ArcelorMittal: local de trabalho mais justo, diverso e inclusivo

ArcelorMittal adere à Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis) e promete local de trabalho mais justo, diverso e inclusivo.

Autor:
Publicado em:28/09/2020 às 12:30
Atualizado em:28/09/2020 às 12:30

A ArcelorMittal Brasil assinou no último dia 23 a sua adesão à Rede Empresarial de Inclusão Social (Reis). A iniciativa visa criar um ambiente de trabalho mais inclusivo para Pessoas com Deficiência (PcDs) na produtora de aço.

Com a associação à rede, a empresa afirma que reforça seu compromisso com o respeito e a valorização das pessoas, em suas individualidades, e a busca por um local de trabalho cada vez mais justo, diverso e inclusivo.

"Estamos dando mais um passo importante para a consolidação do nosso Programa de Diversidade & Inclusão. Queremos que as pessoas com deficiência ocupem ainda mais espaço na organização, sejam valorizadas e tenham oportunidade para se desenvolver e crescer", afirmou o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho.

Segundo a empresa, a parceria com a Reis permitirá uma série de benefícios, dentre eles, a adesão ao Pacto pela Inclusão - documento endossado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) com cinco compromissos, sendo eles:

  • comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
  • desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização;
  • promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência;
  • comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência; e
  • incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos, serviços e atendimento a clientes.

 

ArcelorMittal promete maior inclusão para pessoas com deficiência (Foto: Site ArcelorMittal)
ArcelorMittal promete local de trabalho mais justo, diverso
e inclusivo (Foto: Site ArcelorMittal)

 

"É um momento para a empresa se orgulhar e, ao mesmo tempo, trabalhar com mais afinco para que a pessoa com deficiência seja acolhida, desenvolva a sua carreira em um ambiente inclusivo e plural e demonstre toda a sua capacidade. Estamos confiantes que iremos alcançar esses objetivos", apontou o CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam e Mineração Brasil, Jefferson De Paula.

O que + você precisa saber sobre inclusão no mercado de trabalho:

Saiba + sobre o Programa de Diversidade e Inclusão

A adesão à Rede Empresarial de Inclusão Social faz parte das iniciativas do programa de Diversidade e Inclusão (D&I) da empresa, que tem foco em quatro dimensões da diversidade:

  • pessoa com deficiência;
  • equidade de gênero;
  • diversidade racial; e
  • LGTI+.

Segundo a companhia, mais de 1,3 mil empregados atuam como voluntários e aliados no Programa de D&I.

Desse total, cerca de 400 integram o grupo de afinidade de PcDs e direcionam sugestões de ações, melhorias e projetos pautados nos pilares estratégicos de acesso universal e representação externa com stakeholders.

Para a líder do Grupo de Afinidade de Pessoa Com Deficiência, Mariana Santos, a iniciativa representa um marco na história da organização e é motivo de celebração:

"O programa de D&I tem despertado muito entusiasmo entre os empregados. Estamos trabalhando o empoderamento das pessoas com deficiência para que elas acreditem em si mesmas. Buscamos melhorar questões de acessibilidade e queremos fazer com que a empresa seja mais inclusiva para todos e todas", disse.

Cursos e eventos capacitação

Entre as ações propostas pelo grupo estão a ampliação da acessibilidade tecnológica e física para as pessoas com deficiência e iniciativas de mentoria e capacitação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados.

Outra medida que visa a maior acessibilidade e que já foi implementada, segundo a empresa, é a inclusão de libras e legendas em vídeos, campanhas e eventos corporativos.

Para quem deseja fazer parte do time da ArcelorMittal Brasil, a empresa mantém o cadastro de currículos durante todo o ano. Para se cadastrar, é preciso acessar o site e se candidatar através do portal Vagas.com.