Câmara aprova PL que permite concurso Semec Teresina PI

Câmara de Teresina aprova dois Projetos de Lei (PLs) que favorecem a realização do concurso Semec Teresina PI ainda este ano, com até mil vagas.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:22/08/2023 às 12:02
Atualizado em:22/08/2023 às 12:02

A Câmara de Teresina, no Piauí, aprovou nesta terça-feira, 22, dois Projetos de Lei (PLs) que favorecem a realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Educação (Semec).


O primeiro projeto aprovado diz respeito à criação de cargos e vagas para o provimento efetivo que abrange o plano de cargos e salários do magistério. Já o segundo PL trata do quadro permanente de técnico-administrativo de níveis médio e superior da Semec Teresina.


Segundo o vereador Antônio José Lira (Republicanos), líder do governo municipal na Câmara, os projetos vão permitir a realização do concurso Semec Teresina PI e trazer economia para a Administração Municipal.

“O concurso público é para podermos fazer um chamamento já para o próximo ano letivo, trazendo inclusive uma economia de quase R$9 milhões. Cerca de mil pessoas serão contratadas, entre magistério e outras categorias igualmente necessárias na Educação, como engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos”, declarou o líder na Casa.

O vereador destacou ainda que o concurso está confirmado para este ano.


Segundo o município, a Secretaria de Educação contará com oportunidades para professor do primeiro ciclo, professor do segundo ciclo, pedagogo e psicopedagogo, com carga horária de 20h ou 40h, a depender da função exercida.


A Prefeitura de Teresina também prevê concurso para arquiteto, engenheiro, engenheiro agrimensor, estatístico e auxiliares operacionais.


Em entrevista ao Notícia da Manhã, em julho deste ano, o secretário de Educação, Nouga Cardoso, falou sobre a criação das carreiras e o processo para a abertura do concurso.


Com a aprovação do PL, que cria novos cargos, a Secretaria Municipal de Educação de Teresina contará com um quadro de 4.744 vagas para servidores efetivos.


Dessa forma, a perspectiva é que o próximo concurso oferte entre 800 e mil vagas, para preenchimento desse novo quadro de efetivos.

"A partir desse acréscimo, totalizarão mais de quatro mil vagas no quadro de efetivos. Obviamente que parte dessas vagas já estão ocupadas por servidores efetivos e outras estão ociosas. Essas vagas serão preenchidas no próximo concurso, mas também ainda haverá reservas de vagas para serem ocupadas no futuro, quando a rede necessitar do processo de expansão", explicou o secretário de Educação.

Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!

Concurso Semec Teresina é aprovado na Casa Legislativa

(Foto: PMT)


Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas no Nordeste.

Veja como foi o último concurso Semec Teresina

O último concurso Semec Teresina foi realizado em 2019 e teve sua homologação publicada em 2020.


Na ocasião, foram oferecidas 140 vagas para professores da Educação Infantil e anos iniciais do nível fundamental, do 1º ao 5º e do 6º ao 9º ano, em diversas áreas.


Do total de vagas, 30 foram destinadas a professores do 1º Ciclo (do 1º ao 5º ano). Para concorrer, era preciso ter licenciatura em Pedagogia ou nível médio na modalidade Normal.


Mais 60 oportunidades foram destinadas à carreira de professor de 2º Ciclo (do 6º ao 9º ano), com licenciatura na área, sendo elas: Língua Portuguesa (30 vagas) e Matemática (30). 


As outras 50 vagas foram para professores das seguintes especialidades: Artes (dez); Ciências (dez); Ensino Religioso (dez); Geografia (dez); e História (dez).

Seleção foi suspensa duas vezes

A última seleção chegou a ser suspensa duas vezes. Primeiro, pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), e, depois, por conta da pandemia de Covid-19.


O concurso foi retomado em junho de 2020 e teve seus resultados publicados em agosto. 


Na época, os candidatos foram avaliados em duas etapas: provas objetivas e didáticas. A primeira contou com 50 questões específicas. 


Para o professor do 1º ciclo, no entanto, o exame cobrou 25 itens de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Os demais concorrestes responderam a questões da área/disciplina da vaga escolhida.


Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!