falam sobre o nível da prova

Candidatos do concurso PF comentam sobre o grau de dificuldade das provas aplicadas no domingo, 27 de julho. Veja os relatos!

Autor:Mateus Carvalho
Publicado em:29/07/2025 às 18:29
Atualizado em:29/07/2025 às 18:29

Após a aplicação das provas do concurso PF da área Policial, no último domingo, 27 de julho, os candidatos compartilharam suas experiências e destacaram o nível de dificuldade elevado, além da complexidade das questões.


A avaliação, aplicada em todas as capitais, trouxe surpresas, especialmente para os que disputaram as vagas de agente, escrivão, papiloscopista, perito e delegado.


As impressões foram compartilhadas com a equipe de Jornalismo do Qconcursos Folha Dirigida, que ouviu diversos participantes logo após a aplicação.


Entre as respostas, predominam relatos sobre o nível elevado de dificuldade, especialmente nas disciplinas de Informática, Contabilidade e Estatística.


As redações também chamaram atenção por exigirem conhecimento técnico e reflexão crítica sobre temas contemporâneos, como crimes cibernéticos e uso de dados nas investigações.


Prova do concurso PF teve nível de dificuldade alto

Boa parte dos candidatos classificou as provas como "muito difíceis".


Um dos relatos mais recorrentes menciona a complexidade das questões de Informática, com conteúdos que, segundo os candidatos, "ultrapassaram o que costuma ser cobrado" para o cargo de agente da Polícia Federal.

“Questões muito difíceis! Contabilidade complexa! Em relação ao tema, a banca foi cirúrgica no que realmente precisa. Parabéns!” — comentou um candidato ao cargo de agente.

Outro relato cita que a prova foi desafiadora desde o início:

“Começou difícil e terminou extremamente difícil!”.

Para o cargo de escrivão, a ausência de divisão clara nos blocos de disciplinas também foi apontada como fator de dificuldade. Segundo um dos inscritos, “direito ganhou muito peso em detrimento de Português e Exatas”.


Para outro candidato, o maior desafio foi a desproporção entre o conteúdo estudado e o cobrado:

“Informática super desproporcional aos conteúdos tanto por plataforma privada quanto pelos conteúdos exibidos gratuitamente por diversos professores.”

+ Concurso PF tem seis questões passíveis de recurso; como recorrer


Provas do concurso PF foram aplicadas em dois turnos e candidatos comentam a dificuldade

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


Aplicação das provas foi tranquila para a maioria

Apesar da dificuldade da prova, a logística da aplicação foi considerada satisfatória pela maioria dos participantes.


Em quase todas as respostas, os candidatos afirmam que a aplicação ocorreu “sem intercorrências”.


Alguns, no entanto, relataram problemas pontuais, como queda de energia ou confusão na identificação do local correto de prova, como registrado por um candidato em Salvador.


Também houve relato de briga no estacionamento de um local de aplicação, mas sem interferência direta na aplicação da prova.


Temas da redação abordaram tecnologia e segurança

Outro destaque da aplicação foi o tema das redações, que variaram de acordo com o cargo, mas seguiram uma linha comum de Atualidade e Segurança Pública.


No caso de agente da Polícia Federal, muitos candidatos relataram textos dissertativos sobre:

  • “A investigação policial na era dos dados e da diluição de fronteiras”
  • “Importância do Big Data e mineração de dados no combate aos crimes cibernéticos”
  • “Crimes cibernéticos transfronteriços e papel constitucional da PF”
  • “Uso da Dark Web em redes de pedofilia”
  • “A importância da competência de leitura para o exercício da cidadania na era digital”

Já para escrivão, os temas mais citados foram ligados à redação oficial, linguagem nos atos administrativos e os direitos fundamentais do acusado.


No cargo de delegado, os temas incluíram prisão em flagrante, enquanto os peritos relataram provas discursivas sobre cadeia de custódia, balística forense, e análise contábil.


Um dos candidatos resumiu a complexidade dos temas com bom humor:

“Deus no céu e o Cebraspe na Terra...”.

Gabaritos do concurso PF já estão disponíveis

Os candidatos que realizaram as provas do concurso da Polícia Federal já podem consultar os gabaritos preliminares. A consulta foi disponibilizada pela banca na manhã desta terça-feira, 29.


Quem desejar entrar com pedido de recurso deverá realizar as contestações entre às 10h do dia 30 e às 18h do dia 31 de julho, exclusivamente pelo portal do Cebraspe.


Se alguma questão seja anulada, a pontuação correspondente será automaticamente atribuída a todos os candidatos, inclusive àqueles que não tenham apresentado recurso.


Os resultados finais das provas objetivas e provisórios das discursivas estão previstos para o dia 20 de agosto. 


Para auxiliar os candidatos nesse momento decisivo, o Qconcursos realizará uma live especial de recursos, às 20h, com a análise de seis questões específicas que podem impactar diretamente os resultados.


Cebraspe divulga média de faltosos no concurso PF

percentual de faltosos no concurso PF da área Policial também foi divulgado pelo Cebraspe, banca organizadora.


A abstenção registrada foi de:

  • 30,16% no período da manhã; e
  • 31,59% no período da tarde.

Segundo o Cebraspe, as provas da Polícia Federal ocorreram normalmente e sem intercorrências.

"O concurso público da Polícia Federal ocorreu com sucesso nas 27 capitais brasileiras neste domingo, 27, em mais de 250 coordenações com locais de prova", disse a banca.

Como as provas da manhã foram exclusivas para o cargo de delegado, considera-se que a carreira apresentou um alto índice de abstenção.


Dos 20.533 inscritos para delegado, cerca de 6.192 não compareceram à prova objetiva, o que representa uma ausência de, aproximadamente, 30% dos candidatos.


Para os demais cargos – agente, escrivão, papiloscopista e perito criminal –, não é possível calcular individualmente o percentual de faltosos, já que as provas foram aplicadas em conjunto no período da tarde.


No entanto, se considerarmos apenas o total para os quatro cargos listados, teremos 198.288 convocados no turno da tarde e uma abstenção de, aproximadamente, 62 mil candidatos (31,59%).


Agora, considerando todos os convocados para o turno da tarde, ou seja, os 218.821 inscritos do concurso, a abstenção terá sido de, aproximadamente, 69 mil candidatos.


Clique para entrar agora

Carregando...